O músico subestimado que ajudou Randy Rhoads a desenvolver seu estilo icônico
Por Gustavo Maiato
Postado em 06 de fevereiro de 2025
Antes de Randy Rhoads se tornar uma lenda do heavy metal ao lado de Ozzy Osbourne, ele passou anos aprimorando sua técnica e identidade musical ao lado do baixista Kelly Garni, cofundador do Quiet Riot. Em trecho do livro "Bang Your Head, Feel the Noize: The Quiet Riot Story", de Greg Prato, Garni relembrou sua amizade com Rhoads e como ambos evoluíram musicalmente juntos. A transcrição é da Ultimate Guitar.

"Eu conheci Randy em 1971", recordou Garni. "Ele era apenas um garoto que se destacava como incomum e diferente de todo mundo. E eu me atraí por isso. Esse cara tinha um brilho ao redor dele. Havia algo sobre ele – não sei o que era. Apenas pensei: 'Ele é diferente'."
A amizade logo se tornou uma parceria musical. "Ele me disse que tocava guitarra, e eu não esperava muito. Então fui até a casa dele e, para um garoto de 12 anos, ele era muito bom. Começamos a sair juntos. Morávamos na mesma rua."
Com o tempo, Garni sentiu vontade de tocar um instrumento para acompanhar Rhoads. "Eventualmente, eu queria tocar algo, para termos algo para fazer juntos. Comecei com um violão que estava largado por lá. E ele disse, 'Apenas toque as quatro primeiras cordas'. Então eu fiz isso. Tocávamos assim até que surgiu uma oportunidade de conseguir um baixo. Bom, sem rodeios… roubamos um baixo. E agora eu tinha um baixo!"
A prática incessante foi essencial para o desenvolvimento de Rhoads. "Eu dei a ele alguém com quem ele pudesse testar tudo", disse Garni. "Ele me ensinava padrões, e eu os tocava por cinco ou seis horas seguidas. Ele fazia os solos repetidamente. Foi assim que aprendemos e progredimos."
Os dois começaram a tocar em bandas locais, ainda adolescentes. "Nosso primeiro show em um clube na Sunset Strip foi quando tínhamos 13 ou 14 anos. Nos pagaram com um engradado de cerveja – o que era normal. E decolamos como garotos. Íamos para jams por todo Burbank, e todo mundo era mais velho que nós. Mas parecia que éramos melhores que todos."
Garni revelou que, antes do Quiet Riot, ele e Rhoads tocaram em várias bandas. "Tivemos algumas bandas antes do Quiet Riot", contou. "Uma se chamava ‘Mildred Pierce’, e, estranhamente – não me pergunte por quê, não faço ideia de onde isso surgiu – tivemos uma banda chamada The Whore. Acho um nome bem estranho para dois garotos criarem, e não sei dizer por que escolhemos isso. Mas escolhemos. Também tocamos em uma banda chamada Smokey, no clube de Rodney Bingenheimer, em Hollywood."
A virada veio em 1975, quando Garni ouviu uma conversa ao telefone. "Estávamos na casa de uma garota em Hollywood. Ela era bem conectada na cena musical. De manhã cedo, enquanto Randy ainda dormia, ouvi ela no telefone dizendo: 'Ah, ele é um cantor? Sério?'. Eu e Randy sempre estávamos procurando um vocalista. Levantei e falei: 'Cantor? Pega o número dele!'. Ela perguntou e anotou. O nome dele era Kevin."
Esse "Kevin" era Kevin DuBrow, que logo se tornaria vocalista do Quiet Riot, banda que deu início à trajetória de Rhoads. Embora seu estrelato tenha vindo depois, ao lado de Ozzy, foi ao lado de Kelly Garni que ele moldou seu estilo icônico, consolidando-se como um dos guitarristas mais influentes do heavy metal.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O disco nacional dos anos 70 elogiado por Regis Tadeu; "hard rock pesado"
As duas músicas do Metallica que Hetfield admite agora em 2026 que dão trabalho ao vivo
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
Registro do último show de Mike Portnoy antes da saída do Dream Theater será lançado em março
Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
"Morbid Angel é mais progressivo que Dream Theater", diz baixista do Amorphis
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
O guitarrista que Dave Grohl colocou acima de Jimi Hendrix, e que Brian May exaltou
As músicas "das antigas" do Metallica que Lars Ulrich gostaria que o Deep Purple tocasse
O riff escrito nos anos 2000 que causou inveja em Jimmy Page
O riff definitivo do hard rock, na opinião de Lars Ulrich, baterista do Metallica
25 bandas de rock dos anos 1980 que poderiam ter sido maiores, segundo o Loudwire
A contundente opinião de Anders Fridén, vocalista do In Flames, sobre religião
31 discos de rock e metal que completam 20 anos em 2026
A banda que faz Lars Ulrich se sentir como um adolescente


Nuno Bettencourt (Extreme) presta tributo a Randy Rhoads no dia em que guitarrista faria 69 anos
"Eddie Van Halen era muito melhor que Randy Rhoads", diz ex-W.A.S.P.
Quando Tom Morello elegeu os três maiores solos de guitarra de todos os tempos


