O curioso "teste" que Tony Martin fez para entrar no Black Sabbath
Por Mateus Ribeiro
Postado em 25 de julho de 2024
O cidadão inglês Anthony Philip Harford, mais conhecido como Tony Martin, é um dos habitantes do Planeta Terra que teve a honra de ser vocalista do Black Sabbath, grupo considerado o fundador do Heavy Metal. Tony Martin teve duas passagens pelo Black Sabbath, e enquanto foi integrante da banda liderada por Tony Iommi, gravou cinco discos de estúdio.
A primeira passagem de Tony Martin pelo Black Sabbath se iniciou na metade da década de 1980, quando Tony Iommi procurava um substituto para a vaga do talentoso Glenn Hughes, que estava causando alguns problemas. Albert Chapman, empresário de Martin, havia trabalhado com o Sabbath nos anos 1970 e colocou o cantor no radar de Tony Iommi.
Black Sabbath - Mais Novidades

"Não sei quais eram esses problemas. Tudo o que me lembro é que Albert disse: 'Eu o coloquei para esse trabalho. Você está interessado?’. Eu respondi: ‘O quê?!’. Eu não conseguia cantar como Glenn Hughes - ninguém consegue. Mas eles [o Sabbath] me colocaram em modo de espera. E isso me assustou muito. No final, os problemas com Glenn foram resolvidos e eles lançaram o álbum ‘Seventh Star’", contou Tony Martin, em uma entrevista concedida à Classic Rock.
"Não pensei mais nisso, porém, mais tarde, Albert ligou de volta e perguntou: 'Você quer tentar com os caras?’. Pensei: 'P*ta que pariu, isso é um pouco louco'. Mas ele estava falando sério", acrescentou Martin.
Então, um belo dia Chapman ligou para Martin e convidou o cantor para um passeio, que teve como destino final a casa de Tony Iommi. "Então, paramos em uma casa, Albert bate na porta da frente e quando a porta é aberta, lá está Tony Iommi (...). Tudo tinha sido um pouco secreto", relembrou Martin, que em pouco tempo, se tornou o novo frontman do Black Sabbath.
"Fui convidado para cantar ‘The Shining’, que se tornou a música de abertura do ‘The Eternal Idol’, e imediatamente me disseram: 'Você conseguiu o trabalho’. Mas antes de absorver, eles acrescentaram: ‘O álbum tem que ser concluído em sete dias’. Minha resposta foi: ‘Ok, vou tentar.’ E essa foi minha introdução ao Black Sabbath", contou Tony Martin, que além de "The Eternal Idol" (1987), gravou "Headless Cross" (1989), "Tyr" (1990), "Cross Purposes" (1994) e "Forbidden" (1995).
Apesar de ter feito um bom trabalho enquanto foi vocalista do Black Sabbath, Tony Martin foi demitido em duas oportunidades: em 1991, quando Iommi promoveu o retorno de Ronnie James Dio, e em 1997, quando o lendário Ozzy Osbourne voltou a integrar o quarteto.
Tony Martin é o segundo vocalista que mais gravou discos do Sabbath (5), atrás apenas de Ozzy Osbourne (9). Para conferir algumas músicas que o subestimado Tony Martin gravou durante suas passagens pelo Black Sabbath, acesse a nota a seguir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Divulgados os valores dos ingressos para o Monsters of Rock 2026
A banda que serviu de inspiração para o Eagles: "Até os Beatles curtiam o som deles"
Não é "Stairway" o hino que define o "Led Zeppelin IV", segundo Robert Plant
Quem são os músicos que estão na formação do AC/DC que vem ao Brasil
Por que o Kid Abelha não deve voltar como os Titãs, segundo Paula Toller
A capa do Iron Maiden que traz nove bandeiras de países envolvidos na Guerra Fria
Aos 74 anos, David Coverdale anuncia aposentadoria e diz que "é hora de encerrar"
Por que versão do Megadeth para "Ride the Lightning" não é um cover, de acordo com Dave Mustaine
A melhor gravação de bateria de todos os tempos, segundo Phil Collins
Halestorm é anunciada como atração do Monsters of Rock 2026
Lynyrd Skynyrd é confirmado como uma das atrações do Monsters of Rock
O pior disco de cada banda do Big Four do thrash, segundo Mateus Ribeiro
Ronnie James Dio não era o maior fã do Black Sabbath, admite Wendy Dio
A banda lendária que apresentou Tom Morello ao "Espírito Santo do rock and roll"
O clássico do metal oitentista inspirado em Toto, desastre do Titanic e Monsters of Rock

O álbum que metade do Black Sabbath concordava ser o pior da banda
O desabafo dos Osbourne contra Roger Waters; "Merda faz flores crescerem"
Os 25 melhores álbuns do metal britânico, segundo o RYM
A maior lenda do rock de todos os tempos, segundo Geezer Butler do Black Sabbath
A banda com quem Ronnie James Dio jamais tocaria de novo; "não fazia mais sentido pra mim"
Os dois maiores bateristas de todos os tempos para Lars Ulrich, do Metallica
Viúva de Ronnie James Dio afirma que ficou feliz com último show de Ozzy Osbourne
A reação de Ozzy Osbourne ao cover de "War Pigs" gravado pelo Judas Priest, segundo Rob Halford
Sabbath hesitou em gravar "Paranoid" devido à semelhança com música do Led Zeppelin
Nem Vanusa, nem John Entwistle: a possível verdadeira origem de "Sabbath Bloody Sabbath"


