O significado de "banda numa propaganda de refrigerante", segundo Humberto Gessinger
Por Gustavo Maiato
Postado em 06 de março de 2024
"Terra de Gigantes" surge no icônico disco "A Revolta dos Dândis", lançado pelos gaúchos dos Engenheiros do Hawaii em 1987. A sua letra é basicamente um grande manifesto contra o consumo, capitalismo e sociedade. Mas o que significa ser uma banda numa propaganda de refrigerante, conforme cantado em um dos versos?
Engenheiros Do Hawaii - + Novidades
Alguns sites na internet já buscaram explicar e o próprio Humberto Gessinger já revelou o que pensou quando escreveu esse trecho. "Eu falo sobre a banda ser uma propaganda de refrigerantes porque o rock n' roll é o cacete! Isso de ser libertário... Na verdade, o rock é mais um selo para vender jaqueta de couro, óculos Ray-Ban e discos", disse em entrevista publicada pelo canal do Julio Ettore.
Já no canal Musicália é explicado mais sobre o conceito do rock revolucionário que não existe: "A juventude é uma banda numa propaganda de refrigerantes quer dizer que é pão e circo e não está mudando o mundo de forma alguma. Olha a inversão que o Humberto Gessinger faz na ideia do rock revolucionário que vai mudar o mundo. Ele diz que não é bem assim. Eles estão tocando basicamente para fugir desse mundo".
Por fim, no Alma Ambulante, uma explanação mais minuciosa aparece: ‘A juventude é uma banda numa propaganda de refrigerante…’ Esse trecho trás o questionamento do que exatamente significa: uma banda numa propaganda de refrigerantes? E o que é precisamente a juventude atualmente? Vejamos: Numa propaganda de refrigerantes estão presentes grupos de jovens sorridentes, alegres e esbanjando felicidade mesmo com o mundo que os cerca estando em caos e desabando.
Se a palavra juventude tivesse de ser definida com outra palavra, esta seria descaso ou alienação. Pois diferente das revoluções estudantis, da luta pelos direitos, os jovens não se importam com a mesma gravidade que antes com os problemas políticos e sociais, para a nossa juventude atual o que vier é lucro’. Viver em caos sem procurar e lutar por melhoras é a definição. Parece até que o futuro não está nessas mãos. Através de metáforas de Humberto Gessinger que deixa claro a situação da juventude vivida nos anos 80, que mesmo com tanta opressão, acabaram optando pelo marasmo, consumismo e conformismo aceitando serem vítimas de poderosos transformando o mundo tal como está hoje".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A única banda de rock brasileira dos anos 80 que Raul Seixas gostava
3 gigantes do rock figuram entre os mais ouvidos pelos brasileiros no Spotify
O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
Graham Bonnet lembra de quando Cozy Powell deu uma surra em Michael Schenker
O álbum dos Rolling Stones que é melhor do que o "Sgt. Peppers", segundo Frank Zappa
Cinco bandas de heavy metal que possuem líderes incontestáveis
Regis Tadeu elege os melhores discos internacionais lançados em 2025
Fabio Lione anuncia turnê pelo Brasil com 25 shows
Ritchie Blackmore aponta os piores músicos para trabalhar; "sempre alto demais"
A primeira e a última grande banda de rock da história, segundo Bob Dylan
Shows não pagam as contas? "Vendemos camisetas para sobreviver", conta Gary Holt
O músico que Ritchie Blackmore considera "entediante e muito difícil de tocar"
Os 50 melhores álbuns de 2025 segundo a Metal Hammer
Desmistificando algumas "verdades absolutas" sobre o Dream Theater - que não são tão verdadeiras
O clássico absoluto do Black Sabbath que o jovem Steve Harris tinha dificuldade para tocar

A piada de Humberto Gessinger sobre Porto Alegre que muitos acharam bairrista
A expressão artística que Humberto Gessinger acha covardia: "Não tenho paciência"
O clássico que Engenheiros do Hawaii gravou errado e ouviu do produtor: "Estamos F*!"
O trecho de hit do Engenheiros que banda faz homenagem às avessas a Humberto Gessinger
O comportamento de Nando Reis que fez Titãs e Engenheiros do Hawaii se afastarem de vez


