A explicação do próprio Humberto Gessinger para versos icônicos de "O Papa É Pop"
Por Gustavo Maiato
Postado em 14 de janeiro de 2025
Humberto Gessinger, vocalista dos Engenheiros do Hawaii, explicou em entrevista ao canal Corredor 5 como alguns dos versos mais marcantes de "O Papa é Pop" foram concebidos para provocar e refletir sobre o mundo pop e a cultura de massas. Segundo ele, a canção é uma ironia em si mesma, misturando o sagrado e o profano para questionar os valores da época.
Engenheiros Do Hawaii - + Novidades
"A letra fala sobre o liquidificador que é a cultura popular. Todos entram ali e não têm defesa. O Papa é um signo do que é sagrado, ele entra como uma contraposição ao pop", afirmou o músico.
Gessinger destacou ainda a crítica à superficialidade das tendências culturais, presente no verso "Todo mundo está relendo o que nunca foi lido". Para ele, trata-se de uma ironia ao comportamento dos músicos que exaltam novidades sem profundidade: "É o mundo dos músicos dando entrevista dizendo que está ouvindo o cara que estourou em Londres agora".
Já em "Páginas em branco; fotos coloridas", o cantor identificou o início de uma era em que a imagem começou a ganhar mais destaque do que o conteúdo. "Era o início da linguagem gráfica de computador", completou, ressaltando a transição cultural que inspirou a letra.
Confira a entrevista na íntegra aqui.
Histórias de "O Papa é Pop"
Lançada em 1990 como faixa-título do álbum "O Papa É Pop", a música rapidamente se tornou um marco na carreira dos Engenheiros do Hawaii. Com uma crítica sutil à cultura de massas e à simplificação promovida pela mídia, Humberto Gessinger revelou que a ideia surgiu ao folhear uma revista.
De acordo com matéria de Bruce William, a inspiração veio de uma foto do Papa João Paulo II tomando chimarrão durante uma visita ao Brasil em 1980. Segundo Gessinger, a imagem simbolizava como o pontífice se adaptava aos diferentes contextos culturais do país: "Quando ele vai pro Sul, toma chimarrão; no Nordeste, usa o chapéu típico. Esse cara é mais pop do que todo mundo!", declarou em entrevista à revista Bizz.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Não é "Stairway" o hino que define o "Led Zeppelin IV", segundo Robert Plant
Divulgados os valores dos ingressos para o Monsters of Rock 2026
A banda que serviu de inspiração para o Eagles: "Até os Beatles curtiam o som deles"
Quem são os músicos que estão na formação do AC/DC que vem ao Brasil
Aos 74 anos, David Coverdale anuncia aposentadoria e diz que "é hora de encerrar"
Kerry King coloca uma pá de cal no assunto e define quem é melhor, Metallica ou Megadeth
Por que o Kid Abelha não deve voltar como os Titãs, segundo Paula Toller
A surpreendente balada que era a música favorita de todos os tempos de Ozzy Osbourne
O álbum que metade do Black Sabbath concordava ser o pior da banda
O pior disco do Led Zeppelin, de acordo com o Ultimate Classic Rock
Halestorm é anunciada como atração do Monsters of Rock 2026
As 5 melhores músicas de progressivo com menos de 3 minutos, segundo a Loudwire
A melhor gravação de bateria de todos os tempos, segundo Phil Collins
O músico que Jimmy Page disse que mudou o mundo; "gênio visionário"
O pior disco de cada banda do Big Four do thrash, segundo Mateus Ribeiro

A piada de Humberto Gessinger sobre Porto Alegre que muitos acharam bairrista
A expressão artística que Humberto Gessinger acha covardia: "Não tenho paciência"
A comparação entre Renato Russo e Humberto Gessinger na visão de Carlos Maltz


