Ace Frehley revela quem deu a Paul Stanley a ideia de pintar uma estrela no olho no Kiss
Por André Garcia
Postado em 24 de agosto de 2024
Após o rock expandir seus horizontes além do infinito em 1967, com bandas como Beatles, Jimi Hendrix, Pink Floyd, The Doors e Velvet Underground, o mundo nunca mais foi o mesmo. Com a consolidação do gênero, finalmente reconhecido como música de qualidade, nos anos seguintes uma nova geração surgiu sentindo a necessidade de adotar uma marca pessoal forte para se diferenciar dos demais.
Dessa forma, no começo dos anos 70 Kiss, Alice Cooper, David Bowie (e Secos & Molhados) foram todos na mesma direção de usar maquiagem (cada um à sua maneira) para se destacar. As pinturas faciais criadas pelo Kiss transcenderam a música e estão entre as imagens icônicas da cultura pop do século passado.
Um verdadeiro fenômeno pop, deram origem a inúmeros (e inusitados) merchandising — explorar a banda como uma marca hoje é praxe, mas eles foram pioneiros na década de 70.
Em recente entrevista Ace contou que a maquiagem de estrela de Paul Stanley foi uma sugestão dele. No podcast Guitar Tales, de Dave Cohen, entre outras coisas ele falou sobre as saudosas séries de ficção científica dos anos 50 e 60, que ele era fanático quando moleque. Não por acaso ao se juntar ao Kiss ele escolheu a maquiagem e fantasia justamente de homem do espaço.
A seguir, ele revelou ter sido sugestão dele que Paul Stanley pintasse uma estrela em seu olho:
"Pouquíssimas pessoas sabem disso — [Paul e Gene] provavelmente vão negar —, mas quando a gente tocava no Daisy, o clube em Long Island onde fizemos nossas maquiagens [...] "Cada um escolheu um personagem: Peter era fascinado por gatos; Gene gostava de filmes de terror; eu gostava de ficção científica; e Paul... era o frontman, o amante... sei lá."
"A maquiagem de Gene ficou ótima, Peter precisou de uma ajuda. [Paul Stanley] pintou a cara de branco e passou batom vermelho, mas fez um círculo ao redor do olho. Parecia aquele cachorro d'Os Batutinhas. Acabou que disse a Paul: 'Por que ao invés do círculo você não faz uma estrela? Vai ficar mais legal.' Ele curtiu a ideia, mas nunca recebi créditos por isso, ele nunca falou isso em entrevista, e é capaz de que negue se alguém perguntar hoje em dia."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps