"Eu acho que tudo tem um fim, tudo tem ciclos", afirma Andreas Kisser
Por Mateus Ribeiro
Postado em 10 de setembro de 2024
A lendária banda Sepultura anunciou que encerrará suas atividades após o fim da turnê "Celebrating Lig-fe Through Death". O fim do Sepultura foi o principal assunto da entrevista que o guitarrista Andreas Kisser concedeu ao jornal Folha de São Paulo.
Sepultura - Mais Novidades
"Acho que não tem um motivo só. Eu acho que tudo tem um fim, tudo tem ciclos", disse Andreas, que afirmou que o fim foi uma decisão consciente. "Eu acho que é um privilégio você poder fazer essa decisão consciente, em paz com a gente mesmo. São 40 anos de história né? No melhor momento da banda, com um disco forte como o ‘Quadra’. Sobrevivemos a uma pandemia.
Não tem nenhum fator externo, uma briga ou alguma coisa que faça a banda acabar. É uma escolha nossa. Quem pode fazer isso, né? Pouca gente pode fazer isso, de escolher (...). Mas me sinto também ainda jovem o suficiente e motivado pra começar outros projetos", acrescentou o guitarrista, que também falou sobre o período mais turbulento da história do Sepultura: a saída de Max Cavalera, ocorrida em dezembro de 1996.
"Cara, eu nunca pensei nesse aspecto do que perdi ou o que ganhar. Porque (...) você pode fazer ‘Refuse/Resist’, pode fazer ‘Territory’, ‘Roots’, ok. Entre aspas, qualquer um pode fazer. Já tá feito, já tá gravado, já tá direcionado, já tem a letra. Mas com o Derrick não, a gente começou do zero (...). Primeiro, o cara não necessariamente teria que tocar guitarra, só porque o Max tocava. Tanto é que o Derrick não toca guitarra. No começo ele até tocava um pouco, uma música ou outra, mas não era a dele.
Não faz sentido essa coisa de perda e reposição. Se você tá no sentido de perder (...), cara você vai tá sempre querendo colocar um negocinho ali em relação ao Max, que não tá mais ali. Então, nós não perdemos nada. E perdemos tudo. E dali a gente começou do zero."
Para ver a entrevista completa, acesse o player abaixo.
A "Celebrating Through Death" marca o fim das atividades do Sepultura, grupo que foi fundado nos anos 1980 pelos irmãos Max e Iggor Cavalera. Leia mais sobre o fim do grupo na nota a seguir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do rock que mostra por que é importante ler a letra de uma música
A sincera opinião de Pitty sobre Guns N' Roses, System of a Down e Evanescence
O guitarrista favorito de todos os tempos de James Hetfield do Metallica
Os 5 álbuns de rock que todo mundo deve ouvir pelo menos uma vez, segundo Lobão
Bruce Dickinson relembra o teste "estranho" que fez para entrar no Iron Maiden
"Até quando esse cara vai aguentar?" O veterano que até hoje impressiona James Hetfield
Para Geezer Butler, "13" não foi um álbum genuíno do Black Sabbath
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo Joe Perry do Aerosmith
Peter Criss não escreveu "Beth" e bateria não é instrumento musical, diz Gene Simmons
A melhor música de heavy metal de cada ano da década de 1980, segundo a Loudwire
O ícone do heavy metal que foi traficante e andava armado no início da carreira
Fã de treinos de perna, Nita Strauss fala sobre sua dificuldade com a barra fixa
Rob Halford, o Metal God, celebra 40 anos de sobriedade
O disco de thrash metal gravado por banda brasileira que mexeu com a cabeça de Regis Tadeu
Sepultura anuncia turnê mundial de despedida; veja os detalhes
O primeiro encontro de Max Cavalera com Lemmy Kilmister - que não foi dos mais amigáveis
A lenda do metal nacional cujo apelido veio após arrancarem suas calças
O álbum dos Titãs que foi entregue a Mike Patton do Faith No More na casa de Max Cavalera
O que Max Cavalera não gostava sobre os mineiros, segundo ex-roadie do Sepultura
A música do Motörhead que marcou Derrick Green, vocalista do Sepultura
Max, Andreas, Fernanda e Prika falam sobre Lemmy; "Esse cara fuma 40 cigarros de uma vez?!"
O disco de hip-hop que fez a cabeça dos irmãos Cavalera nos anos 80
Site americano aponta curiosa semelhança entre Sepultura e Opeth que poucos notaram
Morre o técnico de som "Macarrão", que trabalhou com Raimundos, Sepultura, Mamonas e outros
Metal: A escola de marketing que ninguém te contou
O dia que Kurt Cobain ligou para Max Cavalera para saber onde poderia descolar drogas
A ideia genial de Andreas Kisser para dar nova vida aos ensaios chatos do Sepultura


