Música de Ivan 2X homenageia Faustão e clama pela doação de órgãos
Por Ana Carolina Silva
Postado em 02 de setembro de 2023
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
O cantor e compositor IVAN 2X, que é jornalista de formação, falou para um grupo de repórteres sobre a música que ele acaba de lançar, com o título "Para Turbinar o Coração do Faustão e Outros em Recuperação", para engrossar fileiras pela causa da conscientização pela doação de órgãos. "É oportuno o momento para fortalecer esse tipo de campanha, aproveitando a ampla repercussão sobre o assunto ao envolver uma pessoa pública famosa como é o caso do Faustão que foi submetido a um transplante de coração", lembrou.
O procedimento, que foi necessário em decorrência do agravamento do quadro de insuficiência cardíaca, está tendo ampla repercussão na mídia, "e isso pode ser benéfico para fortalecer as campanhas já existentes", enfatiza Ivan 2X.
Ele lembrou que setembro, mês de conscientização sobre a importância da doação de órgãos, "nos faz refletir que infelizmente, existem ainda mais de 50.000 pessoas aguardando um transplante de órgão (coração, rim, córnea, medula óssea e etc.) em nosso país. Apesar de sermos um destaque no contexto mundial de transplantes, ainda possuímos uma fila imensa de pacientes aguardando a doação de órgãos".
Ele lembrou que o Brasil possui a maior política pública do mundo na área de transplante de órgãos. "Cerca de 95% dos transplantes são realizados por meio do SUS – Sistema Único de Saúde. Somos o segundo maior país transplantador do mundo, ficando apenas atrás dos Estados Unidos. Apesar disso, milhares de pessoas aguardam na fila de espera todos os anos". Lembrou, também, que conforme dados oficiais, a maior fila é por transplante renal, seguida por córnea, fígado, pâncreas/rim (duplo), coração, pulmão, pâncreas, multi-visceral e intestino.
"No Brasil, todo o processo de doação de órgãos é regulamentado por leis e controlado pelo Sistema Nacional de Transplantes, o que garante segurança aos envolvidos e credibilidade ao processo", disse.
"Infelizmente, muitas pessoas deixam de doar órgãos por insegurança sobre a definição de coma e morte encefálica e muitas famílias não permitem a doação por mitos religiosos, lembrando que nenhuma religião no Brasil proíbe ou não recomenda a doação".
LEGISLAÇÃO
O Código Civil publicado em 2002, em seu artigo 14, determina que é válida, com objetivo científico ou altruístico, a disposição gratuita do próprio corpo, no todo ou em parte para depois da morte, ou seja, prevê que a pessoa possa, por objetivo altruísta, doar seu corpo todo ou em partes. No entanto a Lei 9.434 de 1997 sinaliza a obrigatoriedade de consentimento familiar expresso para retirada de órgãos e tecidos.
Com isto, há a necessidade que o doador afirme sempre a sua família sobre sua intenção, deixando claro as diretivas antecipadas de sua vontade. Seguramente, isto aumentará o número de possíveis doadores.
Para a doação se efetivar, além da autorização da família, é necessária a comprovação da morte cerebral do doador para retirada dos órgãos sólidos como coração, fígado, rins e outros. Esta avaliação é muito criteriosa e há a necessidade do diagnóstico clínico por dois médicos e a realização de exames complementares que comprovem a morte cerebral (ultrassonografia transcraniana ou angiografia cerebral).
Há a possibilidade de se realizar doação em vida de alguns órgãos como rim, parte do fígado, parte do pulmão e medula óssea, desde que o doador tenha até quarto grau de parentesco com o receptor ou possua uma autorização judicial, caso não haja parentesco.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Brian May escolhe os 5 maiores bateristas e inclui um nome que poucos lembram
Atualização: 32 dos 34 citados em "Nome aos Bois", do Titãs, morreram
Disco do Pink Floyd atinge o topo das paradas do Reino Unido 50 anos após lançamento
Com shows marcados no Brasil em 2026, Nazareth anuncia novo vocalista
Boris - casa lotada e público dos mais diversos para ver única apresentação no Brasil
A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
A farsa da falta de público: por que a indústria musical insiste em abandonar o Nordeste
Cinco músicos brasileiros que integram bandas gringas
Saída do Scorpions marcou queda irreversível de James Kottak: "Bebia o tempo todo. Dia e noite"
Anthrax grava clipe do primeiro single do novo álbum: "Um grande dia para todos nós"
A banda que John Paul Jones considerava num patamar acima do Led Zeppelin
Aquiles Priester celebra título da Copa do Brasil conquistado pelo Corinthians
O megavocalista que Axl Rose teve como seu maior professor; "eu não sei onde eu estaria"
O disco que o incansável Max Cavalera mais se divertiu gravando
O vocalista que irritou James Hetfield por cantar bem demais; "ele continua me desafiando"

Dimebag Darrell: namorada fala sobre a vida e a morte do músico
A resposta de Lobão após João Gordo o questionar sobre apoio a Jair Bolsonaro
Regis Tadeu: a tsunami de lixo musical da atual música brasileira
Krist Novoselic, baixista do Nirvana, comenta o suicídio de Cobain
A banda que tentou escrever a música mais estúpida e acabou criando hit dos anos 2000
Milho Wonka: quem são os Posers do Rock hoje em dia?


