Performance do Gojira nas Olimpíadas é acusada de incentivar o Satanismo
Por Bruce William
Postado em 30 de julho de 2024
Uma das mais curiosas acusações sofridas pelo Gojira por causa de sua apresentação na abertura dos Jogos Olímpicos realizada na noite de sexta-feira, 26 de julho, é de que a banda teria "Incentivado o Satanismo" durante a performance.
Gojira - Mais Novidades
Para quem não viu, a banda exibiu "Ah! Ça Ira", que é uma canção popular bastante entoada durante a Revolução Francesa, contando com a participação da cantora de ópera Marina Viotti e de várias figuras decapitadas que representavam a Rainha Maria Antonieta. Mas houve quem rotulasse a performance como sendo "satânica", com influencers dizendo coisas como: "Satanistas controlam o ocidente e mostram que adoram o diabo. Não é teoria da conspiração, eles literalmente estão mostrando, vocês são cegos?"
Então, ao ser confrontado sobre as críticas, o vocalista/guitarrista Joseph Duplantier disse: "Não é nada disso. Trata-se da história francesa. É o charme francês, você sabe, pessoas decapitadas, vinho tinto e sangue por toda parte - é romântico, é normal. Não há nada de satânico nisso" respondeu, entre risos, conforme relatou o Blabbermouth.
"A França é um país que fez a separação entre o estado e a religião durante a revolução", prossegue Joseph. "E é algo muito importante, muito querido à fundação da França republicana. Chamamos isso de laïcité"(o conceito mais próximo em português seria o de Secularismo - wikipedia). "É quando o Estado não é mais religioso, portanto é livre em termos de expressão e simbolismo. Tudo se resume a história e fatos. Não olhamos tão de perto para o simbolismo em termos de religião".
Depois, ao ser perguntado se ele e seus colegas do Gojira pensavam muito sobre a responsabilidade de representar o Metal no cenário mundial, Joseph disse: "Eu tento não pensar muito sobre isso porque continuo me surpreendendo" responde, entre risos. "O Comitê Olímpico poderia ter pedido literalmente para qualquer pessoa tocar. Digo bandas como Metallica ou AC/DC que são nomes conhecidos e potências no nosso gênero que todos reverenciamos e são nossos heróis. Nunca nos consideramos a maior banda do mundo que seria digna de tocar nas Olimpíadas ou algo assim. É tão estranho".
Ele revela que foi um desafio mostrar algo original em pleno 2024, quando as pessoas já viram de tudo - "desde a aterrisagem na Lua até o surgimento da Inteligência Artificial" - então a ideia foi mostrar algo novo e que também estivesse relacionado com a França. "E pelo menos da nossa parte, o fato de Metal e Ópera nunca terem sido vistos juntos na TV e na frente de tantas pessoas antes é uma declaração para o país da França, que diz: 'Ei, olha. Ainda estamos ultrapassando os limites no mundo.' Então, parabéns à França por organizar isso".
Por fim, Joseph conta quem escolheu a música "Ah! Ça Ira": "Não fomos nós. Foi a equipe de jovens compositores e designers que decidiu todo o tema. Estávamos no escuro quando se tratava de toda a cerimônia; nos concentramos naquela imagem e naquele momento de Maria Antonieta. Não sabíamos como seria ou como se encaixaria em uma performance completa. Eu não sabia que Lady Gaga ou Celine Dion estariam lá. Fomos na confiança [do Comitê Olímpico], e não tínhamos permissão para dizer ao nosso pessoal o que iríamos fazer. Não sabíamos o que ia acontecer. Apenas fazíamos reuniões com o compositor da cerimônia olímpica, Victor le Masne. Ele nos deu um prazo e uma linha pra gente seguir, e então fomos e fizemos a nossa parte".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A maior banda de rock de todos os tempos, segundo Mick Fleetwood
"Esse disco acabou com minha paixão pelo heavy metal": Sergio Martins revisita clássico
Ex-Manowar, guitarrista Ross The Boss é diagnosticado com Esclerose Lateral Amiotrófica
Eluveitie e Twisted Sister pediram para se apresentar no Bangers Open Air 2027
Como Ringo Starr, Isaac Azimov e Lúcifer inspiraram um dos maiores solos de bateria do rock
O dia que James Hetfield deixou Dave Mustaine na mão em briga
O cantor que John Lennon achava fraco, mas conquistou o Brasil no Rock in Rio
O álbum "esquecido" do Black Sabbath que merecia mais crédito, segundo Tony Iommi
A pior faixa de "Black Album", de acordo com o Heavy Consequence
O baterista que é um "músico bom em banda ruim", segundo Regis Tadeu
O guitarrista brasileiro que ouviu a real de produtor: "Seu timbre e sua mão não são bons"
A "banda definitiva" do heavy metal, segundo Lars Ulrich, do Metallica
Para Gary Holt, Paul Baloff é o maior frontman da história do thrash metal
Por que "Welcome Home (Sanitarium)" é a pior faixa de "Master of Puppets", segundo site
A música que deixou Ritchie Blackmore sem reação em 1970; "um som grande, pesado"
Regis Tadeu explica sucesso do Metallica: "Sem isso, ainda estariam no patamar do Megadeth"
A reação de Ozzy após Steve Vai apontar desafinação no 1° álbum do Black Sabbath


O Heavy Metal grita o que a Psicanálise tentou explicar
31 discos de rock e heavy metal que completam 10 anos em 2026
Joe Duplantier aponta o Mastodon como uma de suas bandas favoritas de todos os tempos
2003: grandes álbuns de heavy metal lançados em um ano repleto de grandes lançamentos



