A obscura música de Bob Dylan considerada por Eric Clapton uma "obra-prima": "Ele é o melhor!"
Por André Garcia
Postado em 14 de dezembro de 2024
Sabe quando tem um lugar que você gosta, mas quando você vai ver já faz anos que você não vai lá? Ou sua comida favorita que, por algum motivo, você não come há séculos? Não sei se isso acontece com você, mas comigo acontece. Inclusive com músicas e bandas. Tem coisas que adoro, mas que, quando vou ver, saiu do meu radar e acabei esquecendo e parando de ouvir.
Conforme publicado pela Far Out Magazine, Eric Clapton teve isso em relação a Bob Dylan. O trovador norte-americano mudou o mundo da música nos anos 60 com hinos e álbuns que influenciaram até mesmo os Beatles. Na década seguinte, ele teve uma trajetória errática e nos anos 80 mais ainda.

Dylan, que lá atrás havia sido uma espécia de super-herói musical, de tanto dar passos em falso acabou perdendo a relevância para muitos daqueles que outrora o idolatravam. No começo dos anos 90 Clapton revelou que tinha comparado "o álbum de bootlegs [de Bob Dylan], mas ainda não parei para ouvir".
Quando eventualmente ouviu, uma obscura faixa fez com que o Slow Hand relembrasse por que Dylan era considerado um dos maiores nomes da geração deles, "Series of Dreams" — sobra de estúdio do álbum "Oh Mercy" (1989).
"Aquela música 'Series of Dreams' é uma obra-prima. Ela me leva para longe. A sonoridade dela, o vocal, a atmosfera…. é assustadora, é bela. Eu tinha me esquecido do mestre que ele é. Para mim, ele é o melhor."
Bob Dylan gravou e lançou "Oh Mercy" em 1989 após uma sequência de trabalhos que trabalhos decepcionantes. Recebido pelos fãs como um de seus melhores trabalhos da década, e o melhor desde "Infidels" (1983) foi considerado (assim como "Desire"/"Blood on the Tracks" [ambos de 1975] e "Time Out of Mind" [1997]) um retorno triunfal que o salvou de naufragar na irrelevância. As faixas "Political World" e "Shooting Star" (a primeira e a última) são minhas favoritas.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Angus Young disse que uma banda gigante era "um Led Zeppelin de pobre"; "isso é ridículo"
Regis Tadeu e os cinco discos mais ridículos de heavy metal
5 álbuns clássicos de rock que Gastão Moreira tentou gostar - e não conseguiu
O álbum do Metallica que James Hetfield diz ainda não ter sido apreciado: "Vai ter sua hora"
A diferença entre Bruce Dickinson e Paul Di'Anno, segundo Adrian Smith
Ghost se despede do Cardinal Copia/Papa Emeritus IV/Frater Imperator
A melhor faixa de "Powerslave", clássico do Iron Maiden, segundo o Loudwire
A opinião de vocal do Depeche Mode sobre versão do Lacuna coil para "Enjoy the Silence"
O melhor baterista da história da música pesada, segundo o Loudwire
Banda de guitarrista do Judas Priest anuncia segundo disco e divulga música nova
O melhor disco de heavy metal de cada ano da década de 80, segundo o Loudwire
Apesar dos privilégios do Slayer, Gary Holt prefere os perrengues do Exodus
Organização do Monsters of Rock divulga horários dos shows
Adrian Smith revela música do Iron Maiden que deve tocar no Bangers Open Air
Usando Pink Floyd como exemplo, Sammy Hagar diz não querer mais contato com Alex Van Halen

10 solos lendários de guitarra que parecem fáceis - mas vai tentar tocar pra ver!
"Você também é guitarrista?": Quando a Rainha da Inglaterra conheceu lendas do instrumento
Zakk Wylde mostra o riff do Black Sabbath que foi "chupinhado" do Cream de Eric Clapton
Mike Vernon, lendário produtor do blues britânico, morre aos 81 anos
As músicas dos Beatles que Eric Clapton não suportava ouvir
Eric Clapton, o guitarrista impossível de gravar, no relato de Jimmy Page
Eric Clapton relembra como foi "roubar" a esposa de seu melhor amigo, George Harrison


