Vocalista do Hammerfall diz que Heavy Metal é atemporal e que o Hair Metal "matou tudo"
Por Mateus Ribeiro
Postado em 08 de outubro de 2024
O músico sueco Joacim Cans, vocalista da banda de Heavy Metal Hammerfall, concedeu entrevista a Robin Hignell, apresentador do canal FaceCulture. Joacim falou, entre outros assuntos, sobre a popularidade duradoura do Heavy Metal, estilo musical que existe há mais de meio século.
Hammerfall - Mais Novidades
"A música heavy metal é uma música atemporal. O heavy metal, para mim, representa qualidade. Não tudo, é claro, mas o núcleo - eu diria que o núcleo das bandas de metal. Depois, é claro, tivemos o movimento hair metal que meio que matou tudo no final dos anos 80.
Mas acho que o heavy metal precisava de uma pequena pausa para se reinventar e voltar com a essência do que é a música heavy metal. E acho que continuamos assim desde o final dos anos 90. Quero dizer, os anos 80 não foram nem 10 anos - não foram nem uma década. Os anos 80, dos quais estamos falando, foram apenas alguns anos. Depois, tudo mudou.
O retorno do heavy metal vem ocorrendo há 25 anos e ainda é muito sólido porque não nos misturamos. O heavy metal é isso. Se quiser tocar outra coisa, bem, então pode tocar esse subgênero. Porque há muitos subgêneros agora. Nos anos 80, que tipo de subgêneros havia? Havia o hard rock, o heavy metal, o thrash metal... O death metal surgiu, mas isso foi um pouco antes. O nome, o gênero black metal foi inventado, mas o som veio depois. O Venom inventou o nome, mas eu diria que talvez uma banda como o Bathory tenha inventado o som. E para mim, que cresci com o metal, essa é a música que me marcou na adolescência, e é a música que me traz lembranças, boas e ruins", afirmou Joacim (via Blabbermouth).
Na mesma entrevista, Joacim falou sobre a grande quantidade de discos que chega aos ouvidos dos headbangers nos dias atuais: "Eu não diria que estou tão ansioso quanto antes para encontrar novos álbuns para ouvir. Na verdade, há muitos álbuns sendo lançados hoje em dia, então é muito difícil encontrar. Eu vivia na loja de discos quando era criança. Toda semana eu estava lá, examinando todos os novos lançamentos. E não eram muitos lançamentos, para ser sincero, se compararmos com os dias de hoje. Porque acho que o problema é que a fase da demo não existe mais. As pessoas não gravam demos; elas gravam álbuns para o Spotify (...).
Portanto, seja um pouco cauteloso, tenha cuidado. Só porque você tem uma música que já foi gravada, não precisa divulgá-la, porque quem vai encontrá-la? Isso não vai fazer diferença".
O trabalho mais recente do Hammerfall é o álbum "Avenge The Fallen", lançado em agosto de 2024.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Monsters of Rock confirma as 7 atrações da edição de 2026 do festival
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
O guitarrista que Jimmy Page admitiu estar fora de seu alcance: "Não consigo tocar"
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
A música de amor - carregada de ódio - que se tornou um clássico dos anos 2000
Brian May escolhe os três maiores solos de guitarra de todos os tempos
O Melhor Álbum de Hard Rock de Cada Ano da Década de 1980
Os cinco maiores bateristas de todos os tempos, segundo Dave Grohl
As quatro músicas do Metallica que James Hetfield considera suas favoritas
A banda clássica que poderia ter sido maior: "Influenciamos Led Zeppelin e Deep Purple"
Evanescence anuncia turnê mundial para 2026
Roger Waters presta homenagem a Marielle Franco em nova faixa
O melhor baterista dos últimos 10 anos, segundo Lars Ulrich do Metallica
5 álbuns de estreia lançados em 2025 que merecem ser conferidos
Os três estados brasileiros em que Humberto Gessinger é maior, segundo ex-membro
Hammerfall lança "Avenge The Fallen", seu novo disco de estúdio
Por que o Hammerfall é banda jovem mesmo na ativa há 30 anos, segundo Joacim Cans


