O megahit de Cazuza que surpreendeu seu pai João Araújo: "Levei um susto que nunca tive"
Por Gustavo Maiato
Postado em 10 de dezembro de 2024
No livro "Preciso Dizer que Te Amo" (Editora Globo), João Araújo, pai de Cazuza, relembra momentos da vida e carreira do cantor, destacando episódios que o marcaram como pai e como profissional da música.
Cazuza - Mais Novidades
Ele relata o impacto ao descobrir o talento vocal do filho: "Ele costumava se trancar no quarto para trabalhar e escrever letras, e eu respeitava o seu espaço de não invasivo. Por isso, me surpreendi quando o vi cantar Edelweiss num espetáculo no final de janeiro. Nunca pensei que ele tivesse esse potencial vocal para cantar. Foi um susto maior para mim. Não sabia que ele tinha um talento, algo mais, um dom."
João também comenta sobre o diferencial do trabalho de Cazuza: "Como profissional, percebi que não era só mais um grupo de rock. Era um grupo com diferencial. Quando tinha algo contra que protestar, Cazuza era um rebelde por natureza. Mas, apesar de sua indignação, havia também o lado romântico na obra dele."
A relação de Cazuza com o cenário musical e político da época foi decisiva: "A música popular brasileira de sua época o ajudou. Naquela época, a música popular brasileira era política por excelência e tinha um significado que ajudava a desenvolver uma obra que é verdade."
Ao recordar o impacto de algumas composições, João reflete: "Quando ele compôs canções como ‘Codinome Beija-Flor’, foi um susto maior para mim. Levei um susto que nunca tive. Ou então, quando ele colocou ao lado do meu carro uma música de elevador. O então chamado respeito que meu menino fez questão de perceber."
Para João, o legado de Cazuza se consolidou além do rock, tornando-se referência da geração dos anos 1980. "Assim como Renato Russo, Cazuza virou uma referência. Não apenas do rock, mas também de uma entrega maior. Quando a obra não para, inscreve-se como referência no Brasil."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Novo vídeo mostra como está Mingau quase três anos após o tiro na cabeça
O lado bom e o ruim de fazer shows na América do Sul, segundo o líder do Iron Maiden
Iron Maiden transforma primeiro festival próprio em celebração monumental de 50 anos
A opinião de Steve Harris, do Iron Maiden, sobre o The Darkness
5 músicas de rock que todo mundo conhece, mas pouca gente sabe de quem são
O músico que salvou os Ramones e depois deu no pé, deixando os caras na mão
A banda que realmente criou o heavy metal, de acordo com Eric Clapton
Steve Harris relembra o dia em que bebeu antes de um show do Iron Maiden
Floor Jansen promete "volta às raízes metal" em seu novo álbum solo
A melhor banda de rock progressivo do Brasil, segundo a Loudwire
A melhor banda de rock progressivo de 25 países, segundo a Loudwire
5 músicas que quando tocam no show todo fã de metal entra no mosh na hora
O erro que Steve Harris cometeu no primeiro show do Iron Maiden
O baterista que estava fora do alcance de Dave Grohl; "fisicamente nem musicalmente capaz"
Bruce Dickinson afirma que Blaze Bayley é "um cara fantástico"
10 músicas de rock nacional dos anos 1980 que ainda estão na memória afetiva do brasileiro
Os dois letristas brasileiros que Paulo Ricardo venera: "Estão no Top 5 daqui com certeza"
A banda argentina que teve um cover de Cazuza como primeiro sucesso
Morre Guto Graça Mello, produtor de Cazuza, Rita Lee e trilhas do cinema brasileiro
O álbum do Cazuza que Regis Tadeu odeia: "Esse disco é horroroso, não tem condição"
O dia que Faustão alfinetou Barão Vermelho e Cazuza no programa Perdidos na Noite


