Membro do Grateful Dead diz ter sido visitado por fantasma do lendário Jerry Garcia
Por André Garcia
Postado em 01 de novembro de 2024
Esta matéria está sendo escrita em 31 de outubro — o dia das bruxas. Nada melhor então que uma história de fantasma de rockstar: o de Jerry Garcia.
Grateful Dead foi uma das bandas mais divisórias do rock: ao mesmo tempo que teve uma fanbase lendariamente devotada, sempre foi também referenciado como sinônimo de chatice. Sabe os memes do Engenheiros do Hawaii como sinônimo de coisa chata? Nos anos 60 e 70 era o Grateful Dead com seu folk rock bicho grilo que por vezes se tornava… introspectivo até demais, digamos assim.
Grateful Dead - Mais Novidades
A banda era personificada por seu frontman Jerry Garcia — ícone da contra cultura, assim como Bob Dylan (que inclusive gravou um álbum ao vivo com eles nos anos 80) — tanto quanto o Motörhead era personificado por Lemmy Kilmister.
O Dead ficou marcado também por um dos maiores duos de guitarra do rock americano: Jerry Garcia e Bob Weir. Embora fora dos palcos nem sempre se dessem bem, tocando eles eram como irmãos pelo fato de que Bob melhor que ninguém tocava em função de Jerry para que ele pudesse brilhar.
O vínculo psíquico desenvolvido pela dupla era tão profundo que Weir contou ter sido visitado pelo fantasma de Garcia em um sonho no dia em que ele morreu, em 1995. O lendário guitarrista possuía uma lista extensa de graves problemas de saúde e as pessoas próximas a ele já estavam cientes de que o óbito era questão de tempo.
"Eu tinha acabado de sair da cama [quando fiquei sabendo da morte de Jerry Garcia]", contou Bob Weir, conforme publicado pela Far Out Magazine. A gente já sabia que ele estava nas últimas. Todos nós [da banda] nos reunimos. Eu peguei um avião na manhã seguinte e todos nós nos reunimos naquela noite."
Eles se reuniram para dar adeus ao colega brindando à sua memória, mas Bob assegurou de que não houve "choro", porque eles estavam convictos de que aquilo deixaria Garcia "puto".
Weir, que estava hospedado em New Hampshire, onde faria um show no dia seguinte, naquela noite sonhou que estava andando pelos bastidores de um clube entre uma música e outra. Aí ele achou uma lata de tinta "muito grudenta, pegajosa e horrível", derramou em cima dele e começou a "sacanear as pessoas" sujando elas também."
Foi então que ele se deparou com Jerry Garcia: "Ele estava esplêndido! O cabelo dele estava preto de novo, e ele estava com uma capa de veludo." Após tentar sujar o fantasma com a tinta, ele mudou de semblante e ficou pensativo.
"Ele tinha um olhar intenso. Ele olhou diretamente para mim, depois olhou através de mim, e então me atravessou. Jerry veio até mim muito diretamente naquela noite."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps