O desejo de exploração espiritual inflamado por Beatles que inspirou Black Sabbath
Por Gustavo Maiato
Postado em 02 de novembro de 2023
Geezer Butler, o renomado baixista da icônica banda de heavy metal Black Sabbath, é amplamente conhecido por seu impacto na cena musical. No entanto, sua jornada de vida não se limita apenas à música. Crescendo em uma família irlandesa profundamente católica, Geezer encontrou seu caminho em direção à espiritualidade e ao mundo do rock de maneira única.
Black Sabbath - Mais Novidades
Butler, no livro "Sabotage: Black Sabbath nos anos 70", compartilhou detalhes sobre sua infância e como sua educação religiosa influenciou sua busca por respostas espirituais. "Cresci em uma família irlandesa muito católica. Eu era meio que um maníaco religioso na infância", disse Geezer. "Eu colecionava crucifixos, imagens, medalhas e tudo mais, e queria ser padre. Eu cantava no coral da escola. Eu literalmente amava Deus. Simples assim. Era fascinado por tudo isso."
No entanto, a paixão de Geezer por sua fé o levou a questionar e explorar outras crenças e espiritualidades. Ele começou a buscar conhecimento sobre religiões diferentes, bem como tópicos relacionados ao ocultismo. "Lia sobre o assunto e ia a todas as aulas sobre religião que podia. E isso meio que me levou a querer saber mais sobre outras religiões, espiritualidades, sobre o ocultismo e tudo mais", compartilhou Geezer.
Seu desejo de exploração espiritual se refletiu em sua coleção de crucifixos e estátuas religiosas, mas também levou a um distanciamento gradual da Igreja Católica. Geezer lembra-se de como a hostilidade de outros frequentadores da igreja o afetou. "Era horrível, eu era uma das poucas pessoas de cabelo comprido na época e aquele monte de irlandeses ficava me zoando, um negócio podre. No final das contas, não aguentei mais aquilo e parei de ir à missa", disse ele.
Com o passar do tempo, a cena musical britânica, com os Beatles à frente, despertou o interesse de Geezer por novas perspectivas espirituais. "Um tempo depois, quando os Beatles começaram com aquele transcendentalismo todo, muitas revistas e outras publicações começaram a abordar religiões diferentes, inclusive satanismos, magia branca, magia sombria e tudo mais, e eu simplesmente me interessei por essa coisa espiritual", explicou Geezer.
Essa busca espiritual influenciou profundamente as letras que Geezer Butler escreveu para o Black Sabbath, tornando a banda conhecida por sua exploração de temas sombrios e ocultos em suas músicas.
A história de Geezer Butler é um lembrete de como a jornada espiritual pode assumir caminhos inesperados e moldar de maneira profunda a vida de alguém. Sua trajetória, que o levou de uma educação católica a se tornar uma lenda do rock, continua a inspirar muitos até hoje.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Bono e The Edge explicam o que mantém o U2 unido há 50 anos
O gênero musical que Slash considera mais vibrante que o rock atualmente
A canção de dois adolescentes que impediu "Bohemian Rhapsody" de chegar ao topo das paradas
Nicko McBrain reconhece que Iron Maiden foi injusto com Blaze Bayley
A música que Ian Gillan considera a melhor de sua carreira, acima dos clássicos do Deep Purple
Os graves erros que Mick Mars cometia no palco do Motley Crue, segundo Tommy Lee
A música que Jon Bon Jovi nunca cantaria, segundo Desmond Child
Zakk Wylde lembra breve período como guitarrista do Guns N' Roses
A melhor música dos Rolling Stones, segundo a Paste Magazine
Angra reúne Kiko, Falaschi e Akira Takasaki, do Loudness, em apresentação de "Burn", do Purple
A banda de metal que Gene Simmons dizia que iria tomar o lugar do Kiss
O guitarrista que Angus Young considera o mais superestimado do rock
O motivo que enterrou os planos do Sonata Arctica para os 30 anos de carreira
As últimas músicas tocadas por 15 bandas de rock e metal que não fazem mais shows
Nicko McBrain revela que indicou Aquiles Priester para seu lugar no Iron Maiden

O disco que deixou Ozzy Osbourne de queixo caído antes mesmo da estreia do Black Sabbath
"From The Dark"; "apenas" um disco solo de Tony Iommi que evoca o Black Sabbath com Dio
Tony Iommi segue com planos de remixar "Born Again", do Black Sabbath
Aos 78 anos, Tony Iommi (Black Sabbath) reconhece não ter mais condições de realizar turnês
Tony Iommi ficou em choque ao ver Ozzy durante ensaios para último show do Black Sabbath
Para Tony Iommi, tocar guitarra é uma necessidade; "É como comer"
A humilhação que Ozzy Osbourne sofreu num show e Tony Iommi jamais esqueceu
Guns e Sabbath: semelhança entre "Zero the Hero" e "Paradise City"
O riff dos Beatles que para Dave Grohl tem mais peso do que Black Sabbath ou Motorhead


