O disco do Dream Theater que Mike Portnoy considera pesado, sombrio e extremo
Por Mateus Ribeiro
Postado em 28 de novembro de 2024
Maior nome do Metal Progressivo, o Dream Theater possui uma discografia de respeito, composta por álbuns que mesclam peso, melodia e muita técnica. Um desses trabalhos é "Black Clouds & Silver Linings" (2009), décimo registro de estúdio do quinteto norte-americano.
Sucessor de "Systematic Chaos" (2007), "Black Clouds & Silver Linings" é o álbum que encerra a primeira passagem de Mike Portnoy pelo Dream Theater. De acordo com nota publicada no site oficial do grupo, as letras das faixas "foram escritas por John Petrucci [guitarra] e Mike Portnoy [bateria], e todas, com exceção de uma, dizem respeito a experiências pessoais sobre momentos perturbadores ou difíceis de suas vidas".
Dream Theater - Mais Novidades

"A Nightmare to Remember", faixa que abre "Black Clouds & Silver Linings", narra um acidente que quase matou os membros da família de Petrucci. A tocante "The Best of Times", por sua vez, é uma homenagem de Portnoy ao seu pai, Howard, falecido em janeiro de 2009. Já a épica "The Count of Tuscany" conta a curiosa aventura que o guitarrista do Dream Theater vivenciou na Itália.
"Black Clouds & Silver Linings" foi tema de entrevista que Portnoy concedeu à Metal Hammer em 2009. Na ocasião, o talentoso baterista/compositor descreveu o trabalho acima citado.
"É um álbum extremo, em termos de seu conteúdo metálico (...). Esse é um álbum sombrio, pesado e de sonoridade contemporânea. Se manteria firme ao lado de qualquer lançamento de metal Moderno - Slipknot, Trivium... quem quer que seja - mas, em termos de composição, a velha mentalidade do Dream Theater ainda brilha."
Quinze anos depois do lançamento de "Black Clouds & Silver Linings", Mike Portnoy está de volta ao Dream Theater. Ele e seus parceiros estão fazendo os shows da tour que celebra as quatro décadas de existência do grupo. Curiosamente, nenhuma das faixas de "Black Clouds…" consta no setlist da turnê.
O próximo disco de estúdio do Dream Theater é "Parasomnia". Com lançamento programado para fevereiro de 2025, o trabalho é o sucessor de "A View from the Top of the World" (2021).
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música que o Black Sabbath escreveu para "A Hora do Pesadelo 3"
A banda em que Matt Sorum mais gostou de tocar (não foi o Guns N' Roses)
12 bandas de rock que contam com apenas um membro original na formação
O músico que mudou o som do Scorpions; "vamos tornar essa porra pesada novamente"
Dois discos do Pink Floyd que parecem feitos por bandas diferentes - qual é o melhor?
Registro perdido do Black Sabbath de 1970 reaparece com versão impressionante de clássico
Nos 40 anos de "Reign in Blood" (Slayer), Dave Lombardo celebra o álbum
"Se o Rádio Não Toca", o raro registro ao vivo de Raul Seixas que ganhou edição definitiva
Tobias Forge (Ghost) reativa sua banda de death metal, Repugnant
O trabalho do Metallica que James Hetfield admite que não funciona bem ao vivo
A música do AC/DC que ensinou Kurt Cobain o suficiente para começar a compor
Do início caótico ao último álbum, a discografia do Megadeth comentada por Mateus Ribeiro
"Civil war" do Guns N' Roses, uma profunda música de protesto
Rockstar Games divulga rádio de GTA 6 com Kerry King e Tom Araya
Os melhores álbuns de melodic death metal dos anos 90, segundo o Loudwire



As músicas do Dream Theater que "tocam profundamente" o vocalista James LaBrie
Os discos que James LaBrie indica para quem quer conhecer a obra do Dream Theater
10 discos de heavy metal lançados de 1970 a 1993 que são essenciais, segundo o CRH
James LaBrie não imaginou que o Dream Theater pudesse ganhar um Grammy
A opinião de James LaBrie sobre Rob Halford, o Metal God
O álbum definitivo do Dream Theater, na opinião do vocalista James LaBrie
James LaBrie, do Dream Theater, acha que Sebastian Bach tinha uma voz incrível
Mike Portnoy relembra Cliff Burton, baixista que morreu há 40 anos
Como "Leave Home", dos Ramones, mudou a vida do guitarrista Marty Friedman
Steve Morse escolhe o maior guitarrista do mundo na atualidade
A música pesada e direta do Dream Theater que é "curta" e acabou virando "hit"


