Frejat e a maturidade apresentada na letra de "Amor Pra Recomeçar"
Por Helton Grunge
Postado em 04 de dezembro de 2024
Poucas músicas passam uma mensagem tão positiva e tão realista como "Amor Pra Recomeçar", lançada em 2001 pelo músico Frejat em seu primeiro álbum solo. As promessas de amores eternos, de leveza, de solidão: isso já virou clichê. Mas, trazer questões adultas e verdadeiras, sem medo de falar a verdade e mostrando uma maturidade lírica e sonora, isso é para poucos.

Em 2001 o Frejat se arriscava em sua carreira solo. Depois de 20 anos com o Barão Vermelho, o músico decidia criar algo novo, algo diferente, algo próprio. Havia toda uma musicalidade a ser explorada que certamente não casava com o que a banda vinha fazendo e pretendia continuar fazendo; sendo assim, a melhor ideia foi optar por uma carreira solo, onde o guitarrista e vocalista pudesse explorar novos timbres, novas sonoridades, novas mensagens, novas possibilidades.
E mesmo que a faixa Segredos, presente no mesmo álbum, traga uma esperança de encontrar o amor, na faixa Amor Pra Recomeçar já notamos uma maturidade em cada conselho apresentado. A vida não é simplesmente um sorvete de flocos e qualquer relacionamento passa por situações complicadas; situações complicadas cansam e isso pode matar o sentimento. Frejat sabia disso.
Quando temos um refrão marcante falando "Desejo que você tenha a quem amar e quando estiver bem cansado, ainda exista amor pra recomeçar" isso fica claro: o relacionamento pode se desgastar, pode se encontrar em um momento de problemas, de situações negativas: mas, quando tudo estiver difícil, quando estiverem cansados de lutar, por que não ter ainda mais amor para recomeçar? Afinal, a vida adulta se trata disso!
O amor é uma atitude, não um mero sentimento. Quando você discute com seu amor, com a pessoa que você decidiu dividir a vida, nem sempre você vai querer um abraço ou querer lavar a louça para a outra pessoa; fazê-lo é o que demonstra o amor. O amor está nos detalhes. É o amor que alimenta o sentimento e é por isso que adultos precisam sempre ter "amor para recomeçar", porque se deixarmos apenas nossos desejos momentâneos ditarem as regras da vida, as regras do relacionamento, a felicidade jamais permanecerá por muito tempo.
"Eu desejo que você ganhe dinheiro pois é preciso viver também. E que você diga a ele pelo menos uma vez quem é mesmo o dono de quem" prova mais uma vez a maturidade que a música apresenta. O dinheiro é importante, claro, mas ele não pode ser nosso dono. Assim como o sentimento, o desejo momentâneo não pode ditar a regra na nossa vida; a busca incessante pelo dinheiro e a perda de momentos épicos ao lado da família e das pessoas que amamos também não pode ser a regra da nossa vida. Afinal, há coisas que o dinheiro não pode comprar.
Frejat voltou para o Barão Vermelho depois de algum tempo, mas hoje em dia está novamente com sua carreira solo. Deixando de lado apenas aquela sonoridade de Rock and Roll e de Blues Rock que o Barão trazia e continua trazendo, o músico quis explorar novas sonoridades e novos timbres, flertando mais com o Pop Rock e com a MPB, o Soul e estilos que ele sempre admirou.
Mas, e você? Gosta da faixa Amor Pra Recomeçar de Frejat? Já perdeu algum amor por um "detalhe" e por não saber recomeçar?
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O disco nacional dos anos 70 elogiado por Regis Tadeu; "hard rock pesado"
As duas músicas do Metallica que Hetfield admite agora em 2026 que dão trabalho ao vivo
Registro do último show de Mike Portnoy antes da saída do Dream Theater será lançado em março
Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
"Morbid Angel é mais progressivo que Dream Theater", diz baixista do Amorphis
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
25 bandas de rock dos anos 1980 que poderiam ter sido maiores, segundo o Loudwire
O guitarrista que Dave Grohl colocou acima de Jimi Hendrix, e que Brian May exaltou
"Obedeço à lei, mas não, não sou de direita", afirma Dave Mustaine
As músicas "das antigas" do Metallica que Lars Ulrich gostaria que o Deep Purple tocasse
A resposta de Rafael Bittencourt sobre se haverá novo álbum do Angra com Alírio Netto
O riff definitivo do hard rock, na opinião de Lars Ulrich, baterista do Metallica
A banda que faz Lars Ulrich se sentir como um adolescente
A contundente opinião de Anders Fridén, vocalista do In Flames, sobre religião


Por que Frejat demitiu seu guitarrista de longa data: "Eu não saí, fui saído"
O dia que Frejat consolou Casagrande: "Eu já não comia; era só álcool e droga"


