James Hetfield, do Metallica, explica por que zoava com a cara do baixista Jason Newsted
Por Mateus Ribeiro
Postado em 04 de outubro de 2023
O Metallica passou por um duro golpe no dia 27 de setembro de 1986, quando o baixista Cliff Burton morreu em um acidente com o ônibus em que a banda viajava. Cliff, que gravou os três primeiros discos do Metallica e morreu com 24 anos de idade, foi substituído semanas após sua morte por Jason Newsted, integrante da banda de Thrash Metal Flotsam And Jetsam.
Metallica - Mais Novidades
A missão de substituir Cliff Burton, que não era fácil, se tornou mais difícil quando os outros três integrantes do Metallica resolveram importunar Jason Newsted de várias formas. O desrespeito praticado pelos companheiros de Jason foi um dos temas abordados em entrevista que o guitarrista/vocalista James Hetfield concedeu ao jornalista David Fricke.
"Acho que deve ser incrivelmente agridoce para ele: um sonho que se torna realidade, mas se colocar no lugar de alguém que nunca poderá ser substituído. Para ele e para nós foi difícil. O Psychology 101 (resumo das principais teorias, conceitos e intervenções no campo da psicologia) lhe dirá que toda a nossa dor e tristeza foram direcionadas a ele, e grande parte disso foi porque ele era um alvo fácil", declarou James, em transcrição publicada no site da revista Metal Hammer.
"Havia algumas coisas sobre Jason: ele era bobo o suficiente para aceitar, o que foi positivo para ele. Ele era um grande fã, e nós odiamos isso (...). Estávamos tentando tirar o fã dele e também tentando fazer com que ele tocasse algo diferente, como Cliff fazia. [Jason] tocava com uma palheta e seguia o que eu fazia. Lembro-me de ocasiões em que me virava para que ele não visse o que eu estava tocando", complementou o vocalista, que também elogiou o seu ex-parceiro de banda.
"Ao vivo, ele se encaixou perfeitamente. Ele era uma grande força: você ouvia o baixo ao vivo e ele não tinha medo de se aproximar do microfone e vociferar. Ele suava e investia muito nos shows ao vivo."
Jason Newsted saiu do Metallica em janeiro de 2001, entre outras razões, por não receber o devido respeito por parte de seus companheiros de banda. Leia mais na nota abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O maior guitarrista da história para Eddie Van Halen e Slash; "meu grande herói"
A música de Bonnie Tyler que foi "reconstruída" e virou hino do Bon Jovi
O show do Guns N' Roses que foi rejeitado por Slash; "Eu me recuso a ver"
A melhor banda de rock progressivo do Brasil, segundo a Loudwire
5 músicas que todo(a) metaleiro(a) apaixonado(a) já enviou para a(o) cremosa(o)
5 músicas de heavy metal que são maiores que as próprias bandas
10 músicas do metal brasileiro lançadas após 2000 que já entraram para a história
Adrian Smith já "cobrou" Steve Harris por usar equipamento em show do Iron Maiden
Tarja Turunen relata plano para destruí-la depois da saída do Nightwish
5 músicas de rock que tocaram tanto que o brasileiro não aguenta mais ouvir
A canção dos Ramones que virou um dos maiores hinos do punk
A banda que realmente criou o heavy metal, de acordo com Eric Clapton
Integrantes do Mastodon revelam por que demitiram Brent Hinds
A opinião de Luis Mariutti sobre a turnê de despedida do Sepultura
O Triunfo do Hard Rock Melódico: Tyketto alcança a excelência com "Closer To The Sun"
Jason Newsted afirma que desrespeito o afastou do Metallica
5 hits que quando tocam no show todo fã de rock vai pegar cerveja ou ir ao banheiro
O disco ideal para começar a ouvir heavy metal, segundo o WatchMojo
Os 20 maiores hinos do heavy metal, em lista do WatchMojo
O riff mais tocado na maior loja de guitarra do mundo: "Antes era Stairway to Heaven"
As 20 melhores músicas do metal moderno, segundo o WatchMojo
O guitarrista que James Hetfield queria ter sido antes de criar o Metallica
5 músicas de heavy metal que até quem não gosta conhece
O guitarrista que fez Kirk Hammett se sentir culpado por ter comprado guitarra muito barata
O músico que Hetfield achava ser "muito" para o Metallica; "ele jamais se juntaria a nós"
O álbum dos anos 80 que "codificou o metal", segundo a Louder
O motivo pelo qual James Hetfield nunca fez carreira solo


