O momento exato em que Robert Plant soube que o Led Zeppelin seria um fenômeno
Por Gustavo Maiato
Postado em 02 de setembro de 2023
Diferentemente da maioria de seus colegas mais influentes, a formação do Led Zeppelin permaneceu a mesma desde sua criação em 1968 até o fim em 1980, uma decisão tomada após a morte de John Bonham.
O vocalista Robert Plant trouxe uma essência para a música do grupo, com seus vocais perfeitos para os momentos mais ardentes do guitarrista principal Jimmy Page. Por outro lado, sua influência de influência folk era ideal para os toques mais contidos do grupo.
Além disso, o baixista John Paul Jones era um mestre clássico. Ele proporcionava performances incisivas em seu baixo de quatro cordas, além de dar ao quarteto uma vantagem extra devido à sua habilidade como multi-instrumentista experiente.
Completando o pacote estava John Bonham. O quarto membro do grupo estava no topo de sua área. Na verdade, o baterista inspirou todos, desde Neil Peart até Dave Grohl, fundindo sensibilidades de jazz e habilidades técnicas com um trovão natural que apenas os melhores bateristas de rock possuem.
Como é um habilidoso orador, Robert Plant foi convidado a refletir sobre seu tempo com o Led Zeppelin ao longo dos anos e forneceu muitos relatos fascinantes. Quando falou com a Rolling Stone em 2022 (via Far Out Magazine), ele recordou uma anedota particularmente cativante do momento em que percebeu que o Led Zeppelin seria um sucesso. Não surpreendentemente, dada a excelência individual de cada membro, isso aconteceu cedo.
Plant disse: "Foi quando fui para o primeiro ensaio com o Yardbirds, eu tinha 19 anos, prestes a completar 20. Eu sugeri a Jimmy Page que o baterista que ele havia contratado estava longe de ter a dinâmica de... John Bonham era algo completamente diferente. E, uma vez que a esposa de John finalmente lhe deu permissão para comparecer a um ensaio - porque Pat sempre dizia: 'Fique longe de Plant. Porque você vai acabar falido e em apuros'".
Ele concluiu: "Então, quando os dois de nós dirigimos até Londres na van da mãe de John, que pegamos emprestada, naquela sala, naquela tarde, quando começamos a tocar um monte de músicas que ninguém realmente conhecia, 'Train Kept a-Rollin'... eu sabia que estava em uma sala cheia de gigantes, de verdade. E foi isso. Até 1973, o que aconteceu naquela única sala se transformou em algumas das aventuras mais audaciosas do rock não convencional que você poderia desejar encontrar. Foi apenas a soma das partes. Esses caras eram incrivelmente bons. E foi como se todos tivessem estado apenas esperando uns pelos outros com o que aconteceu antes disso. Foi como, bang!"
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps