A sacada que o Iron Maiden pode ter para setlist de turnê de 50 anos
Por Igor Miranda
Postado em 24 de setembro de 2024
O canal de YouTube do site IgorMiranda.com.br publicou vídeo a respeito da "Run for Your Lives", turnê em que o Iron Maiden irá celebrar seus 50 anos de atividade. A filmagem conta com participação do jornalista Marcelo Vieira.
Ao confirmar as datas, a banda também anunciou que o repertório da tour abordará apenas os nove primeiros álbuns de estúdio. Ou seja: desde o trabalho homônimo de estreia, lançado em 1980, até "Fear of the Dark", de 1992.
Entre fãs mais atentos, porém, surgiu o questionamento: esta já não é a base dos setlists da maior parte das turnês? Ainda que esteja fazendo algo diferente com a atual "The Future Past" - focando em "Senjutsu" (2021) e "Somewhere in Time" (1986) -, o corriqueiro é que o grupo já priorize os discos contemplados pela "Run for Your Lives". Eles, por outro lado, não costumam escolher tantos "lados B" para suas performances ao vivo.
Em seu comentário, o jornalista Igor Miranda destaca uma ideia que o Maiden pode ter para não se repetir demais, considerando que a banda não deverá inovar demais em suas escolhas.
"Acho que eles têm consciência de que esse tema já foi explorado por eles no passado e que esses álbuns estão permeando o repertório há muito tempo. Então, acho que eles vão fazer muito mais um lance conceitual, talvez contar uma história, mais ou menos ali o que eles tentaram fazer com a 'Legacy of the Beast Tour': tentar contar uma história através dos telões e tal, fazer uma coisa meio que percorrendo o caminho, quem sabe até tocar as músicas em ordem cronológica."
Quais poderiam - mas não devem - entrar no setlist do Iron Maiden
Por sua vez, Marcelo Vieira apontou algumas canções menos lembradas que poderiam - mas certamente não devem - ser tocadas na turnê. Ele diz:
"O repertório do Iron Maiden já se ancora basicamente nesses discos, nessa fase clássica - e eu não digo nem dos nove primeiros álbuns, mas dos álbuns até o 'Seventh Son', que são os sete primeiros. [...] Como fã, ia adorar ver alguns lados B sendo tocados, tipo 'Flash of the Blade', 'Judas Be My Guide', que, para mim, é a grande música do 'Fear of the Dark'. [...] No 'Piece of Mind', o lado B do vinil tem várias possibilidades, né? 'Still Life', 'To Tame a Land', são músicas que caberiam muito bem no setlist. 'Total Eclipse' do 'The Number of the Beast'. Se o Iron Maiden resolvesse apostar nisso, ia surpreender, mas acho que eles vão jogar no seguro, em 'Hallowed Be Thy Name', 'The Number of the Beast', 'Run to the Hills', 'Iron Maiden', óbvio."
Assista abaixo ao trecho em que o assunto é comentado, inclusive com outros detalhes além dos que são apresentados no texto acima.
Confira também a transmissão original completa, trazendo comentários sobre outros assuntos como a volta de David Gilmour aos palcos, críticas da mãe de Chester Bennington à volta do Linkin Park, entre outros.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps