A inesperada lição que Steve Vai aprendeu quando trabalhou com Ozzy Osbourne
Por Gustavo Maiato
Postado em 04 de fevereiro de 2024
Steve Vai refletiu sobre como trabalhar com Ozzy o ensinou a não ter obsessão sobre os direitos autorais ao trabalhar com outros e focar exclusivamente em criar uma boa música. Ele admitiu durante uma entrevista recente com Dean Delray que houve um momento em que sucumbiu ao que descreve como o "demônio do direito autoral". Foi Ozzy Osbourne quem acabou salvando-o desse "demônio", ele explica (transcrito pela Ultimate Guitar).

"Passei por várias mudanças psicológicas em relação ao 'demônio do direito autoral’. Em certo momento, eu era muito protetor em relação a quem estava escrevendo o quê. Mas isso se dissolveu, e grande parte disso aconteceu quando eu estava trabalhando com o Ozzy."
Steve acabou colaborando com Ozzy no meio dos anos 1990, o que resultou na música "My Little Man", lançada no álbum solo icônico de 1995, "Ozzmosis". Refletindo sobre como trabalhar com Ozzy o curou da obsessão pelos direitos autorais e de escrita, Steve continuou:
" Um músico veio trabalhar conosco e começou a apresentar ideias. E eu era ingênuo, e perguntei ao Ozzy: 'Qual é a situação aqui? Eu estava sob a impressão de que você e eu estamos escrevendo isso.' E Ozzy, em sua inocente genialidade, disse: 'Não me importo se ele descer aqui e escrever algo, só precisamos de uma boa música.' E foi o fim do meu demônio."
"Sabe, você quer a melhor música. E é bom trabalhar com pessoas. Às vezes, duas ou três cabeças pensam melhor do que uma. Há grandes vantagens em nível criativo. Eu faço isso e adoro fazer isso."
No entanto, Steve observa que a música de sua carreira solo permanece, em grande parte, sua própria criação:
"Mas para a minha música solo, eu geralmente não. É um comitê de um. E meu objetivo é criar um catálogo de música pura. Eu colaboro ocasionalmente, mas colaboro muito com músicos em suas partes porque quero que tragam algo para a mesa."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Marcelo Bonfá explica fim de projeto com Dado Villa-Lobos
O disco que define o metal, na opinião de Amy Lee, vocalista do Evanescence
Angela Gossow rebate Kiko Loureiro: "Triste ler isso de alguém que respeitávamos"
O melhor disco de música pesada dos anos 1980, segundo o Loudwire
Prika Amaral explica por que a Nervosa precisou sair do Brasil
Regis Tadeu explica por que o Rush tocou "Finding My Way" em seu show de retorno
Produtor de "Master of Puppets" afirma que nada acontecia no Metallica sem aval de Cliff Burton
Ex-Megadeth, David Ellefson lembra reação ao ouvir "Master of Puppets", do Metallica
A opinião de Kerry King sobre Layne Staley, saudoso vocalista do Alice in Chains
Após quase 40 anos, Wacken Open Air acaba com tradição do festival: o lamaçal
A pior música de "Appetite for Destruction", de acordo com o Loudwire
Com instrumentistas do King Diamond nos anos 1980, Lex Legion lança primeiro single
Kiko Loureiro e Edu Falaschi participarão de show que o Angra fará no Japão
Com brasileiros e lendas do rock, Eric Clapton anuncia cast do Crossroads Guitar Festival 2026
Aos 82 anos, Keith Richards conta como dribla limitações para seguir tocando


Quando Frank Zappa interrompeu um show para elogiar um músico; "Nada mal, garoto"
Steve Vai toca no novo "Jump" do Van Halen - versão virou hino da Coca-Cola pra Copa 2026
O disco clássico que fez Steve Vai começar a tocar guitarra
O guitarrista que Ian Anderson achava limitado, e que deu muito trabalho para Steve Vai
Steve Vai: por que ele não achou Eddie Van Halen "grande coisa" de início
Steve Vai: "Whitesnake me tratou como rei, todos toleraram o pretensioso aqui"


