Como Sharon Osbourne ajudou Dio a ocupar a vaga deixada por Ozzy no Black Sabbath
Por Bruce William
Postado em 18 de março de 2025
Quando o Black Sabbath decidiu demitir Ozzy Osbourne em 1979, a banda se viu diante de um grande dilema: quem poderia assumir os vocais e manter o grupo relevante? Enquanto Tony Iommi e os demais membros tentavam encontrar uma solução, Sharon Osbourne, que ainda não era casada com Ozzy, mas já trabalhava nos bastidores da indústria musical, teria desempenhado um papel fundamental na escolha de Ronnie James Dio para ocupar a vaga.
Black Sabbath - Mais Novidades
De acordo com Sharon, foi ela quem apresentou Dio ao Sabbath. "Foi quando a banda decidiu definitivamente que Ozzy precisava sair. Tony [Iommi] me perguntou: 'Quem você acha que poderia ser o vocalista?'. E eu disse: 'Conheço esse cara, Ronnie Dio'. Então, os apresentei. Eles se deram muito bem, porque Ronnie era um cara muito sociável e fácil de conversar", contou Sharon durante participação no podcast The Magnificent Others de Billy Corgan, em fala replicada pela Alternative Nation.
A influência de Sharon no cenário musical vinha da sua ligação com Don Arden, seu pai e então empresário do Black Sabbath. Don era conhecido como um dos empresários mais temidos da indústria e Sharon, ao trabalhar ao seu lado, já estava envolvida com o gerenciamento da banda. Segundo essa versão, a sugestão de Dio partiu dela e ajudou a consolidar a transição do grupo para uma nova fase, embora ela admita que não entende ao certo como Dio ganhou a vaga.
No entanto, a história ganha outra perspectiva quando se olha para o relato do próprio Dio. No livro "Rainbow in the Dark. A Autobiografia" (Amazon), o vocalista menciona que sua entrada no Black Sabbath aconteceu de forma mais natural e independente. Ele conta que seu primeiro contato com Tony Iommi não foi por intermédio de Sharon, mas sim por um encontro casual no Rainbow Bar & Grill, em Los Angeles. Durante a conversa, ambos compartilharam o desejo de trabalhar em algo novo. "Tony me disse que Ozzy havia acabado de ser demitido e que Geezer Butler também estava afastado por questões pessoais. Falamos sobre uma possível colaboração, mas nada estava decidido", afirmou Dio.
Pouco tempo depois, Iommi levou Dio a um estúdio para mostrar algumas ideias musicais inacabadas. O guitarrista estava com dificuldades para finalizar uma música sem um vocalista. Assim que ouviu a faixa, Dio percebeu o potencial e começou a trabalhar na melodia e nas letras, dando início ao que viria a se tornar uma das eras mais importantes do Black Sabbath.
Apesar da divergência entre as versões, é inegável que Sharon Osbourne esteve envolvida no processo de reestruturação do Black Sabbath. Seja como peça-chave na escolha de Dio ou como uma figura nos bastidores que ajudou a banda a seguir em frente, sua influência na transição entre Ozzy e Dio marcou um dos momentos mais importantes da história do heavy metal.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O New York Times escolheu: a melhor música do ano de 2025 é de uma banda de metal
System of a Down volta à América Latina em maio de 2026
O clássico do rock nacional cujo refrão é cantado onze vezes em quatro minutos
O solo de baixo heavy metal que, para Flea, é um grande momento da história do rock
Move Concerts faz post sobre vinda do Iron Maiden ao Brasil em 2026
Michael Sweet, vocalista e guitarrista do Stryper, é diagnosticado com câncer
O disco que Flea considera o maior de todos os tempos; "Tem tudo o que você pode querer"
Dream Theater anuncia turnê que passará por 6 cidades no Brasil em 2026
O primeiro supergrupo de rock da história, segundo jornalista Sérgio Martins
Como seria o Sepultura se Max não tivesse deixado a banda, segundo ele mesmo
O que Ritchie Blackmore pensa sobre Jimmy Page como músico; "um guitarrista estranho"
Lemmy lembra shows ruins de Jimi Hendrix; "o pior tipo de coisa que você ouviria na vida"
Como foi a reconciliação dos irmãos Cavalera, segundo eles mesmos
A maior banda, música, álbum e vocalista nacional e gringo de 1985, segundo a Bizz
Os três guitarristas que Jerry Cantrell do Alice in Chains considera "extraterrestes"

A banda que fizeram Ozzy acreditar que o Black Sabbath jamais conseguiria alcançar
Lenda do heavy metal, Bill Ward afirma que Lars Ulrich é um baterista brilhante - e tagarela
Brian May chorou em uma das últimas apresentações de Ozzy Osbourne
O vocalista que foi dar um rolê e acabou entrando em uma das maiores bandas de todos os tempos
O período da carreira do Black Sabbath que Tony Iommi considera caótico e frustrante
Como "Paranoid", do Black Sabbath, impactou o guitarrista Andreas Kisser
Geezer Butler e Tony Iommi homenageiam Ozzy Osbourne, que faria 77 anos nesta quarta-feira
Cozy Powell sugeriu "Satanic Verses" como nome de álbum do Black Sabbath
Camiseta oficial de Ozzy Osbourne zoa Roger Waters por fala que irritou a todos
Tony Martin diz que foi pego de surpresa ao ser dispensado do Black Sabbath para a volta de Dio
Quando os Ramones abriram para o Black Sabbath, e Marky notou que eles eram mais completos
Dio: "Como podem comparar Ozzy Osbourne a mim como cantor?"


