Lançamento para amantes da guitarra: César Ricky and The Band
Por César Ricardo Mendes
Postado em 18 de maio de 2024
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
César Ricky Mendes, é guitarrista e fundador do Tehilim Celtic Rock, banda que faz uma mescla de música celta, rock e folk, que já tem 8 trabalhos gravados. Na banda, além de ser o principal compositor, é responsável pelas guitarras, violões, mandolin, vocal e gaita.
O músico já atuou como sideman de diversos artistas, sendo a maioria da música gospel, principalmente entre os anos de 2002 a 2012. Fez diversas gravações de álbuns e DVDs como músico contratado, produções e workshops sobre música celta e guitarra.
César Ricky, por várias vezes, já foi destaque em revistas como a Guitar Player e Cover Guitarra (que foram descontinuadas no Brasil), entrevistas de TV, podcasts e programas de rádio. Desenvolveu a trilha sonora do documentário de assistência humanitária "Velejando com Deus", em 2015, além de ser contratado para fazer trilhas sonoras do podcast Ensaio Marcado.
Em sua trajetória, por também ser jornalista e consultor de marketing, também trabalhou como assessor de marketing de empresas do ramo musical, como a Explend Amplificadores Valvulados e a White and Green FX, além de prestar assessoria de comunicação para estúdios de gravação (Sensorial Lab, StudioMix, Cia. do Som).
O artista também atuou como repórter musical para a revista Música & Sonorização e para a revista Show Gospel (esse segundo, justamente por sua influência tocando junto à artistas do meio gospel), nesse último, o levando a participar como membro votante do Grammy Latino 2011.
Desde 2011, o foco de César Ricky voltou-se totalmente à sua banda, o Tehilim Celtic Rock. Assim, deixando de lado o trabalho de sideman e músico contratado. A partir desse período, gravou a maioria dos trabalhos do grupo e fizeram apresentações importantes em lugares como o auditório do Museu Felícia Leiner (onde acontece o Festival de Inverno de Campos do Jordão), Senacs, eventos de motoclubes, feiras medievais, faculdades, festas municipais em estados variados, festivais de música celta e pubs (Saint Patrick's Day, Arthur Guinnes Party).
Contudo, o isolamento social por causa da pandemia, em 2020, "freou" a agenda movimentada da banda. Porém, durante essa fase, César Ricky fez a produção musical e gravou as guitarras e violões do álbum de blues do gaitista Adriano Papa (2020). Também, nessa mesma fase, gravou o álbum mais recente de sua banda (Tehilim Celtic Rock), o "Homemade Music", que foi gravado totalmente em seu home studio.
O trabalho mais recente de César Ricky (2023), foi a produção do álbum solo de sua filha mais velha, Rachel M. Mendes: Rainy Day.
Nesse trabalho, o músico assumiu a produção, criou os arranjos, gravou guitarras, violões, baixo e mandolin.
Com uma trajetória longa e muita experiência, ainda assim, "Free Rehearsal" é o primeiro trabalho solo do artista.
Um trabalho que surgiu de maneira muito espontânea, em dois ensaios com os amigos, onde um desses ensaios foi gravado e gerou sete músicas do álbum. As três músicas adicionais (Impulse Band in a Garage of Response 1, 2 e 3), são experimentos do músico gravando em sua própria casa, usando tecnologia Impulse Response.
"Free Rehearsal" não tem o objetivo de ser um álbum transformador no universo da guitarra. Mas apenas um registro de ideias sendo tocadas num momento descontraído com amigos, para mostrar o quanto ainda é muito divertido tocar com outros músicos ao invés de seguir backing tracks.
Para esse trabalho, César Ricky contou com Rodrigo Lisboa (baterista e produtor do álbum), Anderson Mioto (baixo) e Luiz Nogueira (violão).
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps