O tipo de pessoa que Ritchie Blackmore não queria no Rainbow, segundo Bob Daisley
Por Gustavo Maiato
Postado em 26 de janeiro de 2025
O baixista australiano Bob Daisley compartilhou suas memórias sobre sua passagem pelo Rainbow, destacando o perfeccionismo de Ritchie Blackmore e o ambiente de trabalho na banda. Durante uma entrevista ao podcast Talk Louder (via Ultimate Guitar), Daisley explicou como Blackmore mantinha um alto nível de exigência, o que, segundo ele, foi uma experiência desafiadora, mas enriquecedora.

Daisley descreveu Blackmore como um líder detalhista, que insistia em ensaios meticulosos para garantir que o som da banda fosse impecável. Apesar de soar como improvisação, ele revelou que as performances eram inteiramente planejadas.
"Ritchie era muito pedante sobre como as coisas deveriam ser tocadas", disse Daisley. "Muitas vezes parecia que estávamos improvisando no palco, mas tudo era ensaiado. Tinha que estar absolutamente certo."
Daisley destacou que Blackmore era acessível e colaborativo com músicos que demonstravam profissionalismo. "Se você fosse confiável e profissional, não tinha problemas com ele. Mas ele evitava quem não levava o trabalho tão a sério quanto ele", afirmou.
Além de Blackmore, Daisley relembrou seu convívio com o icônico baterista Cozy Powell, famoso por tocar com Jeff Beck, uma de suas grandes influências. Apesar de ajustes iniciais, a parceria musical foi bem-sucedida.
"Foi ótimo tocar com Cozy. Ele tinha essa credencial de ter tocado com Jeff Beck, o que, para mim, era enorme. No começo, levei um tempo para me acostumar com ele, porque ele tendia a empurrar o ritmo e cortar cantos. Mas, depois de alguns ensaios, tudo se ajustou", explicou.
Já com Ronnie James Dio, o vocalista lendário do Rainbow, a relação foi de amizade e camaradagem. "Ronnie e eu nos demos muito bem. Quando entrei na banda, ele disse: 'Vou te colocar debaixo da minha asa'. Nos tornamos amigos e passávamos muito tempo juntos, apenas convivendo", relembrou Daisley.
A curta passagem de Bob Daisley no Rainbow
O baixista australiano Bob Daisley teve uma participação marcante, embora curta, no Rainbow, banda liderada pelo guitarrista Ritchie Blackmore. Daisley integrou o grupo em 1977, contribuindo para a gravação de faixas do álbum "Long Live Rock 'n' Roll", um dos mais emblemáticos da banda.
Sua passagem pelo Rainbow foi um período de aprendizado e crescimento profissional, especialmente ao trabalhar com músicos icônicos como Cozy Powell e Ronnie James Dio. Contudo, Daisley deixou o grupo em 1979, sendo substituído por Roger Glover, ex-colega de Blackmore no Deep Purple.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 10 melhores álbuns dos anos 1980, segundo Regis Tadeu
TMZ divulga novos detalhes sobre a expulsão de Sid Wilson do Slipknot
Steve Harris defende o criticado álbum do Iron Maiden que foi gravado num celeiro
A música do Iron Maiden que foi criticada, mas Steve Harris aprova
19 shows internacionais de rock e metal no Brasil até o final de agosto
11 bandas que nunca fizeram um disco tão bom quanto o primeiro
A expectativa de Derrick Green para uma banda pesada depois do Sepultura
Megadeth anuncia turnê europeia com Black Label Society e Testament para 2027
Mick Jagger não volta atrás após crítica aos Beatles: "Às vezes eu digo a verdade"
Eric Clapton relembra a única banda da Inglaterra que ele curtia no começo de sua carreira
Fabio Lione reage extremamente irritado após Circo Voador admitir erro sobre show
O dia em que Steve Harris foi a um show do Metallica e elogiou Dave Mustaine
Tarja Turunen já participou de evento na Rússia que definiu como "humilhante"
Dave Mustaine gostaria de entrar para o Rock and Roll Hall of Fame
A música dos Rolling Stones que Mick Jagger achou que ninguém gostava por 30 anos



O clássico do Black Sabbath em que Ronnie James Dio atingiu a nota mais alta de sua carreira
Ronnie James Dio se inspirou na máfia italiana para escolher seu nome artístico
Fama nunca foi o principal objetivo de Ronnie James Dio
10 álbuns dos anos 70 abriram caminho para o heavy metal nos anos 80
5 músicas que nenhum metaleiro consegue ouvir sem fazer air drums
A canção de uma banda clássica de rock que Brian May considera um exemplo perfeito de pop
A melhor música do Rainbow de todos os tempos, segundo Ritchie Blackmore
Como foi gravar músicas do Rainbow com o Dio, segundo James Hetfield do Metallica
Os cinco guitarristas favoritos de Dave Mustaine e o motivo de cada escolha
Os 10 maiores vocalistas de heavy metal de todos os tempos, em lista do Ruthless Metal


