O rockstar que assistiu o Metallica antes da fama, mas não botou fé; "Não chegarão longe"
Por Bruce William
Postado em 03 de janeiro de 2025
Hoje em dia tudo parece que foi fácil, mas quem conhece um pouco da história do Metallica sabe que as coisas não foram bem assim não. No começo de sua trajetória, a banda passou por certas dificuldades, e como relatou Bruno Sanchez na excelente matéria "Metal Up Your Ass: Os primórdios do Metallica", as coisas começaram a mudar quando entrou na história do grupo Johnny Zazula, então proprietário de uma loja de discos.
Metallica - Mais Novidades
Vamos acompanhar este trecho do relato de Bruno, com algumas edições: "Johnny conhecera o Metallica alguns meses antes, quando um cliente chegou em sua loja com o 'No Life 'Til Leather' e o 'Live Metal Up Your Ass' nas mãos pedindo para ele ouvir aquele som. O empresário recebia pedidos assim todos os dias, especialmente porque as pessoas sabiam de seus contatos nas grandes gravadoras e o 'empurrãozinho' que poderia dar. Mas aquele caso era diferente e pegou Mr. Zazula de surpresa com a sonoridade crua e pesada da demo."
Prossegue o texto: "Sem um lugar para ficar, cansados e com fome, o Metallica chegou à Costa Leste e hospedou-se na casa de Johnny e sua esposa (a contenção de gastos era a palavra chave). Para cobrir as despesas de alimentação dos quatro novos moradores, o empresário deixava um aparelho de som ligado na calçada tocando [a demo] 'No Life 'Til Leather' ininterruptamente durante todo o dia e vendia cópias em fitas cassete por 3 dólares cada."
Como havia ficado empolgado com a qualidade do Metallica após presenciar um ensaio, Johnny batalhou e conseguiu fechar contrato para que a banda abrisse shows do Venom, e paralelo a isso, ele se comprometeu a oferecer o trabalho do Metallica para alguma grande gravadora. Mas ele não conseguiu nada de concreto, conforme explica Bruno: "O problema era o som da banda: muito cru, pesado e não tocaria nas principais FMs do país pela agressividade. As gravadoras estavam receosas da resposta que o Thrash Metal encontraria no mercado. Cansado de procurar em vão por uma boa proposta, o empresário tomou uma decisão drástica: pegou toda sua grana guardada com o lucro da loja, fundou sua própria gravadora - a Megaforce Records - e assinou com o Metallica como a primeira contratação."
E foi nesta época que os caminhos do Metallica se cruzaram com outras bandas de renome da época como o Twisted Sister, conforme relatou Dee Snider para a Classic Rock: "Um dos primeiros grandes shows do Metallica foi abrindo para o Twisted Sister em um salão para 3.000 pessoas em Nova York. Isso foi na época em que eles tinham Dave Mustaine e Cliff Burton na formação e estavam vivendo no porão de Johnny Z, chefe da Megaforce Records."
Prossegue o relato de Snider: "Mais tarde, o Metallica abriu para nós durante a nossa turnê Stay Hungry. Chegamos a uma pequena cidade na Holanda e ficamos surpresos ao ver um pôster colocando o Metallica acima de nós no cartaz. Eu disse ao meu tour manager: 'O Metallica claramente é o headliner. Vá dizer a eles que nós abriremos o show esta noite.' Meu tour manager voltou e disse: 'Eles disseram não. Eles parecem um pouco desconfiados'."
Mas Dee foi e convenceu a banda que não se tratava de nenhuma artimanha. "E naquela noite pude assistir ao show deles. Lembro de ter dito a alguém: 'Esses caras têm muito coração, mas nunca vão chegar a lugar algum.' Pois é, eu sei muito! Achei que o Metallica era muito pesado e que não havia como as pessoas perceberem aquilo."
Assim como havia percebido Johnny, Dee também estava entre os que achavam que o som do Metallica era pesado demais para conquistar o público. No entanto, como o próprio Snider admitiu, ele estava completamente enganado. O Metallica não só alcançou o estrelato, como se tornou uma das maiores bandas da história do Rock e do Heavy Metal.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Derrick Green explica por que seu primeiro disco com o Sepultura se chama "Against"
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
A música do Iron Maiden sobre a extinção do Banco de Crédito e Comércio Internacional
Por que David Gilmour é ótimo patrão e Roger Waters é péssimo, segundo ex-músico
O guitarrista que usava "pedal demais" para os Rolling Stones; "só toque a porra da guitarra!"
Metallica não virá à América do Sul na atual turnê, destaca jornal
Como está sendo a adaptação de Simon Dawson ao Iron Maiden, de acordo com Steve Harris
O melhor compositor de rock de todos os tempos, segundo Elton John
Como Charlie Benante conseguiu sua vaga no Anthrax, segundo Scott Ian
Por que não há músicas de Bruce Dickinson em "Somewhere in Time", segundo Steve Harris
Quando Axl Rose deixou os Rolling Stones plantados esperando por três horas
Baterista Jay Weinberg deixa o Suicidal Tendencies
A opinião de Chitãozinho sobre as letras do RPM e a fase solo de Paulo Ricardo
Por que o Pink Floyd recusou proposta de US$ 250 milhões por reunião?
Os clássicos do rock que estão entre as músicas preferidas de Carlo Ancelotti


Loudwire lista álbuns de rock e metal que completam 30 anos em 2026; "Roots" fica de fora
"Enter Sandman", do Metallica, está prestes a atingir marca impressionante no Spotify
O clássico do thrash metal que fez Prika Amaral, da Nervosa, querer tocar guitarra
Por quantos segundos cada título de música do Metallica é cantado em sua própria letra?
Dave Mustaine diz que conseguiu a vaga no Metallica sem precisar tocar nada
A melhor música de heavy metal lançada em 1986, segundo o Loudwire - não é "Master of Puppets"
A música do Metallica que Kirk Hammett quer deixar como lembrança de sua obra como guitarrista
31 discos de rock e heavy metal que completam 40 anos em 2026
James Hetfield relembra o momento em que teve que decidir entre o metal e o futebol
Cinco músicas que são covers, mas você certamente acha que são as versões originais


