O megahit de Cazuza que surpreendeu seu pai João Araújo: "Levei um susto que nunca tive"
Por Gustavo Maiato
Postado em 10 de dezembro de 2024
Notícias de Rock e Heavy Metal no WhatsApp
No livro "Preciso Dizer que Te Amo" (Editora Globo), João Araújo, pai de Cazuza, relembra momentos da vida e carreira do cantor, destacando episódios que o marcaram como pai e como profissional da música.
Cazuza - Mais Novidades
Ele relata o impacto ao descobrir o talento vocal do filho: "Ele costumava se trancar no quarto para trabalhar e escrever letras, e eu respeitava o seu espaço de não invasivo. Por isso, me surpreendi quando o vi cantar Edelweiss num espetáculo no final de janeiro. Nunca pensei que ele tivesse esse potencial vocal para cantar. Foi um susto maior para mim. Não sabia que ele tinha um talento, algo mais, um dom."
João também comenta sobre o diferencial do trabalho de Cazuza: "Como profissional, percebi que não era só mais um grupo de rock. Era um grupo com diferencial. Quando tinha algo contra que protestar, Cazuza era um rebelde por natureza. Mas, apesar de sua indignação, havia também o lado romântico na obra dele."
A relação de Cazuza com o cenário musical e político da época foi decisiva: "A música popular brasileira de sua época o ajudou. Naquela época, a música popular brasileira era política por excelência e tinha um significado que ajudava a desenvolver uma obra que é verdade."
Ao recordar o impacto de algumas composições, João reflete: "Quando ele compôs canções como ‘Codinome Beija-Flor’, foi um susto maior para mim. Levei um susto que nunca tive. Ou então, quando ele colocou ao lado do meu carro uma música de elevador. O então chamado respeito que meu menino fez questão de perceber."
Para João, o legado de Cazuza se consolidou além do rock, tornando-se referência da geração dos anos 1980. "Assim como Renato Russo, Cazuza virou uma referência. Não apenas do rock, mas também de uma entrega maior. Quando a obra não para, inscreve-se como referência no Brasil."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Edu Falaschi pede desculpa a Rafael Bittencourt por conflito no Angra e ouve: "Eu amo você"
A banda chamada de "novo Led Zeppelin" que tinha Metallica no bolso, e mesmo assim não estourou
"Você também é guitarrista?": Quando a Rainha da Inglaterra conheceu lendas do instrumento
A lição de Bruce Dickinson e Dave Murray do Iron Maiden que marcou Edu Falaschi
Rafael Bittencourt conta pela primeira vez a promessa que fez ao pai de Edu Falaschi
Taylor Hawkins sobre tocar no Foo Fighters: "Há coisas que faço que Dave Grohl não faria"
O melhor disco de heavy metal lançado em 1990, de acordo com o Loudwire
Edu Falaschi atualiza sobre possível reunião do Angra ao estilo Helloween
Os álbuns do Metallica que soaram "forçados", segundo James Hetfield
A inusitada ligação entre a criação do Helloween, uma barraca de frango e o Thin Lizzy
A melhor música de "Brave New World", do Iron Maiden, segundo o Loudwire
O melhor disco de death metal de cada ano, de 1985 até 2025, segundo o Loudwire
Indireta? Fabio Lione fala em "ninho de cobras" e "banda de palhaços" após show do AC/DC
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
David Ellefson solta o verbo contra o ex-companheiro Dave Mustaine; "Vá se f*der"

O único verso de "Bete Balanço", do Barão Vermelho, ainda sem explicação até hoje
O famoso trecho de "Exagerado" de Cazuza que é inspirado em Elvis Costello, segundo Leoni
As duas bandas que foram as primeiras a fazer rock nacional nos anos 1980
Guitarrista lembra exato momento que saúde de Cazuza começou a piorar: "Era muito calor"
O álbum específico em que Cazuza trocou festa por política: "Amadureceu do dia pra noite"
A única música brasileira que Renato Russo incluiu na lista de maiores lançamentos de 1988


