Banda de black metal foge, revelando perseguição e atentados do governo russo
Por Emanuel Seagal
Postado em 30 de novembro de 2023
O Satarial é um grupo russo de folk black metal, formado no início dos anos noventa e que ao longo de sete álbuns flertou também com o gótico e o industrial. Desde 2021 o trio está na Polônia, após fugir do governo russo. Há alguns meses os músicos tiveram problemas com a Comissão Europeia que decidiu confiscar veículos de cidadãos russos, o que os impossibilitou de realizarem shows.
Os integrantes da banda escreveram uma carta aos membros da Comissão Europeia e compartilharam em suas redes sociais, revelando as razões que os obrigaram a fugir de seu país, temendo por suas vidas. Leia a carta abaixo.
"Nós, o grupo musical Satarial, formado por Andrey Shmelev, Olga Demidova e Angelika Shmeleva. Temos lutado contra o regime do Putin por mais de vinte anos. Há muitos anos, na Rússia, autoridades abriram processos criminais contra nós sob falsas acusações, mas os tribunais nos julgaram inocentes nestes casos criminais.
As autoridades governamentais na Rússia apreenderam repetidamente as nossas contas bancárias. Também houve atentados contra nossas vidas diversas vezes. Temos provas e publicações na imprensa destes fatos. Estivemos entre os primeiros a fazer oposição à guerra na Geórgia. Em 2014, realizamos um protesto no centro de Moscou, onde nos opusemos à anexação da Crimeia.
Desde 2016 temos falado e alertado repetidamente os países europeus sobre a potencial ameaça de um ataque russo à Ucrânia e que o governo russo estava preparando o povo para tal invasão. Até nos reunimos com um representante da Embaixada da Letônia, Zigmund Zilgalvi, mas, infelizmente, os governos dos países europeus não levaram a sério as nossas suposições.
Em 20 de setembro de 2021, os serviços de segurança russos procuraram os membros do nosso grupo musical em Moscou para fazer buscas, e no mesmo dia, tendo carregado apenas o nosso equipamento de show no carro, deixamos a Rússia de carro através da fronteira entre a Bielorrússia e a Polônia. Deixamos a maior parte do nosso equipamento musical e todos os nossos pertences pessoais e carros na Rússia.
Tudo isso foi abandonado e agora está perdido. Estamos em um estado emocional depressivo severo. A única coisa que nos salva do suicídio são os nossos shows e o nosso dever para com os nossos ouvintes.
Ações como as recomendações feitas pela Comissão Europeia sobre o confisco de pertences pessoais, incluindo automóveis, de russos que permanecem na União Europeia ou atravessam a fronteira, violam os direitos humanos, constituem discriminação com base na nacionalidade e também violam os padrões éticos adotados nos países da União Europeia.
A maioria dos russos que hoje encontram-se na Europa fugiu da repressão, está na oposição ou não concorda com as políticas do Estado russo e com a guerra que Putin desencadeou. Muitos deles, assim como nós, abandonaram todos os seus pertences e partiram apenas com seus carros. Para nós o carro é o único meio de transporte que nos dá oportunidade de fazer shows, ou seja, um meio de sobrevivência. Com estas recomendações, vocês estão permitindo tirar o nosso único meio de sobreviver, e, como estamos em estado de depressão, as nossas vidas.
Lutamos pela liberdade e pelos direitos humanos na Rússia durante quase toda a nossa vida adulta, mas agora aqui, na Europa democrática, enfrentamos a mesma injustiça contra as pessoas como na Rússia. Temos a impressão de que estas recomendações foram escritas como se estivessem sob o comando do Sr. Putin, que disse aos russos com mentalidade de oposição que viajavam para o exterior, que deixariam a Rússia nus. Agora a televisão de propaganda na Rússia está animada e diz que os traidores da Rússia são odiados em todo o mundo e que suas coisas e carros são confiscados na Europa.
Putin não tem gente suficiente para conduzir operações militares, por isso parece que a União Europeia está tentando de tudo para impedir que as pessoas deixem a Rússia e Putin possa forçá-las a ir para a guerra na Ucrânia. Onde está a sua ética, onde está a sua democracia e onde está o seu bom senso nestas recomendações? Pedimos gentilmente que cancelem estas recomendações, que violam as normas legais da União Europeia.
Sinceramente,
Andrey Shmelev
Olga Demidova
Angelika Shmeleva."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 11 melhores álbuns de rock progressivo conceituais da história, segundo a Loudwire
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
O guitarrista que Jimmy Page admitiu estar fora de seu alcance: "Não consigo tocar"
O melhor disco de Raul Seixas, apurado de acordo com votação popular
Andreas Kisser diz que não tem a "mínima vontade" de voltar a tocar com irmãos Cavalera
Irmãos Cavalera não querem participar de último show do Sepultura, segundo Andreas Kisser
O único "filme de rock realmente bom" da história, segundo Jack Black
Fender lança linha de instrumentos em comemoração aos 50 anos do Iron Maiden
A pior banda que Mick Jagger já ouviu: "Horrível, lixo, estúpido, porcaria nauseante"
O maior compositor do rock'n'roll de todos os tempos, segundo Paul Simon
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
Geezer Butler e Tony Iommi homenageiam Ozzy Osbourne, que faria 77 anos nesta quarta-feira
Como o novato Chris Dovas fez o Testament soar mais pesado, segundo Chuck Billy
O álbum do Almah que ambição era bater de frente com Angra, segundo produtor
Os cinco maiores bateristas de todos os tempos, segundo Dave Grohl
A inesperada reação de Belchior ao ser kibado pelo Mamonas Assassinas
A resposta de Fernanda Lira para quem pergunta por que ela faz caretas para cantar
Lista: os piores álbuns de 10 bandas brilhantes


A música que Angus Young diz ser imbatível; "Coloque qualquer coisa de hoje e ela vence"
Mötley Crüe: a ousada tattoo de modelo paulista em tributo à banda
Humor: Os roqueiros mais chatos das redes sociais
Sgt. Peppers: O mais importante disco da história?
Metallica: os segredos de "Enter Sandman"
Quem vendeu mais discos no Brasil, Metallica ou Iron Maiden?



