O terror que moldou a carreira de Glenn Danzig
Por Fernando Claure
Postado em 20 de fevereiro de 2024
"Eu nunca me assustei com filmes, mas lembro de assistir filmes que não eram necessariamente de horror, mas que eram chocantes. Tem um filme chamado "De Repente, No Último Verão" que no final, o cara é devorado vivo por uma multidão de pessoas que estão rasgando e comendo ele e isso, para mim, é muito louco. Isso é mais assustador que um cara qualquer com maquiagem" - Glenn Allen Anzalone, mais conhecido como Glenn Danzig, para a Rolling Stone em 2015.
Danzig - Mais Novidades
Em 1977, Glenn inaugurou sua primeira banda oficial: The Misfits. O grupo passou a aterrorizar a cena punk estadunidense com suas músicas sobre filmes de terror de segunda categoria ("Return of The Fly") e fusões de elementos de ficção científica com violência ("Astro Zombies"). Após dois LPs lançados, uma compilação e um estoque de material gravado que viria a ser lançado em 1996, no disco "Static Age", o líder desfez o grupo e formou seu segundo projeto de horror punk: Samhain.
Com a ideia de terror e brutalidade que moldou todas as características dos Misfits transferida para a nova banda, o vocalista e agora guitarrista começou a introduzir mais referências bíblicas, como as faixas do primeiro álbum "Archangel" e "Unholy Passion". Porém, após quatro anos e uma conversa com o produtor Rick Rubin, Glenn viria a repaginar o Samhain para Danzig, seu projeto de maior sucesso, e sair do punk para o metal e alguns flertes com o blues.
Glenn Danzig passou por algumas transformações entre o final das décadas de 1970 e 1980, mas uma coisa permaneceu firme e forte: a devoção a escrever músicas sobre religião, sexo, violência, terror e o sobrenatural. Afinal, como surgiu esse fascínio pelo macabro para o artista que, em 2019, escreveu, dirigiu e lançou "Verotika", o seu próprio filme de segunda categoria? Assistindo a filmes de terror desde criança. Confira a entrevista que Glenn concedeu à Rolling Stone no Halloween de 2015 abaixo.
Rolling Stone: "Eu estava me perguntando como você começou a se interessar por horror…"
Danzig: "Do tempo de quando eu era pequeno, sabe. Assistindo filmes de horror. Se você só conseguisse ver o monstro nos últimos dois minutos do filme, aquele filme foi ruim. Então, a não ser que você conseguisse ver o monstro muitas vezes no filme, você sabe…".
Danzig: "Você pôde ver o Frankenstein durante o filme inteiro, como no [O Monstro da Lagoa Negra], você pôde ver a criatura durante o filme inteiro."
Danzig: "Eu nunca me assustei com filmes, mas lembro de assistir filmes que não eram necessariamente de horror, mas que eram chocantes. Tem um filme chamado "De Repente, No Último Verão" que no final, o cara é devorado vivo por uma multidão de pessoas que estão rasgando e comendo ele e isso, para mim, é muito louco. Isso é mais assustador que um cara qualquer com maquiagem."
Danzig: "Eu lembro de A Noite dos Mortos-Vivos mudando tudo. Era tipo, pessoas voltando à vida e eles estão realmente comendo seres humanos e você está vendo eles comendo seres humanos, sabe, estômago e tudo. Eu acho que o preto e branco ajudou bastante também, então era…"
Danzig: "Eu lembro de ter visto meia noite no cinema e… Garotas estavam gritando, pessoas estavam vomitando, era bem selvagem."
Danzig: "Eu lembro até mesmo quando era criança no jardim de infância e todos os outros estavam desenhando barcos e outras coisas, e eu estava desenhando monstros e dinossauros comendo pessoas. A professora estava, tipo, ‘Por que você está desenhando isso?’ e eu estava, tipo, ‘É isso que eu estou desenhando. Você me disse para desenhar’. Ela estava tipo ‘Você não pode desenhar uma montanha de neve bonita ou um morro?’, e eu dizia ‘Não. Não posso fazer isso’".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O rockstar dos anos 1980 que James Hetfield odeia: "Falso e pretensioso, pose de astro"
O melhor cantor do rock nacional dos anos 1980, segundo Sylvinho Blau Blau
As bandas "pesadas" dos anos 80 que James Hetfield não suportava ouvir
Birmingham, Ozzy Osbourne e o heavy metal que a cidade ainda reluta em assumir
Playlist - Os melhores covers gravados por 11 grandes bandas do thrash metal
Foto junta Slash, Duff e Sharon Osbourne, e puxa o fio do tributo a Ozzy no Grammy 2026
A banda clássica dos anos 60 que Mick Jagger disse que odiava ouvir: "o som me irrita"
O indiscutível maior mérito de Jimmy Page enquanto guitarrista, segundo Regis Tadeu
A banda de metal que conquistou Motörhead, Iron Maiden e George Michael
O melhor disco de thrash metal de cada ano da década de 90, segundo o Loudwire
Os 15 discos favoritos de Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden
O melhor álbum de metal nacional lançado em cada ano entre 1990 e 2025
A história de incesto entre mãe e filho que deu origem ao maior sucesso de banda grunge
Para Lars Ulrich, o que tornava o Slayer interessante era seu extremismo
O álbum do Dream Theater que foi mais difícil compor as letras, segundo John Petrucci


Após anos fora de catálogo, Danzig tem seus quatro primeiros discos relançados em vinil
Vídeo reúne riffs do Metallica que teriam sido copiados de outras bandas


