Jimi Hendrix sobre se ele gostava de ouvir também música clássica e jazz, ou só blues
Por André Garcia
Postado em 25 de janeiro de 2025
Todo mundo sabe que Jimi Hendrix amava blues, R&B e bandas de rock psicodélico inglês como Beatles e Cream. Mas, e música clássica e jazz, ele curtia ouvir?
O lendário guitarrista fala sobre isso no livro Jimi Hendrix Por Ele Mesmo, organizado por Alan Douglas e Peter Neal e lançado no Brasil pela editora Zahan, com tradução de Ivan Weisz Kuck.
Sobre se ele gostava ou não de ouvir música clássica, Hendrix respondeu:
"Ah, claro, é uma música bela, belíssima. Gosto de Händel e Bach. É mais tipo para estudar em casa sozinho, não é uma música para ficar escutando direto com os amigos. Tem coisas que a gente precisa ouvir sozinho. Pô, músicas diferentes são para ser usadas de maneiras diferentes. Acho que a melhor hora para ouvir música clássica é quando o ambiente está bem silencioso ou quando sua mente está relaxada. Num momento propício aos devaneios, quem sabe…"
Quanto a seu apreço pelo jazz (o primo rico do blues) o guitar hero respondeu:
"É quando vou ouvir música na casa de alguém que escuto jazz. Na minha casa, nunca ponho discos de jazz. Para mim, jazz é um monte de [instrumentos de] sopros e mais uma linha de baixo acelerada. Se tiver guitarra, eu gosto de escutar. Mas para tocar… não é o meu estilo. Gosto de jazz free-form, como o do Charlie Mingus e desse outro cara que toca todos os instrumentos de sopro, o Roland Kirk . Prefiro um som mais pra frente do que os sucessos do passado. Sabe quando eles pegam e ficam horas e horas tocando 'How High the Moon'? Só que não entendo muito de jazz. O que eu sei é que o que a maioria desses caras toca é, na verdade, blues – isso eu percebo!"
Ainda no mesmo trecho do livro Jimi Hendrix falou sobre suas frustrações de ser um rock star e seu desejo de fazer não singles de sucesso, mas música da qual ele se orgulhasse. Ele não queria fama, queria respeito:
"Há uns anos tudo o que eu queria na vida era ser ouvido. Hoje estou tentando descobrir a maneira mais inteligente de ser escutado. Não quero mais ser um palhaço. Não quero ser um rockstar. Sou só um músico."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps