Como foi o processo de gravação de "Foregone", o álbum mais recente do In Flames
Por Mateus Ribeiro
Postado em 24 de outubro de 2023
A banda In Flames lançou seu trabalho mais recente em fevereiro de 2023, intitulado "Foregone". Décimo quarto registro de estúdio da discografia do In Flames, "Foregone" é o sucessor de "I, The Mask" e marca a estreia do guitarrista estadunidense Chris Broderick, escolhido como substituto de Niclas Engelin.
"Foregone" é um ótimo álbum, que é uma mescla entre o passado e o presente do veterano quinteto. As duas partes da faixa-título, "State Of Slow Decay", "Meet Your Maker", "Bleeding Out" e "The Great Deceiver" são alguns dos destaques do disco.
Björn Gelotte, guitarrista do In Flames e um dos líderes do grupo, falou sobre o processo de gravação de "Foregone" à Guitar World. Segundo o músico, a banda e o renomado produtor Howard Benson trabalharam duro para gravarem o disco.
"Fizemos a maior parte do material inicial em uma sessão de quatro semanas antes do Natal de 2021. Depois de uma pausa, voltamos a nos reunir em meados de janeiro, sentamos e começamos a fazer demos de verdade. Não criamos 30 músicas e depois escolhemos 12. É sempre uma questão de ter o material certo o tempo todo e fazer um disco com o qual nos sintamos muito confortáveis - algo que você queira ouvir da primeira até a última faixa.
Trabalhamos novamente com o [produtor] Howard Benson de quatro a seis horas por dia. As sessões foram muito intensas, mas superprodutivas, e eu ainda tinha energia para voltar para casa e continuar escrevendo para ter ideias para o dia seguinte. Fizemos a maior parte da gravação em dois meses e meio.
Nós nos sentimos muito à vontade com Howard e com a maneira como sua equipe trabalha. Nós trocamos ideias muito bem e ele gostou muito das novas músicas. Mas foi intenso. Eu trabalhei durante todas aquelas semanas e meses e raramente fazia outra coisa.
Sentava na frente do computador com uma guitarra no colo por horas e horas. Mas isso significa que podemos terminar tudo rapidamente e não precisamos distribuir o trabalho por dois ou três anos", afirmou o guitarrista.
Björn se inspirou quando as bandas voltaram a tocar
"Foregone" é o primeiro disco que o In Flames lançou depois que a pandemia de Covid-19 dizimou milhões de vidas mundo afora. A pandemia afetou diretamente o mundo do entretenimento, uma vez que os shows musicais e eventos similares não eram realizados, por conta de medidas sanitárias.
Graças à ciência, a pandemia se tornou um problema menor a partir de 2021. Vidas foram salvas e os espetáculos musicais voltaram a ser realizados, o que inspirou Björn Gelotte.
"O fato de as bandas terem começado a tocar um pouco depois da pandemia nos fez sentir como se tivéssemos visto a luz no fim do túnel, e não era um trem que se aproximava. O mundo estava se abrindo um pouco, o que foi extremamente inspirador para mim, porque eu podia ver shows ao vivo e, de repente, havia um motivo real para fazer outro disco", complementou o guitarrista.
Björn e seus parceiros de banda passarão pelo Brasil no início de novembro. O In Flames se apresentará em São Paulo no dia 9 de novembro. Leia mais detalhes sobre o show na nota abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps