A música do Van Halen que fez Eddie se tornar o compositor principal
Por João Renato Alves
Postado em 25 de dezembro de 2024
O primeiro álbum do Van Halen é considerado, com justiça, uma das melhores estreias da história do rock. Foi ali que a genialidade de Eddie Van Halen começou a revolucionar a maneira de se tocar guitarra, influenciando todas as gerações posteriores. Mas o saudoso artista também mostrou que podia ser um compositor além de um instrumentista exibicionista.
Durante entrevista ao podcast All There is with Anderson Cooper, da CNN, Alex Van Halen revelou qual música o fez perceber que o irmão seria o foco criativo principal do grupo. Disse o baterista, conforme repercussão do Ultimate Guitar:
"Todos nós costumávamos levar pedaços de música para o porão de ensaio. E eu me lembro de quando Ed mostrou ‘Runnin' With the Devil’, aquela estrutura de acordes e todo aquele lance. No momento que ouvi isso, eu disse: 'Ok, Ed, você vai escrever todas as músicas de agora em diante porque não podemos competir com isso.' (Risos) E isso não teve nada a ver com velocidade. Não teve nada a ver com articulação. Não teve nada a ver com nada além de que era absolutamente brilhante para o meu ouvido. Era incrível."
Alex ainda enfatizou que não importava o fato de a banda estar em um porão frio e úmido quando se tratava de elaborar ideias para músicas. A alegria de criar os fazia suportar as adversidades.
"Não nos importávamos de estar no porão com os canos vazando, sem aquecimento e cheirando mal. Tínhamos um objetivo comum, tínhamos fome. Eu ainda tenho o piano daquela época. Está no corredor da minha casa. Há queimaduras de cigarro de quando 'Jump' foi escrita. Elas ainda estão lá. Esse tipo de coisa traz de volta as memórias, os cheiros, a sensação, o toque."
"Runnin’ With the Devil" foi a faixa de abertura e segundo single do álbum de estreia do Van Halen, lançado em 10 de fevereiro de 1978. Além das músicas autorais, o tracklist trazia versões para "You Really Got Me", do The Kinks e "Ice Cream Man", de John Brim.
As gravações com o produtor Ted Templeman duraram três semanas. Quase tudo foi feito ao vivo em estúdio, com alguns overdubs de guitarra posteriores. As notas de rodapé contavam com agradecimentos ao radialista Rodney Bingenheimer, de Los Angeles e Gene Simmons, baixista e vocalista do Kiss, que financiou a primeira demo da banda.
"Van Halen", o álbum, vendeu mais de 10 milhões de cópias só nos Estados Unidos, alcançando a distintiva premiação do disco de diamante.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps