A opinião do fenomenal Marcelo Sussekind sobre os Beatles e Emerson, Lake & Palmer
Por Gustavo Maiato
Postado em 04 de dezembro de 2023
Em uma entrevista concedida ao podcast Corredor 5, o icônico produtor Marcelo Sussekind compartilhou suas opiniões apaixonadas sobre duas das maiores influências musicais de todos os tempos: os Beatles e Emerson, Lake & Palmer.
Sussekind não economizou elogios ao abordar a magnitude dos Beatles, declarando: "Ah, todos os discos dos Beatles me impactaram, sem exceção. É inevitável, é uma verdade incontestável. Eu sou um amante das canções, como você mencionou. Mesmo que a gravação não seja perfeita, a beleza da canção nunca é comprometida." O experiente crítico musical destacou a maestria nas guitarras de George Harrison e a solidez inigualável de Ringo Starr, proclamando-o como o maior baterista da história. "Sempre preciso, sem erros. A dinâmica e a pressão que ele traz são simplesmente diferentes. Isso é pura criatividade", afirmou Sussekind.
A conversa seguiu com Marcelo Sussekind revelando seu fascínio por Emerson, Lake & Palmer, uma banda que, segundo ele, "mexeu com a cabeça" quando surgiu. Ele descreveu a combinação única de órgão, baixo, bateria e teclado como "praticamente uma sinfonia", adicionando que, em alguns momentos, até um "pianinho" é incorporado. Sussekind ressaltou como essa fusão cria uma experiência sonora verdadeiramente intrigante.
Quem é Marcelo Sussekind?
Marcelo Sussekind solidificou-se como um dos principais produtores de rock dos últimos 35 anos, desempenhando um papel crucial na cena musical brasileira. Seu portfólio impressionante inclui nomes consagrados como Capital Inicial, Paralamas, Engenheiros do Hawaii, Jota Quest, LS Jack, Ira!, Erasmo Carlos, Lobão, Uns e Outros, e Tianastácia, entre outros. Além disso, Sussekind deixou sua marca ao trabalhar com renomados cantores como Lulu Santos, Daniela Mercury, Maurício Manieri e Ana Carolina.
A trajetória musical de Marcelo Sussekind teve início nos anos 70, quando se destacou como guitarrista no cenário carioca. Seu talento chamou a atenção do Diretor Artístico da gravadora Polygram-Universal, Pedrinho da Luz, que o apresentou ao maestro arranjador Hugo Bellard.
Na era dourada das décadas de 70 a 90, Bellard, Lincoln Olivetti e José Roberto Bertrami destacavam-se como os principais arranjadores do mercado musical. Marcelo Sussekind, então, contribuiu com solos de guitarra em discos importantes. Bellard o colocou em um projeto histórico, o registro de "Soy Latino Americano" com Zé Rodrix, uma mistura envolvente de salsa, pop e cha-cha-cha. O solo de guitarra de Sussekind tornou-se um marco, resultando em dois discos de ouro e consolidando sua reputação.
A partir desse momento, Marcelo Sussekind foi amplamente requisitado por diversos arranjadores para gravações em todas as principais gravadoras. Essa fase foi crucial para sua transição posterior para engenheiro de som e produtor, marcando o início de uma carreira multifacetada.
Em 1982, Sussekind co-fundou a banda Erva Doce com Renato Ladeira, alcançando grande sucesso nos anos 80 com hits como "Erva Venenosa" (EMI) e "Amante Profissional" (RCA). Atualmente, além de participar da escolha de talentos no programa "The Voice" da Rede Globo, Sussekind é um dos arranjadores do programa, continuando a deixar sua marca indelével na música brasileira.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor guitarrista vivo do mundo, segundo o lendário Eric Clapton
Aquiles Priester é batizado: "Toda a glória seja dada a Deus! Dia maravilhoso"
A canção dos anos 50 que unia George Harrison e David Gilmour; "Cada parte é perfeita"
A música do Black Sabbath que Geezer Butler aponta como precursora do doom metal
A opinião bastante negativa de Angus Young do AC/DC sobre o Led Zeppelin
A reação de rockstars ao batismo de Aquiles Priester: "Deus continue te abençoando"
5 músicas que nenhum metaleiro consegue ouvir sem fazer air drums
8 clássicos do metal lançados por músicos que mal tinham saído da adolescência
A maior voz do rock de todos os tempos, segundo George Harrison dos Beatles
A canção de uma banda clássica de rock que Brian May considera um exemplo perfeito de pop
Geezer Butler relembra Ozzy Osbourne e último show do Black Sabbath
Festival Bangers Open Air divulga o aftermovie oficial de sua quarta edição
As bandas brasileiras que se apresentarão no Wacken Open Air 2026
A banda que Steven Tyler aponta como verdadeira criadora do heavy metal
David Bowie receberá álbum de gravações inéditas com participação de Jimmy Page

Ringo Starr relembra a curiosa regra que os Beatles tinham para lidar com peidos na van
A lenda do rock que Mick Jagger invejava, segundo John Lennon
Rolling Stones igualam marca histórica dos Beatles com "Foreign Tongues"
A maior banda de rock de todos os tempos para o jornalista Leandro Demori
A única contribuição significante de John Lennon no álbum "Let it Be" dos Beatles
Quando o sonho vira pesadelo: 5 rockstars que fizeram sucesso e odiaram a fama
A música "maluca" pela qual Ringo Starr agradeceu a Deus
A mensagem secreta para Stevie Wonder que Paul McCartney colocou na capa de um disco
Mick Jagger e Keith Richards escolhem suas músicas favoritas dos Beatles
Oops!: 10 erros eternizados em gravações de clássicos


