Guitarrista original do Thin Lizzy explica decisão de regravar músicas para um novo álbum
Por Ricardo Bellucci
Postado em 05 de novembro de 2024
O Thin Lizzy não é apenas uma banda, é um marco mítico do rock and roll, uma referência para muitos fãs e músicos de outras bandas, de diferentes gerações. A banda decidiu retornar, e seu retorno se dá de forma espetacular. A banda lançará em breve um novo álbum intitulado "Acoustic Sessions", com versões acústicas inéditas de suas primeiras faixas de sucesso. As faixas retrabalhadas, "buriladas" e "polidas", são originários dos três primeiros álbuns da banda, feitos para a gravadora Decca Records: "Thin Lizzy", "Shades of a Blue Orphanage" e "Vagabonds of the Western World".

As adaptações foram feitas sem enfeites ou firulas, das faixas originais para violão e também contarão com uma adição interessante: vocais originais e inéditos do falecido vocalista Phil Lynott , combinados com novas partes de guitarra do membro fundador, Eric Bell. Falando ao Guitar Player sobre o projeto, Eric Bell observou que muitas das músicas começaram a ser compostas como faixas acústicas.
"Lembro-me de gravar 'Eire' do nosso álbum de estreia, 'Thin Lizzy', em 1971. Eu escrevi a parte principal da guitarra em primeiro lugar no violão acústico e então a construímos a partir daí. Toquei no violão de 12 cordas durante toda a faixa e introduzi a guitarra elétrica por cima. Isso foi útil no estúdio em Belfast recentemente, onde gravamos novas partes de guitarra para nos permitir criar novas versões acústicas do Thin Lizzy de algumas de nossas músicas favoritas, recriando aquelas partes acústicas originais e adicionando os vocais que Philip fez naquele dia e aquelas partes originais de bateria que Brian [Downey] criou nas sessões de gravação originais."
"Acoustic Sessions" foi uma ideia do produtor Richard Whittaker, que remixou "Vagabonds of the Western World", de 1973, para seu lançamento superdeluxe do 50º aniversário em 2023. Enquanto olhava as gravações, a ideia de refazê-las em um formato acústico foi se formando em sua mente.
"Tradicionalmente, compositores e bandas têm usado instrumentos acústicos 'polirrítmicos' como piano ou violão para demos ou então para esboçar suas ideias", disse Whittaker. "Na maioria dos casos, essas partes são substituídas conforme o processo de produção se desenvolve, mas, ocasionalmente, esses elementos principais sobrevivem e permanecem intactos. Eu encontrei isso durante o projeto 'Vagabonds'. Depois de peneirar todas as gravações da Decca, apresentei uma lista de ideias. No entanto, na maioria dos casos, desenvolvimento e material adicionais eram necessários. Então, os caras da gravadora abordaram Eric, que ficou muito feliz em se envolver com o projeto, e entre nós, acho que fizemos algo realmente único e especial."
O lançamento de "Acoustic Sessions" está previsto para 24 de janeiro de 2025, pela Decca Records.
Fonte: Ultimate Guitar
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A opinião de Ronnie James Dio sobre Bruce Dickinson e o Iron Maiden
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo Corey Taylor do Slipknot
Ouça "Body Down", primeira música do projeto Stanley Simmons
Os 11 melhores álbuns de rock progressivo conceituais da história, segundo a Loudwire
Graspop Metal Meeting terá 128 bandas em 4 dias de shows na edição de 2026 do festival
A lendária guitarra inspirada em Jimmy Page, Jeff Beck e Eric Clapton que sumiu por 44 anos
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
Após negócio de 600 milhões, Slipknot adia álbum experimental prometido para esse ano
Os dois bateristas que George Martin dizia que Ringo Starr não conseguiria igualar
Regis Tadeu indica disco "perfeito" para uma road trip: "Todo mundo detesta, mas é bom"
O improviso do Deep Purple após noite inteira de farra que virou canção clássica
Megadeth anuncia show em país onde nunca tocou
Ouça "Nothin'" e "Atlas", novas músicas do Guns N' Roses
O defeito muito grave dos baixistas de heavy metal na opinião de John Entwistle
A banda clássica que poderia ter sido maior: "Influenciamos Led Zeppelin e Deep Purple"


A música que impediu o Thin Lizzy de desaparecer de vez; "a gente não fazia a menor ideia"
O cover que o Megadeth cogitou gravar na década de 90, mas só lançou em 2013


