O que Titãs quis dizer com o refrão "O acaso vai me proteger" no clássico "Epitáfio"
Por Gustavo Maiato
Postado em 19 de março de 2024
A música "Epitáfio" é uma das mais famosas da discografia dos Titãs e aborda o tema das coisas que uma pessoa se arrepende de não ter feito ao longo da vida. O hit que saiu no disco "A Melhor Banda de Todos os Tempos da Última Semana" é muitas vezes associado com a morte do guitarrista Marcelo Fromer e traz no seu refrão um verso que desperta curiosidade.
"O acaso vai me proteger / enquanto eu andar distraído". Mas o que será que os Titãs quiseram passar com esse trecho? Em entrevista ao Corredor 5, Sérgio Britto dá sua explicação.
"Essa música foi feita antes da morte do Marcelo. Ele era fã da música, inclusive. Pelo teor da letra, deu a impressão de que estávamos falando sobre a morte dele. Tem um quê premonitório, mas foi feita antes. Não tem como não remeter a isso. Foi muito colado. Sempre me recordam sobre a letra, que diz: ‘o acaso está lá para te proteger’. Só que isso não é para ser entendido de forma literal. A ideia é que você está sempre correndo risco de que algo possa te acontecer. Não é sempre que você está protegido. O tema é que as coisas são finitas, você pode perder", explicou.
A letra é um lugar-comum, meio manjada. Digo que precisamos ‘ver o sol se pôr’, ‘amar mais’. Isso são coisas que falamos no dia a dia. Fui percebendo que essas frases têm uma vontade de transformação. Você fala como um arrependimento, mas tem vontade de que aquilo mude. Percebi isso e as pessoas se identificam com essa história. Sempre lembro de uma coisa que o John Lennon falava. Ele dizia que nunca devíamos desprezar os clichês, e sim ressignificar. Eles são fontes de sabedoria", refletiu.

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor música de todos os tempos, na opinião de Tarja Turunen
Slash elege os 10 maiores riffs de guitarra de todos os tempos
Pophouse adquire parte dos direitos musicais, de imagem e nome do Iron Maiden
Heathen divulga versão de "The Prisoner", do Iron Maiden
A banda que antecipou o Van Halen e quase virou o Led Zeppelin dos EUA
5 músicas que fazem o metaleiro olhar para o amigo e dizer: "Agora ficou sério"
A música "numero 1" do AC/DC, na opinião de Angus Young
Mastodon oficializa nova formação, que conta com músico brasileiro
Mbappé, Messi, Haaland, Kane e Neymar: qual banda de metal representa cada um?
A música que fez James Hetfield sair da zona de conforto como vocalista
Jason Newsted reconhece ter caído em "depressão severa" com diagnóstico de câncer
Mick Jagger não vê nada de bom em envelhecer, mas admite uma vantagem inesperada
Dave Mustaine diz que releitura de "Ride the Lightning" exigiu muito da sua capacidade vocal
A rixa de Cobain e Novoselic: "Você está colocando essa merda fedorenta na música"
A curiosa resposta do Pixies após Dave Grohl opinar sobre clássico da banda

Marcelo D2: "Via Ratos de Porão e Cólera mais como alternativa que Titãs e Barão"
Charles Gavin critica Nicolás Otamendi, zagueiro da seleção argentina
7 clássicos do rock nacional com mais de cinco palavras no título
O membro dos Titãs que presenciou no local os atentados de 11 de setembro de 2001
10 músicas de rock nacional dos anos 1980 que ainda estão na memória afetiva do brasileiro


