O guitarrista que deixou Kiko Loureiro e Yngwie Malmsteen de boca aberta; "um cara diferentão"
Por Bruce William
Postado em 11 de janeiro de 2025
Impressionar Yngwie Malmsteen é uma façanha que poucos conseguem. Conhecido por seu virtuosismo e confiança inabalável, Malmsteen inclusive costuma negar ter sido influenciado por guitarristas. Em entrevistas, ele aponta suas principais referências musicais em violinistas e compositores clássicos, como Bach, Vivaldi e Paganini. "Os guitarristas nunca me influenciaram. Minhas influências são violinistas clássicos e compositores. É importante lembrar isso", afirmou.
Kiko Loureiro - Mais Novidades
No entanto, há uma exceção notável. Em uma entrevista, Malmsteen admitiu que Allan Holdsworth, lendário guitarrista de fusion jazz falecido em 2017, foi o único músico a impressioná-lo. "Se houve um guitarrista que realmente me impressionou, foi Allan Holdsworth", confessou. Ele citou sua primeira experiência ouvindo o U.K., super banda de prog rock liderada por Holdsworth no final dos anos 1970. "Lembro-me de ouvir U.K. e não saber o que diabos pensar. Foi simplesmente incrível... Muito foda. Aquele cara podia tocar a lista telefônica e ainda soar bem."
Kiko Loureiro, ex-guitarrista do Megadeth/Angra, compartilha a mesma admiração por Holdsworth. Durante participação no podcast Ciência Sem Fim, apresentado por Sérgio Sacani, Kiko relembrou sua experiência ao lado do mestre do fusion. "Eu fiquei alguns dias com ele num camp na Itália. Ele é o guitarrista dos guitarristas. O [Eddie] Van Halen tinha ele como Deus, e muita coisa que o Van Halen faz era por causa do Allan."
Kiko, que já postou nas suas redes sociais fotos ao lado de Allan, descreveu o guitarrista como um músico único: "Eu entendi a música dele conhecendo ele. Porque era um cara assim, diferentão. Muito inteligente. A música dele estava sempre fugindo do óbvio, sem referências do que a gente tem de guitarristas. Ele não tem uma referência de guitarrista. Tanto que os guitarristas vão lá tentar estudar porque o cara vem de outro planeta, toca de um jeito de outro planeta. E aí acabou virando essa referência para todos os guitarristas. Ele era o guitarrista dos guitarristas."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps