Mike Mangini foi elogiado por Mike Portnoy meses antes de o substituir no Dream Theater
Por Mateus Ribeiro
Postado em 30 de maio de 2024
A banda norte-americana de Metal Progressivo passou por poucas mudanças de formação ao longo de sua brilhante carreira, iniciada em 1985. A mais marcante, sem sombra de dúvidas, aconteceu em 2010, quando o baterista, compositor e membro fundador Mike Portnoy saiu do grupo e foi substituído alguns meses depois por Mike Mangini.
Dream Theater - Mais Novidades
Em junho de 2010, cerca de 3 meses antes de anunciar que estava fora do Dream Theater, Mike Portnoy curiosamente elogiou Mike Mangini durante uma entrevista, que foi conduzida por leitores do site Music Radar. Uma das pessoas que enviou perguntas a Portnoy questionou se existia algum baterista que ele não conseguia imitar.
"Essa é uma boa pergunta. Não sei. Qualquer baterista que tenha sido uma grande influência para mim, eu sempre fui capaz de reproduzir o que eles fazem e criar uma versão simulada de seu estilo - até certo ponto. John Bonham, Keith Moon, Ringo [Starr], Neil Peart - toquei suas músicas em todas as minhas bandas de tributo. (...) Conheço os estilos deles e, quando toquei suas partes nessas bandas de tributo, consegui reproduzi-las de forma respeitosa e um tanto autêntica.
Há outros bateristas: Terry Bozzio é um dos meus favoritos, e sinto uma forte presença de seu estilo em mim. Por mais que as pessoas gostem de criticá-lo e odiá-lo, Lars Ulrich é ótimo - há muito dele no que eu faço. Stewart Copeland também - adoro imitar o que ele faz", relatou Portnoy, que elogiou o baterista que viria a ser o seu substituto.
"Alguém que eu não consiga reproduzir? Não sei. Talvez alguns dos caras super, super técnicos como Thomas Lang, Virgil Donati e Mike Mangini - eles fazem coisas que eu fisicamente não consigo fazer. Mas os bateristas que realmente me influenciaram, estão todos em mim, quer eu goste ou não."
Por ironia do destino (ou não…), Portnoy deixou o Dream Theater e seu lugar foi ocupado por Mike Mangini. Enquanto Mangini fez parte do quinteto, gravou os álbuns "A Dramatic Turn Of Events", "Dream Theater", "The Astonishing", "Distance Over Time" e "A View From The Top Of The World".
O Dream Theater é o lar de Portnoy
Na mesma entrevista acima mencionada, Portnoy afirmou que não deixaria o Dream Theater nem que fosse para assumir as baquetas no Rush ou no Metallica.
"Dream Theater... Acho que eu nunca deixaria o Dream Theater permanentemente. Eu poderia ver o Dream Theater fazendo uma pausa. Ficarei muito feliz em tocar com o Avenged Sevenfold, mas não poderia fazer isso ao invés do Dream Theater. A satisfação que tenho com o Dream Theater... Passei 25 anos construindo a banda e, entre aspas, liderando essa banda, então, nunca poderia realmente deixá-la. É o meu bebê. Mesmo que o Rush ou o Metallica me oferecessem a vaga, eu não poderia deixar o Dream Theater. É um lar para o qual eu sempre preciso voltar."
No fim das contas, Mike Portnoy voltou ao Dream Theater em outubro de 2023, após 13 anos de afastamento. Leia mais sobre o retorno na nota a seguir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Guns N' Roses é adicionado a shows especiais do Aerosmith
O significado de "Don't Look Back in Anger", segundo Noel Gallagher
Lollapalooza Brasil 2027 confirma cast oficial de atrações
Para quem foi escrita "Your Song", um dos maiores clássicos de Elton John
Regis Tadeu aponta o grave erro que o Metallica está cometendo em shows recentes
Os três álbuns do Pink Floyd que Roger Waters não consegue engolir
O que Dee Snider acha da escolha de Sebastian Bach para seu lugar no Twisted Sister
Aerosmith anuncia dois shows em Hollywood com uma série de convidados
Quando Brian May mandou uma mensagem para o Metallica; "Isso aquece meu coração"
A banda que a polícia chamava de "inimiga número um da família brasileira"
Os seis países onde o Iron Maiden fez apenas um show durante toda a carreira
Charlie Benante explica o que o tirou dos shows recentes do Anthrax
Dois discos do Pink Floyd que parecem feitos por bandas diferentes - qual é o melhor?
A banda que "bateu" tão bem quanto o Nirvana, segundo Dave Grohl

Mike Portnoy está de volta ao Dream Theater; leia íntegra do comunicado da banda
Os discos que James LaBrie indica para quem quer conhecer a obra do Dream Theater
10 discos de heavy metal lançados de 1970 a 1993 que são essenciais, segundo o CRH
James LaBrie não imaginou que o Dream Theater pudesse ganhar um Grammy
A opinião de James LaBrie sobre Rob Halford, o Metal God
O álbum definitivo do Dream Theater, na opinião do vocalista James LaBrie
James LaBrie, do Dream Theater, acha que Sebastian Bach tinha uma voz incrível
Mike Portnoy relembra Cliff Burton, baixista que morreu há 40 anos
Como "Leave Home", dos Ramones, mudou a vida do guitarrista Marty Friedman
Como John Petrucci tenta manter a rotina de treinos durante as turnês do Dream Theater
Heavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 1992
Tom Grosset: O mais rápido baterista do mundo segundo o Guinness


