As bandas de metal banidas da Disney, proibidas de fazer show nas propriedades da empresa
Por Gustavo Maiato
Postado em 14 de novembro de 2023
A corporação Disney e a música pesada não possuem muitos pontos em comum. Ao longo dos anos, esses dois mundos opostos se encontram ocasionalmente, especialmente em turnês de rock e metal que muitas vezes passam pelo House of Blues em Lake Buena Vista, na Flórida, e Anaheim, na Califórnia, ambos já localizados em propriedades da Disney.
No entanto, diversas bandas foram impedidas de se apresentar no "Lugar Mais Feliz da Terra", já que a Disney considera a imagem, conteúdo lírico e até mesmo os "fãs indesejáveis" de certos grupos como motivo para proibi-los, na esperança de preservar a imagem imaculada da empresa. Confira a lista da Loudwire.
Cannibal Corpse
Com músicas como "Stripped Raped and Strangled", "Fucked With a Knife" e "Hammer Smashed Face", Cannibal Corpse certamente não é o tipo de banda que você esperaria encontrar nos terrenos da Disney. No entanto, apesar das letras explícitas e do nome sugestivo, o vocalista do Cannibal Corpse, Corpsegrinder, frequenta a Disney World regularmente, um fato que, provavelmente, não é do conhecimento dos controladores de ingressos.
Exodus
Na turnê Metal Alliance de 2013, que contava com bandas como Anthrax, Exodus, High on Fire e Municipal Waste, a banda Exodus encontrou resistência da Disney ao tentar se apresentar no House of Blues. Os lendários thrashers da Bay Area divulgaram uma declaração afirmando que a Disney considerou a banda "muito metal". Como resultado, eles se apresentaram em outro local naquela noite em Tampa, Flórida.
The Dillinger Escape Plan
The Dillinger Escape Plan foi uma das primeiras bandas de metal proibidas de se apresentar em propriedades da Disney. A propensão de Greg Puciato a sangrar no palco pode ter sido considerada violenta demais para o público da Disney, embora a empresa tenha permitido cenas igualmente intensas em filmes como "O Rei Leão".
Machine Head
Dizem que a terceira vez é o charme, mas não para o Machine Head. Eles foram vítimas da proibição da Disney três vezes, inicialmente por "imagens violentas", "letras inflamatórias" e "fãs indesejáveis". Mesmo em uma turnê com Dethklok, All That Remains e The Black Dahlia Murder, todos foram permitidos, exceto o Machine Head.
Gallows
A banda britânica de hardcore punk Gallows foi considerada "muito ofensiva" pela Disney e colocada na lista de proibições do House of Blues. Em resposta, eles brincaram dizendo que Mickey Mouse ficou com ciúmes de Minnie Mouse, que tinha pôsteres do Gallows em seu quarto.
Every Time I Die
O nome "Every Time I Die" pode não parecer adequado para a Disney. Em 2017, a Disney cancelou a apresentação da banda, sem dar razões específicas para a proibição.
Cattle Decapitation
Com letras que condenam o consumo de carne e o abate sistemático de animais, o Cattle Decapitation foi considerado "muito brutal" para o House of Blues. Talvez teriam tido mais sorte se o álbum de 2002 tivesse sido intitulado 'To Serve Mouse' em vez de 'To Serve Man'.
The Faceless
Sem razões específicas fornecidas, a banda de tech-death The Faceless não foi permitida a se apresentar em uma data de 2009, enquanto Meshuggah, com temas líricos semelhantes, não enfrentou problemas.
Warbringer
Banidos sem motivo aparente, Warbringer questionou os valores familiares da Disney, destacando cenas questionáveis em filmes como 'O Rei Leão' e 'Dumbo' para argumentar que suas letras não eram radicalmente diferentes daqueles promovidos pela corporação Disney.
Thy Art Is Murder
Proibidos de se apresentar em sua turnê de 2015 com Parkway Drive, o Thy Art Is Murder transformou a proibição em um distintivo de honra, criando uma camiseta com uma imagem do castelo da Magic Kingdom sendo atingido por um raio, com a frase "Banido na Disney" impressa na parte inferior.
Skeletonwitch
Em 2013, o Skeletonwitch se juntou à lista aparentemente aleatória de bandas de metal não permitidas nas paredes alegres do House of Blues da Disney. Viking raids e esmagamento de crânios podem ser aceitáveis, mas luvas espinhadas e cintos de balas, aparentemente, não.
letlive
Em 2015, em turnê com Taking Back Sunday, letlive. foi retirado da programação do House of Blues pela Disney, sem explicação oferecida. A banda brincou que rumores indicavam que Goofy, Pluto e a maioria de Toontown estavam protestando contra a decisão, mas o Chairman Mouse vetou a proposta no final.
Exmortus
Tocando sob a liderança do lendário Marty Friedman, o Exmortus teve a chance de se apresentar em Anaheim, Califórnia, negada em 2015. Como tantas outras bandas, eles ficaram se perguntando por que foram considerados tão objetáveis.
Ice Nine Kills
Em abril de 2019, a Ice Nine Kills teve sua apresentação no House of Blues em Orlando cancelada devido à "imagens violentas". A banda comentou ironicamente que Donald Duck já foi visto em um de seus shows, sendo um fã da banda.
Hyro the Hero
Durante a turnê com Nonpoint no verão de 2019, Hyro the Hero descobriu que foi banido de se apresentar no House of Blues em Orlando pela Disney, sem receber uma explicação clara.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps