O controle que Ian Anderson exerce sobre guitarristas: "Não escrevem músicas"
Por Gustavo Maiato
Postado em 18 de março de 2025
Existem bandas que uma única pessoa controla todo o processo criativo e empresarial e no fundo são praticamente carreiras solo com outra nomenclatura. É o caso do Avantasia, por exemplo, que Tobias Sammet é o responsável geral. No caso do Jethro Tull, esse papel cabe a Ian Anderson, flautista e vocalista, que é o único remanescente da formação clássica.
Em entrevista publicada pela Ultimate Guitar, Anderson explicou como exerce essa autoridade no Jethro Tull. Ele disse que escreve as canções e apresenta o material no qual os outros integrantes podem trabalhar em cima.
"Eles não estão escrevendo as músicas. Estão criando partes e alguns solos improvisados com base no que eu lhes apresento. O esboço pode ser um ponto de partida para a abordagem deles. Eu lhes dou, em diferentes graus, algumas orientações para ajudá-los ao longo do caminho. Talvez eu lhes mostre algo em um ensaio, ou eles me enviem uma demo como anexo de e-mail. Eu escuto o que estão pensando e ajustamos para chegar ao resultado certo. 95% do que Jack Clark faz imediatamente é utilizável e adequado. É geralmente o certo para o álbum e para a forma como eu acho que deveria ser", disse.

Ian Anderson e o Jethro Tull
Com 30 álbuns lançados e mais de 60 milhões de cópias vendidas, o Jethro Tull consolidou-se como uma das bandas mais icônicas do gênero, realizando milhares de shows ao redor do mundo.
Além do trabalho com a banda, Anderson construiu uma sólida carreira solo, explorando diferentes sonoridades em discos como "The Secret Language of Birds" e "Thick as a Brick 2". Mesmo após mais de cinco décadas de carreira, ele segue ativo, tanto em turnês como em novas produções.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O lendário álbum dos anos 1970 que envelheceu mal, segundo Regis Tadeu
Bruce Dickinson sobe ao palco com o Smith/Kotzen em Londres
As 11 melhores bandas de metalcore progressivo de todos os tempos, segundo a Loudwire
A música mais ouvida de cada álbum do Megadeth no Spotify
Churrasco do Angra reúne Edu Falaschi, Rafael Bittencourt, Kiko Loureiro, Fabio Lione e mais
A maior canção de amor já escrita em todos os tempos, segundo Noel Gallagher
Ex-Engenheiros do Hawaii, Augusto Licks retoma clássicos da fase áurea em nova turnê
A música dos Beatles que ganhou elogios de George Martin; "uma pequena ópera"
Max Cavalera celebra 30 anos de "Roots" com dedicatória especial a Gloria Cavalera
Slash aponta as músicas que fizeram o Guns N' Roses "rachar" em sua fase áurea
Bruce Dickinson cita o Sepultura e depois lista sua banda "pula-pula" favorita
10 clássicos do rock que soam ótimos, até você prestar atenção na letra
Nenhuma música ruim em toda vida? O elogio que Bob Dylan não costuma fazer por aí
Youtuber viraliza ao eleger o melhor guitarrista de cada década - e internet não perdoa
O pior disco do Judas Priest, segundo o Loudwire



Quando Ian Anderson citou Yngwie Malmsteen como exemplo de como não se deve ser na vida
O curioso conselho que Ian Anderson deu para novo guitarrista do Jethro Tull
A banda inglesa de rock que Regis Tadeu passou parte da vida pronunciando o nome errado
A lição que Tony Iommi aprendeu com o Jethro Tull, segundo Ian Anderson
O Big 4 do rock progressivo, de acordo com Ian Anderson, do Jethro Tull


