O dia que Rita Lee aprovou capa que designer achou que ela se ofenderia por conteúdo
Por Gustavo Maiato
Postado em 20 de outubro de 2023
O álbum "Rita Lee Hits Volume 1" saiu em 2005 e foi uma coletânea de grandes sucessos da eterna Rainha do Rock. Em entrevista ao Corredor 5, Luiz Stein, designer responsável pela arte da capa, compartilhou curiosidades sobre esse trabalho.
"Essa história da Rita Lee, eu acho muito legal porque, enfim, eu tinha esse dinossauro de plástico, como todo mundo que curte coisas pop, meio geek, nerd, que é o meu caso. Eu tenho um monte de dinossauros, né? E eu tinha esse dinossauro. Quando a EMI me chamou para fazer esse disco, eu já tinha feito um álbum da Rita, o ‘Rita e Roberto’. Aí, pensei: ‘pô, Rita Hits Volume 1... Ela é o dinossauro do rock’. Pensei isso meio brincando, e aí, no estúdio, com o pessoal que trabalhava comigo na época, decidimos fazer essa ideia.
Estávamos quase certos de que ninguém ia gostar disso, porque era quase... enfim, me falta a palavra, era no limite da brincadeira, entende? E aí, o pessoal da gravadora adorou, falaram: ‘Vamos mandar para a Rita.’ Não me lembro como mandaram, acho que era uma prova por correio naquela época. ‘Vamos mandar para a Rita ver o que ela acha.’ A Rita adorou, aí me ligou, falou: ‘Adorei.’ Falei, ‘pô, Rita, não sei se você vai curtir o layout, com o dinossauro, com as letras e tal.’ Não sei se ia ficar meio ‘dinossauro do rock’, falei isso. Ela disse: ‘Adorei, achei maravilhoso, sensacional. Vamos em frente.’ E aí, foi... Eu amo esses contrastes de amarelo, figura maravilhosa, né? É chover no molhado falar isso, mas sempre dá vontade de falar: que figura encantadora, cara, que coisa. Enfim".
Curiosidades sobre Rita Lee
A canção "Ovelha Negra" é um dos maiores sucessos de Rita Lee, e teorias sugerem que ela seria uma mensagem sobre desavenças com seus pais, bem como uma expressão contra sua saída dos Mutantes. No entanto, em um vídeo em seu canal no YouTube, Júlio Ettore esclarece que, na realidade, Rita Lee sempre manteve uma relação relativamente saudável com seus pais, e a ideia de ser a "ovelha negra" foi, de certa forma, uma estratégia de marketing para moldar a percepção do público sobre ela.
Em diversas entrevistas, Rita dava a entender que enfrentava conflitos com seus pais, considerando-se a ovelha negra da família. Havia fotos dela em 1975, quando seus pais tentaram impedir a 'menininha sardenta' de seguir a vida perigosa de artista, temendo que isso prejudicasse seus estudos. A disputa intensificou-se quando Rita Lee e seus colegas de escola formaram Os Mutantes e optaram por seguir uma carreira profissional. Isso resultou na saída de Rita de casa, sugerindo uma expulsão. No entanto, a situação não foi tão extrema. Ela continuou morando com os pais até 1971, quando os Mutantes se mudaram para Cantareira, alternando entre a casa dos pais e um sítio.
Esses detalhes revelam que Rita Lee sabia como utilizar essas situações para criar um certo marketing ao seu redor. Um exemplo disso foi em 1978, quando a revista "Nova" desmentiu a história, contradizendo o que Rita, por vezes, gostava de fazer as pessoas acreditarem. Na realidade, ninguém considerava Rita Lee como a ovelha negra da família, conforme ela chegou a afirmar em uma de suas músicas.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps