A música de Bryan Adams com solo equiparável a "Confortably Numb", segundo escritor
Por Gustavo Maiato
Postado em 20 de maio de 2024
As listas de melhores solos de guitarra de todos os tempos costumam conter hits como "Crazy Train" (Ozzy Osbourne), "Stairway to Heaven" (Led Zeppelin) e "Comfortably Numb" (Pink Floyd).
Em entrevista publicada pelo Ultimate Guitar, o escritor Joe Matera, autor do livro "Louder Than Words: Beyond the Backstage Pass", elegeu o solo de "Native Son", de Bryan Adams, como postulante a estar nesse mesmo patamar. O guitarrista da música é Keith Scott.
"Acho que esse solo de guitarra, e vou apostar minha reputação, é um dos maiores solos de guitarra já registrados. Porque em todas as revistas de guitarra quando escrevo sobre os top 10 solos de guitarra de todos os tempos, sempre mencionam 'Stairway to Heaven', 'Comfortably Numb', mas ninguém nunca menciona 'Native Son' de Keith Scott. E acho que esse solo como um guitarrista tem tudo: gosto, melodia, estilo, você nomeia. E acho que é tão subestimado.
Falando sobre o Bryan, ele se inspirou em muitas questões sociais da época. E muitas músicas depois desse período, até 'Reckless' em si, tratavam de amor e coisas do tipo. Então, ele estava observando que naquela época havia mais questões sociais sendo discutidas. Então, ele decidiu escrever algumas músicas que estavam mais conscientes socialmente.
Acho que é puramente corajoso da parte dele ter seguido por esse caminho para fazer algo totalmente diferente em termos de assunto. E acho que é próprio da época. U2, Peter Gabriel e todas essas bandas estavam abordando questões socialmente relevantes. É relevante para o seu tempo."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps