James LaBrie fala sobre a importância de "Pull Me Under" na trajetória do Dream Theater
Por Mateus Ribeiro
Postado em 11 de março de 2025
Maior representante do metal progressivo, o Dream Theater tem uma discografia impecável, composta por álbuns que se tornaram clássicos. Dentre essas obras, "Images and Words" é o responsável por apresentar o trabalho do talentoso quinteto ao mundo.
Dream Theater - Mais Novidades
Lançado em julho de 1992, "Images and Words" é o segundo disco de estúdio do Dream Theater, o primeiro deles gravado pelo vocalista James LaBrie (escolhido como substituto de Charlie Dominici). O grande destaque do álbum é sua faixa de abertura, a colossal "Pull Me Under".
Música mais popular do Dream Theater, "Pull Me Under" é o único hit radiofônico da banda fundada por John Petrucci (guitarra), Mike Portnoy (bateria) e John Myung (baixo). Essa canção, vital para a carreira do grupo, foi tema de recente entrevista que James LaBrie concedeu à radialista Full Metal Jackie (via Loudwire).

Ao ser perguntado qual registro do Dream Theater lhe traz as melhores lembranças, James escolheu o "play" que marca sua estreia. O frontman afirmou:
"Nós nos divertimos muito. Éramos muito jovens. Cada um de nós era extremamente jovem e estávamos nos divertindo muito, fazendo shows com ingressos esgotados em todos os lugares, aparecendo na MuchMusic no Canadá e na MTV nos Estados Unidos. Era surreal, mas, ao mesmo tempo, era uma experiência tão libertadora e emocionante para cada um de nós, porque nunca havíamos experimentado viajar pelo mundo e se apresentar para milhares de pessoas todas as noites.
Então, sem dúvida, isso me tocou porque foi o catalisador que criou tudo o que viria a seguir. Se não fosse pelo ‘Images…’, bem, digamos, e vamos ser ainda mais diretos, que se não fosse pelo sucesso de ‘Pull Me Under’, com certeza você e eu não estaríamos discutindo hoje."
Adiante, LaBrie comentou a importância de "Pull Me Under" na trajetória do Dream Theater. Ele reconhece que se a música não tivesse feito sucesso, a história poderia ser bem diferente.
"De repente, estávamos tocando em todos os lugares. Ainda me lembro de um show em Nova Orleans, no outono de 92, e fizemos um show para cinco pessoas, quatro delas da banda Bad Company. Então, pense nisso. De repente, em novembro, ‘Pull Me Under’ começou a estourar nas rádios universitárias, o que, por sua vez, se traduziu muito bem e com muita força nas rádios nacionais. Então, explodiu nas rádios nacionais e chegou ao primeiro lugar [das paradas] (...).
Tudo foi irreal a partir daquele momento. Agora, se ‘Pull Me Under’ não tivesse sido tão bem recebida como foi, eu não sei. Acho que talvez tivéssemos tentado nos empenhar e ir para a estrada e para lugares que nos aceitassem. Mas não tenho certeza do quanto isso poderia ser bem-sucedido."
Trinta e três anos após seu lançamento, "Pull Me Under" é a música que o Dream Theater mais tocou ao vivo. O "hit solitário", que de acordo com o site Setlist.FM apareceu em cerca de 900 shows do grupo, encerra o repertório da tour que celebra os 40 anos do virtuoso conjunto.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O primeiro tecladista estrela do rock nacional: "A Gloria Pires ficou encantada"
A melhor música dos Beatles, segundo o Ultimate Classic Rock
Organização confirma data do Monsters of Rock Brasil 2026
Slash quebra silêncio sobre surto de Axl Rose em Buenos Aires e defende baterista
A ameaça de quatro palavras que iniciou a briga entre Axl Rose e Vince Neil
Regis Tadeu explica por que não vai ao show do AC/DC no Brasil: "Eu estou fora"
Helloween retorna ao Brasil em setembro de 2026
A banda desconhecida que influenciou o metal moderno e só lançou dois discos
A capa de álbum do Iron Maiden que Bruce Dickinson acha constrangedora
A melhor música do melhor disco do AC/DC, segundo o Heavy Consequence
O clássico do Queen que Elton John achou título péssimo: "Vocês vão lançar isso?"
Megadeth tem show confirmado em São Paulo para 2026
Bryan Adams retorna ao Brasil em março de 2026
A banda de metal extremo que é referência para Mark Tremonti (Creed, Alter Bridge)
A música solo que Ozzy Osbourne não curtia, mas que os fãs viviam pedindo ao vivo

A música do Dream Theater inspirada em atrocidades que civis sofrem na Arábia Saudita
Mike Portnoy diz que há um "Lars Ulrich" de diferença entre ele e Neil Peart
O disco definitivo do prog, de acordo com Mike Portnoy, baterista do Dream Theater
O dia que acharam que Humberto Gessinger curtia Dream Theater, segundo o próprio
Cinco discos marcantes de heavy metal que foram lançados em outubro
Para Mike Portnoy, Sepultura ajudou a carregar a bandeira do metal nos anos 90
Para Regis Tadeu, só existe uma coisa mais chata que o som do Dream Theater
O álbum do Metallica que Mike Portnoy considera "meia-boca"


