A razão que levou Peter Jackson a barrar David Bowie como Elrond no "Senhor dos Anéis"
Por Gustavo Maiato
Postado em 10 de dezembro de 2024
David Bowie, conhecido como um dos músicos mais influentes de sua geração, também construiu uma carreira marcante no cinema. Atuou em filmes como The Man Who Fell to Earth e Labirinto, onde interpretou o Rei dos Goblins. No entanto, ele quase deu vida a Elrond, o Senhor de Valfenda, na trilogia O Senhor dos Anéis. As declarações foram compiladas pela Far Out.
As roteiristas Philippa Boyens e Fran Walsh revelaram no New York Comic-Con que consideraram seriamente Bowie para o papel. "Eu não acho que o estúdio estava tão interessado naquela época, então nunca chegamos a nos encontrar com ele", disse Walsh. Boyens acrescentou: "Eu me lembro dessa conversa. Havia um pouco de hesitação porque Elrond e o Rei dos Goblins... Quero dizer, você sabe, elfos."
Dominic Monaghan, que interpretou Merry na trilogia, confirmou o interesse do músico. Ele contou que, durante uma audição em Londres, viu Bowie chegando ao local: "Eu estava no Hubbard’s, que é um escritório de casting bem conhecido em Londres, fazendo um teste para O Senhor dos Anéis. Quando terminou, fui conversar com John Hubbard, que estava conduzindo a audição, e ele disse: ‘Ei, foi muito bem. Você deveria esperar uns cinco ou dez minutos. Vamos te dar um feedback’".
Enquanto aguardava, Monaghan presenciou um momento único: "Eu pensei, ‘Ah, ok, legal’, e me sentei na sala de recepção. Enquanto lia uma revista, David Bowie entrou, assinou sua lista e entrou [para a audição]". Ele especulou que Bowie teria feito o teste para Gandalf. "Eu não consigo pensar em outra coisa para a qual ele teria feito o teste. Ele pode ter feito para outra coisa, mas sou um grande fã de David Bowie, e tenho a sorte de conhecer seu filho. Apenas vê-lo pessoalmente já foi algo especial para mim."
Apesar do entusiasmo dos fãs e do fascínio natural de Bowie, o diretor Peter Jackson explicou por que a escolha não avançou. "Estes são personagens famosos, amados há quase 50 anos. Ter um personagem famoso e uma estrela famosa colidindo é um pouco desconfortável."
Não era a primeira vez que música pop e a obra de J.R.R. Tolkien quase se cruzavam. Nos anos 1960, os Beatles chegaram a planejar uma adaptação cinematográfica do livro, com Stanley Kubrick na direção, mas Tolkien rejeitou a ideia, dizendo que "não gostava da ideia de um grupo pop fazendo sua história".
Embora nunca tenhamos visto Bowie como Elrond, a possibilidade permanece viva na imaginação dos fãs. "Eu me lembro dessa conversa", disse Boyens, e muitos também lembrarão de como Bowie, com sua mística singular, poderia ter trazido algo único à Terra-Média.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps