Como Sharon Osbourne ajudou Dio a ocupar a vaga deixada por Ozzy no Black Sabbath
Por Bruce William
Postado em 18 de março de 2025
Quando o Black Sabbath decidiu demitir Ozzy Osbourne em 1979, a banda se viu diante de um grande dilema: quem poderia assumir os vocais e manter o grupo relevante? Enquanto Tony Iommi e os demais membros tentavam encontrar uma solução, Sharon Osbourne, que ainda não era casada com Ozzy, mas já trabalhava nos bastidores da indústria musical, teria desempenhado um papel fundamental na escolha de Ronnie James Dio para ocupar a vaga.
Black Sabbath - Mais Novidades
De acordo com Sharon, foi ela quem apresentou Dio ao Sabbath. "Foi quando a banda decidiu definitivamente que Ozzy precisava sair. Tony [Iommi] me perguntou: 'Quem você acha que poderia ser o vocalista?'. E eu disse: 'Conheço esse cara, Ronnie Dio'. Então, os apresentei. Eles se deram muito bem, porque Ronnie era um cara muito sociável e fácil de conversar", contou Sharon durante participação no podcast The Magnificent Others de Billy Corgan, em fala replicada pela Alternative Nation.
A influência de Sharon no cenário musical vinha da sua ligação com Don Arden, seu pai e então empresário do Black Sabbath. Don era conhecido como um dos empresários mais temidos da indústria e Sharon, ao trabalhar ao seu lado, já estava envolvida com o gerenciamento da banda. Segundo essa versão, a sugestão de Dio partiu dela e ajudou a consolidar a transição do grupo para uma nova fase, embora ela admita que não entende ao certo como Dio ganhou a vaga.
No entanto, a história ganha outra perspectiva quando se olha para o relato do próprio Dio. No livro "Rainbow in the Dark. A Autobiografia" (Amazon), o vocalista menciona que sua entrada no Black Sabbath aconteceu de forma mais natural e independente. Ele conta que seu primeiro contato com Tony Iommi não foi por intermédio de Sharon, mas sim por um encontro casual no Rainbow Bar & Grill, em Los Angeles. Durante a conversa, ambos compartilharam o desejo de trabalhar em algo novo. "Tony me disse que Ozzy havia acabado de ser demitido e que Geezer Butler também estava afastado por questões pessoais. Falamos sobre uma possível colaboração, mas nada estava decidido", afirmou Dio.
Pouco tempo depois, Iommi levou Dio a um estúdio para mostrar algumas ideias musicais inacabadas. O guitarrista estava com dificuldades para finalizar uma música sem um vocalista. Assim que ouviu a faixa, Dio percebeu o potencial e começou a trabalhar na melodia e nas letras, dando início ao que viria a se tornar uma das eras mais importantes do Black Sabbath.
Apesar da divergência entre as versões, é inegável que Sharon Osbourne esteve envolvida no processo de reestruturação do Black Sabbath. Seja como peça-chave na escolha de Dio ou como uma figura nos bastidores que ajudou a banda a seguir em frente, sua influência na transição entre Ozzy e Dio marcou um dos momentos mais importantes da história do heavy metal.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A crítica da Classic Rock/Metal Hammer ao show do Guns N' Roses no Download 2026
Manowar tocará "Kings of Metal" e "Fighting the World" na íntegra em shows de 2027
O significado irônico de "Somos tão jovens", verso que encerra "Tempo Perdido"
Zakk Wylde sobre Ozzy: o segredo era "álcool e muitas drogas"
A música do Queen que Freddie Mercury considerava melhor que "Bohemian Rhapsody"
A lenda do rock brasileiro que fez sua primeira tatuagem aos 60 anos e não quer mais parar
Mark Wahlberg nem sabia que metal existia, revela Zakk Wylde
A música do Judas Priest que mistura rock, funk e jazz, segundo Ian Hill
Jon Bon Jovi não acreditava em "Livin' on a Prayer" e precisou ser convencido a gravá-la
De "superstar gótica" a "odeio essa palavra": as voltas de Amy Lee, do Evanescence
Os três guitarristas que Billy Corgan chama de "Bíblia da guitarra rock"
Mike Mangini fala sobre primeiro show como baterista do Godsmack
As 11 melhores bandas de rock progressivo dos EUA, segundo a Loudwire
O parceiro de Bryan Adams que viu coincidência e impediu Mr. Big de soar como Aerosmith
A banda que Chris Cornell integraria se convidassem; "Ele nunca me chamou"


O maior riff de guitarra de todos os tempos, segundo Tony Iommi do Black Sabbath
De "N.I.B." a MBE; Tony Iommi recebe condecoração por serviços à música e à caridade
10 músicas lançadas há mais de meio século que superaram 1 bilhão de plays no Spotify
Quem inventou os chifrinhos do metal? Segundo Wendy Dio, ninguém
As 25 melhores bandas de todos os tempos, segundo a Classic Rock
A música que salvou a carreira de Ozzy Osbourne e se tornou um símbolo pop do metal
Bill Ward diz que nunca tocou "Paranoid" do mesmo jeito ao vivo por duas vezes
Quando o Black Sabbath quase arruinou a gravação de um dos discos mais vendidos da história
Ozzy e Geezer divergiam sobre qual foi o auge do Black Sabbath? Zakk Wylde explica
Ian Anderson revela a única coisa que Tony Iommi fez quando entrou para o Jethro Tull
Eloy Casagrande comenta genialidade e falta de técnica que cobrou um preço de Bill Ward


