Mick Jagger compara seu ofício como compositor ao de um escritor
Por André Garcia
Postado em 22 de janeiro de 2024
Ao longo de seus mais de 60 anos de estrada, os Rolling Stone somaram ao longo de seus 26 álbuns de estúdio 434 músicas — oito as quais chegaram ao topo das paradas da Billboard. É provável que Mick Jagger tenha sido autor ou co-autor da maior parte desse catálogo; e como artista solo ainda lançou mais quatro álbuns.
Rolling Stones - Mais Novidades
Ou seja, é difícil encontrar um compositor vivo que tenha tanta experiência no assunto quanto ele. Em entrevista de outubro de 2023 para o The Times, Jagger contou que, com o passar do tempo, dominou o processo de composição.
"Depois [de ter a ideia da música] vem o trabalho artesanal. Imagino que seja o mesmo para você. Você pode ter uma ótima ideia para um artigo, esboçar, rascunhar rapidamente, e o restante é uma aplicação [de uma fórmula] enquanto você desenvolve suas 800 palavras."
Para ele, seu processo criativo foi favorecido com a experiência que acumulou.
"Bem, agora você sabe o que está fazendo; quando começou, não fazia ideia. Hoje em dia, sei que posso me sentar ao piano na minha casa e criar algo. Pode sair uma 'Sweet Sounds of Heaven'. Posso ficar lá com uma guitarra distorcida e fazer uma 'Bite My Head Off'. É mágico, de certa forma, porque você se senta sem nada e, dez minutos depois, tem algo."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps