Bruce Dickinson sobre retorno ao Iron Maiden: "Steve Harris estava desconfiado e cético"
Por Gustavo Maiato
Postado em 13 de janeiro de 2024
Em uma entrevista para a nova edição da revista Classic Rock (via Loudersound), Bruce Dickinson comentou sobre sua volta ao Iron Maiden em 1999. Foi o empresário do Maiden, Rod Smallwood, quem primeiro propôs a ideia de Dickinson se reunir à banda após a decisão de Steve Harris de se separar de Blaze Bayley em janeiro daquele ano.
Iron Maiden - Mais Novidades
De acordo com o relato de Dickinson, Harris admitiu posteriormente que não estava inicialmente convencido de que o receber de volta fosse o caminho certo - "Rod estava sendo bombástico e intimidador, porque sabia que eu não estava nada interessado", confessou. E, como Dickinson conta a Mark Blake da Classic Rock, o baixista fez pouco esforço para esconder seu ceticismo.
"Steve estava muito desconfiado", admite o cantor. "Ele disse: 'Por que você quer voltar?' Eu realmente disse [rindo]: ‘Quero voltar, Steve, porque, nas palavras dos meus colegas, ‘o mundo precisa do Iron Maiden’, e em segundo lugar, acho que podemos fazer uma música incrível."
Quando apontado que, na época, o Maiden também poderia precisar de Dickinson, o cantor responde: "Provavelmente. Mas não adiantava dizer isso, porque pareceria inveja. O que eu disse foi: vamos varrer o passado ao criar um futuro incrível", lembra Dickinson. "Embora as primeiras palavras da minha boca tagarela tenham sido: Claro que somos melhores que o Metallica! As pessoas disseram: 'Você não pode dizer isso'. Eu disse: Acabei de dizer. Então eles começaram a pensar: 'Talvez ele esteja certo'".
Como foi o retorno de Bruce Dickinson e Adrian Smith?
De acordo com matéria de Ronaldo Costa, em 10 de fevereiro de 1999, Bruce Dickinson e Adrian Smith retornaram oficialmente ao Iron Maiden, transformando a banda em um sexteto. Essa formação se tornou a mais duradoura da história da banda. Adrian Smith havia deixado o grupo após a turnê do álbum "Seventh Son Of A Seventh Son". Em seu lugar, entrou Janick Gers. Durante esse período, a banda lançou os álbuns "No Prayer For The Dying" e "Fear Of The Dark", explorando uma sonoridade mais crua e influências de hard rock.
Após a saída de Bruce Dickinson em 1994, Blaze Bayley assumiu como vocalista. No entanto, a recepção dos fãs foi mista, e durante a turnê de "Virtual XI", o descontentamento se tornou evidente. Enquanto isso, Bruce seguiu carreira solo com Adrian Smith, lançando álbuns de heavy metal clássico. Os rumores sobre o retorno de Bruce ganharam força, e a reconciliação com Steve Harris permitiu que tanto Bruce quanto Adrian retornassem, mantendo Janick Gers na formação.
O anúncio da nova formação foi recebido com entusiasmo, culminando em uma turnê de celebração. O álbum subsequente, "Brave New World", lançado no ano seguinte, foi bem recebido. Blaze Bayley seguiu uma carreira solo bem-sucedida. Desde então, o Iron Maiden manteve sua formação estável, tornando-se uma das maiores bandas de rock da história, com mais de 80 milhões de discos vendidos e turnês globais.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor música da história dos anos 1990, segundo David Gilmour
Como "volta às origens" causou saída de Adrian Smith do Iron Maiden
Bangers Open Air tem datas confirmadas para 2027
Fabio Lione posta mensagem misteriosa no Instagram; "Não direi nem uma palavra"
O lendário compositor que Ritchie Blackmore só começou a apreciar agora aos 80 anos
Richie Faulkner não vê sentido em manter o Judas Priest sem os membros clássicos
Steve Harris não queria que o Iron Maiden tirasse "férias" em 2027
O clássico do Sepultura que guitarrista do Limp Bizkit gostaria de ter gravado
A canção para a qual o Kiss torceu o nariz e que virou seu maior sucesso nos EUA
15 bandas de rock e heavy metal que colocaram seus nomes em letras de músicas
Barão Vermelho celebra reencontro histórico em turnê que percorre o Brasil em 2026
Como a falta de comunicação atrapalhou os rumos do Iron Maiden, segundo Steve Harris
A canção que Page e Bonham respeitavam, mas achavam que nada tinha a ver com o Led Zeppelin
O hit dos anos 1960 que está entre as melhores músicas da história, segundo Slash
O cover do ZZ Top que o Van Halen tocou pela última vez no Brasil

O curioso local em que Iron Maiden fez "Piece of Mind", "Powerslave" e "Somewhere in Time",
O grande problema que invalida o documentário do Iron Maiden, segundo Regis Tadeu
Bruce Dickinson já pensou em largar o Iron Maiden e se dedicar à esgrima
O clássico do Iron Maiden cujo título surgiu após filme de terror e conversa de bar
A besteira cometida por Arjen Lucassen que fez projeto com Bruce Dickinson ser cancelado
Sobrinha de Clive Burr (Iron Maiden) fará estreia na WWE
Blaze Bayley abre o coração e fala sobre luta contra alcoolismo e depressão
Metal: as bandas e sub-gêneros mais odiados pelos metalheads
Rock e Metal: todo artista tem uma fase vergonhosa


