Mike Mangini foi elogiado por Mike Portnoy meses antes de o substituir no Dream Theater
Por Mateus Ribeiro
Postado em 30 de maio de 2024
A banda norte-americana de Metal Progressivo passou por poucas mudanças de formação ao longo de sua brilhante carreira, iniciada em 1985. A mais marcante, sem sombra de dúvidas, aconteceu em 2010, quando o baterista, compositor e membro fundador Mike Portnoy saiu do grupo e foi substituído alguns meses depois por Mike Mangini.
Dream Theater - Mais Novidades
Em junho de 2010, cerca de 3 meses antes de anunciar que estava fora do Dream Theater, Mike Portnoy curiosamente elogiou Mike Mangini durante uma entrevista, que foi conduzida por leitores do site Music Radar. Uma das pessoas que enviou perguntas a Portnoy questionou se existia algum baterista que ele não conseguia imitar.
"Essa é uma boa pergunta. Não sei. Qualquer baterista que tenha sido uma grande influência para mim, eu sempre fui capaz de reproduzir o que eles fazem e criar uma versão simulada de seu estilo - até certo ponto. John Bonham, Keith Moon, Ringo [Starr], Neil Peart - toquei suas músicas em todas as minhas bandas de tributo. (...) Conheço os estilos deles e, quando toquei suas partes nessas bandas de tributo, consegui reproduzi-las de forma respeitosa e um tanto autêntica.
Há outros bateristas: Terry Bozzio é um dos meus favoritos, e sinto uma forte presença de seu estilo em mim. Por mais que as pessoas gostem de criticá-lo e odiá-lo, Lars Ulrich é ótimo - há muito dele no que eu faço. Stewart Copeland também - adoro imitar o que ele faz", relatou Portnoy, que elogiou o baterista que viria a ser o seu substituto.
"Alguém que eu não consiga reproduzir? Não sei. Talvez alguns dos caras super, super técnicos como Thomas Lang, Virgil Donati e Mike Mangini - eles fazem coisas que eu fisicamente não consigo fazer. Mas os bateristas que realmente me influenciaram, estão todos em mim, quer eu goste ou não."
Por ironia do destino (ou não…), Portnoy deixou o Dream Theater e seu lugar foi ocupado por Mike Mangini. Enquanto Mangini fez parte do quinteto, gravou os álbuns "A Dramatic Turn Of Events", "Dream Theater", "The Astonishing", "Distance Over Time" e "A View From The Top Of The World".
O Dream Theater é o lar de Portnoy
Na mesma entrevista acima mencionada, Portnoy afirmou que não deixaria o Dream Theater nem que fosse para assumir as baquetas no Rush ou no Metallica.
"Dream Theater... Acho que eu nunca deixaria o Dream Theater permanentemente. Eu poderia ver o Dream Theater fazendo uma pausa. Ficarei muito feliz em tocar com o Avenged Sevenfold, mas não poderia fazer isso ao invés do Dream Theater. A satisfação que tenho com o Dream Theater... Passei 25 anos construindo a banda e, entre aspas, liderando essa banda, então, nunca poderia realmente deixá-la. É o meu bebê. Mesmo que o Rush ou o Metallica me oferecessem a vaga, eu não poderia deixar o Dream Theater. É um lar para o qual eu sempre preciso voltar."
No fim das contas, Mike Portnoy voltou ao Dream Theater em outubro de 2023, após 13 anos de afastamento. Leia mais sobre o retorno na nota a seguir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O artista que é "a essência do rock", segundo James Hetfield do Metallica
Os 100 melhores álbuns da década de 1980, em lista da Classic Rock
As três músicas punk que Lemmy escolheu entre as maiores de todos os tempos
A obra-prima do Pink Floyd que, para Roger Waters, quase foi arruinada por David Gilmour
Dave Mustaine classifica Teemu Mäntysaari como o guitarrista que sempre procurou
A canção do Iron Maiden que arrepia Bruce Dickinson; "genial"
O músico que intimidou Jimmy Page; "Não conhecia ninguém que tocasse daquele jeito"
A única banda de rock nacional que não virou peça de museu, segundo Regis Tadeu
O melhor disco dos anos 80, segundo a Classic Rock
A música que Ronnie James Dio fez para deixar o Black Sabbath para trás
58 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil em julho
A lenda do rock que Lou Reed odeia: "Pessoa mais sem talento que já ouvi na vida"
A única banda em que Geddy Lee entraria "sem pensar duas vezes"
Nergal anuncia que o Behemoth suspenderá atividades em 2027
A infância cubana que transformou Dave Lombardo em baterista

Mike Portnoy está de volta ao Dream Theater; leia íntegra do comunicado da banda
Mike Portnoy - o melhor baterista de todos os tempos, segundo Edu Falaschi
A curiosa reação de Jordan Rudess ao conhecer o vocalista original do Dream Theater
A opinião de Mike Portnoy sobre o primeiro show da nova baterista do Rush
A melhor música de prog metal lançada a cada ano, de 1985 até 2025
A melhor faixa de "Images and Words", do Dream Theater, segundo o Loudwire
Os 5 álbuns que mais marcaram Bill Hudson, e sua teoria sobre o Stratovarius
Por que "Scenes from a Memory" é o melhor disco do Dream Theater, segundo o Loudwire
Cinco fatos reais do mundo do rock que poderiam ser brincadeiras de 1º de abril
5 discos dos anos 1990 que todo fã de heavy metal deveria ouvir ao menos uma vez


