Frejat e a maturidade apresentada na letra de "Amor Pra Recomeçar"
Por Helton Grunge
Postado em 04 de dezembro de 2024
Poucas músicas passam uma mensagem tão positiva e tão realista como "Amor Pra Recomeçar", lançada em 2001 pelo músico Frejat em seu primeiro álbum solo. As promessas de amores eternos, de leveza, de solidão: isso já virou clichê. Mas, trazer questões adultas e verdadeiras, sem medo de falar a verdade e mostrando uma maturidade lírica e sonora, isso é para poucos.

Em 2001 o Frejat se arriscava em sua carreira solo. Depois de 20 anos com o Barão Vermelho, o músico decidia criar algo novo, algo diferente, algo próprio. Havia toda uma musicalidade a ser explorada que certamente não casava com o que a banda vinha fazendo e pretendia continuar fazendo; sendo assim, a melhor ideia foi optar por uma carreira solo, onde o guitarrista e vocalista pudesse explorar novos timbres, novas sonoridades, novas mensagens, novas possibilidades.
E mesmo que a faixa Segredos, presente no mesmo álbum, traga uma esperança de encontrar o amor, na faixa Amor Pra Recomeçar já notamos uma maturidade em cada conselho apresentado. A vida não é simplesmente um sorvete de flocos e qualquer relacionamento passa por situações complicadas; situações complicadas cansam e isso pode matar o sentimento. Frejat sabia disso.
Quando temos um refrão marcante falando "Desejo que você tenha a quem amar e quando estiver bem cansado, ainda exista amor pra recomeçar" isso fica claro: o relacionamento pode se desgastar, pode se encontrar em um momento de problemas, de situações negativas: mas, quando tudo estiver difícil, quando estiverem cansados de lutar, por que não ter ainda mais amor para recomeçar? Afinal, a vida adulta se trata disso!
O amor é uma atitude, não um mero sentimento. Quando você discute com seu amor, com a pessoa que você decidiu dividir a vida, nem sempre você vai querer um abraço ou querer lavar a louça para a outra pessoa; fazê-lo é o que demonstra o amor. O amor está nos detalhes. É o amor que alimenta o sentimento e é por isso que adultos precisam sempre ter "amor para recomeçar", porque se deixarmos apenas nossos desejos momentâneos ditarem as regras da vida, as regras do relacionamento, a felicidade jamais permanecerá por muito tempo.
"Eu desejo que você ganhe dinheiro pois é preciso viver também. E que você diga a ele pelo menos uma vez quem é mesmo o dono de quem" prova mais uma vez a maturidade que a música apresenta. O dinheiro é importante, claro, mas ele não pode ser nosso dono. Assim como o sentimento, o desejo momentâneo não pode ditar a regra na nossa vida; a busca incessante pelo dinheiro e a perda de momentos épicos ao lado da família e das pessoas que amamos também não pode ser a regra da nossa vida. Afinal, há coisas que o dinheiro não pode comprar.
Frejat voltou para o Barão Vermelho depois de algum tempo, mas hoje em dia está novamente com sua carreira solo. Deixando de lado apenas aquela sonoridade de Rock and Roll e de Blues Rock que o Barão trazia e continua trazendo, o músico quis explorar novas sonoridades e novos timbres, flertando mais com o Pop Rock e com a MPB, o Soul e estilos que ele sempre admirou.
Mas, e você? Gosta da faixa Amor Pra Recomeçar de Frejat? Já perdeu algum amor por um "detalhe" e por não saber recomeçar?
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Baterista quebra silêncio e explica o que houve com Ready To Be Hated, de Luis Mariutti
O "Big 4" do rock e do heavy metal em 2025, segundo a Loudwire
O lendário guitarrista que é o "Beethoven do rock", segundo Paul Stanley do Kiss
A música que Lars Ulrich disse ter "o riff mais clássico de todos os tempos"
Dio elege a melhor música de sua banda preferida; "tive que sair da estrada"
We Are One Tour 2026 anuncia data extra para São Paulo
Os 11 melhores álbuns de metal progressivo de 2025, segundo a Loudwire
Os onze maiores álbums conceituais de prog rock da história, conforme a Loudwire
A banda que fez George Martin desistir do heavy metal; "um choque de culturas"
O álbum que define o heavy metal, segundo Andreas Kisser
Como foi lidar com viúvas de Ritchie Blackmore no Deep Purple, segundo Steve Morse
O álbum que é uma obra-prima tanto para Jimi Hendrix quanto para Kate Bush
Para criticar Ace Frehley, Gene Simmons mente que ninguém morre devido a quedas
O primeiro supergrupo de rock da história, segundo jornalista Sérgio Martins
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil


A aptidão que une Frejat, Paul McCartney e Mick Jagger, segundo Humberto Barros
O dia que Frejat consolou Casagrande: "Eu já não comia; era só álcool e droga"


