YouTube prepara inteligência artificial que permite usar vozes de músicos famosos
Por Gustavo Maiato
Postado em 25 de outubro de 2023
Se você já imaginou um de seus músicos favoritos participando do seu conteúdo de vídeo, ficará feliz em saber que o YouTube está trabalhando para tornar esses pensamentos realidade. Conforme publicado pela Billboard (via Ultimate Guitar), o YouTube está atualmente desenvolvendo uma ferramenta de inteligência artificial que permitirá que você use as vozes de um grupo seleto de músicos populares ao criar seus vídeos.

Planos foram estabelecidos para a estreia da ferramenta no evento de setembro "Made On YouTube". No entanto, regulamentações legais e problemas com acordos de licenciamento com grandes gravadoras como Sony Music Entertainment, Warner Music Group e Universal Music Group tornaram impossível essa aparição, adiando-a para uma data atualmente desconhecida.
Outro aspecto-chave que complica ainda mais a questão é a participação dos músicos. De acordo com executivos do YouTube, tem sido "desafiador" encontrar um grupo grande o suficiente de músicos renomados que estejam dispostos a permitir a inclusão de suas vozes na nova ferramenta. A hesitação compreensível vem do fato de que muitos criadores podem usar a ferramenta para "forçar" os artistas a cantar ou dizer palavras e frases que eles possam considerar desagradáveis.
De acordo com fontes da Billboard, a questão central não é a ferramenta em si, mas o "quadro" que ela estabelece para futuras criações e inclusões de IA, com questões importantes sobre monetização, treinamento de IA e a opção dos artistas de participar ou se retirar da ferramenta.
As questões mais intrigantes são as de monetização e publicação, uma vez que atualmente não está claro qual modelo será usado para pagar o artista participante - fundos por permitir que sua música seja usada pela ferramenta de IA ou fundos pelo que é criado com o uso de sua música.
Rockstars e inteligência artificial
Em julho, um comercial de carros que usou Inteligência Artificial para recriar a voz de Elis Regina e a fez cantar ao lado de sua filha Maria Rita provocou uma considerável polêmica. Enquanto alguns enxergam esse avanço tecnológico com fascínio, outros debatem intensamente a questão ética que envolve o uso da imagem de Elis, visto que ela não está mais presente para consentir com o uso de sua imagem.
Durante uma entrevista ao programa Inteligência Ltda, que contou com a participação de Regis Tadeu e Nasi, do Ira!, o apresentador fez a seguinte pergunta ao cantor Nasi: "Se daqui a 60 anos alguém pegar a imagem de Nasi e o colocar para cantar uma nova versão de 'Envelheço na Cidade', como você se sentiria a respeito?"
Nesse momento, Regis Tadeu lembrou que muitos artistas estão incluindo cláusulas em seus testamentos para proibir a utilização de suas imagens após a morte, uma vez que, após esse ponto, eles não têm mais controle sobre o que é feito com suas imagens. Ele acrescentou: "Graças a Deus, não tenho esse problema, pois comecei minha carreira como uma figura imortal, então sempre poderei dar autorização, certo? Ou talvez não."
Para Nasi, a questão não seria um problema, desde que houvesse autorização adequada por parte de seus familiares. Ele comentou: "Eu tenho duas filhas e um neto, e se elas precisarem de dinheiro e autorizarem, tudo bem. Mas você acha que, se me colocarem usando um gorro de Papai Noel, eu vou voltar? Imagina se eles não vão fazer isso. Eu voltaria da tumba." Com um toque de humor, Nasi abordou o lado irreverente da questão.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Fãs de Angra piram: Rafael Bittencourt confirma que Edu Falaschi vai ao Amplifica em 2026
Nervosismo, exaustão e acidente marcaram primeiro show oficial de Nick Menza com o Megadeth
O melhor disco de heavy metal de 2025, segundo o Loudwire
Corey Feldman especula sobre a saúde mental de Roger Waters; "acho que ele é um pouco bipolar"
"Parecia Def Leppard ou Bon Jovi": vocalista explica recusa a convite do Pantera
Para Mikael Akerfeldt (Opeth), o rock/metal progressivo virou regressivo
O categórico argumento de Regis Tadeu para explicar por que Jimi Hendrix não é gênio
A pergunta curta e direta que originou um dos maiores clássicos dos anos 2000
O cantor que Keith Richards admite ter talento, mas é "calculado demais" e "superdimensionado"
O álbum dos Titãs que foi entregue a Mike Patton do Faith No More na casa de Max Cavalera
Loudwire escolhe parceria feminina como a melhor música de heavy metal de 2025
O que Max Cavalera não gostava sobre os mineiros, segundo ex-roadie do Sepultura
Alice in Chains: "Your Decision" e a perda de um grande amigo
Ritchie Blackmore aponta os piores músicos para trabalhar; "sempre alto demais"
Motörhead "salvou" baterista do Faith No More de ter que ouvir Ted Nugent
Nasi responde se autoriza Inteligência Artificial recriá-lo como no caso de Elis Regina
Nikki Sixx: "transei com a mulher do Bruce Dickinson"
O hábito de Galvão Bueno considerado inconveniente, segundo Paulo Ricardo
Marilyn Manson: "perdi tudo por causa de Columbine"
Lemmy: "as pessoas se tornam melhores quando morrem"
Heavy Metal: Alguns discos que são obras-primas pouco lembradas
Music Radar: Os melhores álbuns de Heavy Metal de todos os tempos


