O álbum clássico do metal brasileiro que mistura thrash, death e black metal
Por Mateus Ribeiro
Postado em 19 de março de 2025
Na ativa desde a década de 1980, o músico brasileiro Max Cavalera é o maior ícone da história do metal nacional. Guitarrista e vocalista das bandas Soulfly, Cavalera Conspiracy, Killer Be Killed, Go Ahead and Die e Nailbomb, ele tornou-se mundialmente famoso por ter fundado o Sepultura.
Sepultura - Mais Novidades
Max fez parte da última banda citada no parágrafo anterior de 1984 até dezembro de 1996. Enquanto integrou o Sepultura (que contou com seu irmão, o baterista Iggor, por 22 anos), o frontman ajudou a colocar o Brasil no mapa do metal mundial e gravou trabalhos que se tornaram clássicos da porradaria sonora. Um desses discos é "Schizophrenia".
Lançado em 1987, "Schizophrenia" é o segundo álbum de estúdio do Sepultura, o primeiro deles registrado pelo guitarrista Andreas Kisser. Pesado e veloz, o disco em questão foi um dos temas abordados durante recente entrevista que Max concedeu à Decibel Magazine.
Em um ponto da conversa, o entrevistador Chris Dick afirmou que "Schizophrenia" é o trabalho do Sepultura que sua esposa mais gosta. Então, Max fez os seguinte comentários sobre o álbum:
"É um disco de entrada, cara. Percebemos que podíamos misturar black metal, death metal e thrash numa panela e mexer essa panela. O resultado é muito único. Temos a agressividade do black/death e a precisão - o aspecto técnico - do thrash. É muito enérgico e rápido! É isso que eu adoro em ‘Schizophrenia’."
De algum tempo pra cá, Max tem tocado músicas de "Schizophrenia" nos shows que faz ao lado de seu irmão. Segundo o guitarrista/vocalista, os fãs da "nova geração" curtem ouvir essas faixas ao vivo.
"É divertido tocar ao vivo. A geração mais nova que vem aos shows está adorando. Eles nunca nos viram tocar essas músicas ao vivo [como Sepultura]. É muito legal."
Os irmãos Cavalera regravaram "Schizophrenia", "Morbid Visions" (1986) e "Bestial Devastation" (1985). Ao site finlandês Chaoszine (via Brave Words), Max disse que sente orgulho das releituras, lançadas entre 2023 e 2024.
"Estou muito orgulhoso disso. Acho que é uma grande prova do poder daquelas músicas, da época, mas acho que revivê-las nesta regravação é a coisa mais legal de todas.
Fizemos isso com o ‘Morbid Visions’ e com o ‘Bestial Devastation’, e a recepção foi fenomenal. Eu me senti ótimo porque queria revisitar essas músicas e dar a elas o tratamento que elas mereciam; como eu imaginava que elas seriam quando eu era criança, com um estúdio de merda, equipamento de merda. Agora temos os meios à nossa disposição para fazer uma grande gravação, mas não perdemos a brutalidade crua do original. E isso é fundamental, é super importante."
A trajetória de Max no Sepultura foi encerrada durante a tour de "Roots" (1996). Para ler mais sobre a turbulenta separação, leia a nota a seguir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



AC/DC anuncia terceiro show em São Paulo; ingressos estão à venda
Internautas protestam contra preços de ingressos para show do AC/DC no Brasil
A única música do "Somewhere in Time" do Iron Maiden que não usa sintetizadores
AC/DC anuncia show extra em São Paulo para o dia 28 de fevereiro; ingressos estão à venda
A melhor banda de metal de todos os tempos, segundo Scott Ian do Anthrax
Os três melhores guitarristas base de todos os tempos, segundo Dave Mustaine
A banda que não ficou gigante porque era "inglesa demais", segundo Regis Tadeu
A banda que mais pode repetir sucesso do Iron Maiden, segundo Steve Harris
Slash dá a sua versão para o que causou o "racha" entre ele e Axl Rose nos anos noventa
A música do Yes que Mike Portnoy precisou aprender e foi seu maior desafio
O "detalhe" da COP30 que fez Paul McCartney escrever carta criticando o evento no Brasil
Cinco clássicos dos anos 90 que ganharam versões heavy metal

Max Cavalera e os detalhes de sua saída do Sepultura, incluindo como e quando aconteceu
Max Cavalera reflete sobre as dificuldades que bandas iniciantes enfrentam
O clássico do metal que é presença constante nos shows de três bandas diferentes
Os álbuns esquecidos dos anos 90 que soam melhores agora
As 10 bandas favoritas do metal brasileiro no Metal Storm
Greyson Nekrutman mostra seu talento em medley de "Chaos A.D.", clássico do Sepultura
A música do Trivium que mistura Sepultura, emo e melodic death metal
A banda brasileira que está seguindo passos de Angra e Sepultura, segundo produtor
Por que a saída de Eloy Casagrande do Sepultura foi boa, segundo Andreas Kisser
Os 50 melhores discos da história do thrash, segundo a Metal Hammer
Como "Welcome To The Jungle", do Guns N' Roses, soaria se gravada pelo Sepultura?
A opinião de Gene Simmons sobre o Sepultura que deve agradar aos irmãos Cavalera
As 100 maiores músicas da história do heavy metal, segundo a Rolling Stone


