Lanny Gordin, o "Jimi Hendrix brasileiro", morre no dia em que completa 72 anos
Por Bruce William
Postado em 28 de novembro de 2023
O prestigiado guitarrista brasileiro Lanny Gordin faleceu nesta terça-feira, 28 de novembro de 2023, no dia em que completava 72 anos de idade.
Conhecido como "Jimi Hendrix brasileiro", seu nome real era Alexander Gordin e ele nasceu em Xangai, China, filho de um russo e uma polonesa, tendo se mudado para o Brasil na infância. Como músico, ele alcançou destaque durante a era da Tropicália, em colaborações com artistas como Rita Lee, Tim Maia, Jair Rodrigues, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa, Chico César e Hermeto Pascoal.
Lanny lançou quatro álbuns em carreira solo: "Lanny Gordin" (2001), "Projeto Alfa" - volumes I e II (2004), "Duos" (2006) e "Lanny Duos" (2007). Em 2012, o guitarrista foi incluído na lista "30 maiores ícones brasileiros da guitarra e do violão", organizada pela Rolling Stone Brasil.
Não foi divulgada a causa de sua morte. Lanny foi diagnosticado com esquizofrenia, tendo passado por várias internações em sanatórios ao longo de sua vida. Em uma entrevista à Folha, o guitarrista compartilhou que o uso de LSD foi um fator desencadeante no desenvolvimento do transtorno. Em 2016, Lanny recebeu o diagnóstico da síndrome de Guillain-Barré, uma doença autoimune em que o organismo ataca os nervos. Há cerca de trinta dias ele estava internado por causa da doença.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps