James LaBrie fala sobre a importância de "Pull Me Under" na trajetória do Dream Theater
Por Mateus Ribeiro
Postado em 11 de março de 2025
Maior representante do metal progressivo, o Dream Theater tem uma discografia impecável, composta por álbuns que se tornaram clássicos. Dentre essas obras, "Images and Words" é o responsável por apresentar o trabalho do talentoso quinteto ao mundo.
Dream Theater - Mais Novidades
Lançado em julho de 1992, "Images and Words" é o segundo disco de estúdio do Dream Theater, o primeiro deles gravado pelo vocalista James LaBrie (escolhido como substituto de Charlie Dominici). O grande destaque do álbum é sua faixa de abertura, a colossal "Pull Me Under".
Música mais popular do Dream Theater, "Pull Me Under" é o único hit radiofônico da banda fundada por John Petrucci (guitarra), Mike Portnoy (bateria) e John Myung (baixo). Essa canção, vital para a carreira do grupo, foi tema de recente entrevista que James LaBrie concedeu à radialista Full Metal Jackie (via Loudwire).

Ao ser perguntado qual registro do Dream Theater lhe traz as melhores lembranças, James escolheu o "play" que marca sua estreia. O frontman afirmou:
"Nós nos divertimos muito. Éramos muito jovens. Cada um de nós era extremamente jovem e estávamos nos divertindo muito, fazendo shows com ingressos esgotados em todos os lugares, aparecendo na MuchMusic no Canadá e na MTV nos Estados Unidos. Era surreal, mas, ao mesmo tempo, era uma experiência tão libertadora e emocionante para cada um de nós, porque nunca havíamos experimentado viajar pelo mundo e se apresentar para milhares de pessoas todas as noites.
Então, sem dúvida, isso me tocou porque foi o catalisador que criou tudo o que viria a seguir. Se não fosse pelo ‘Images…’, bem, digamos, e vamos ser ainda mais diretos, que se não fosse pelo sucesso de ‘Pull Me Under’, com certeza você e eu não estaríamos discutindo hoje."
Adiante, LaBrie comentou a importância de "Pull Me Under" na trajetória do Dream Theater. Ele reconhece que se a música não tivesse feito sucesso, a história poderia ser bem diferente.
"De repente, estávamos tocando em todos os lugares. Ainda me lembro de um show em Nova Orleans, no outono de 92, e fizemos um show para cinco pessoas, quatro delas da banda Bad Company. Então, pense nisso. De repente, em novembro, ‘Pull Me Under’ começou a estourar nas rádios universitárias, o que, por sua vez, se traduziu muito bem e com muita força nas rádios nacionais. Então, explodiu nas rádios nacionais e chegou ao primeiro lugar [das paradas] (...).
Tudo foi irreal a partir daquele momento. Agora, se ‘Pull Me Under’ não tivesse sido tão bem recebida como foi, eu não sei. Acho que talvez tivéssemos tentado nos empenhar e ir para a estrada e para lugares que nos aceitassem. Mas não tenho certeza do quanto isso poderia ser bem-sucedido."
Trinta e três anos após seu lançamento, "Pull Me Under" é a música que o Dream Theater mais tocou ao vivo. O "hit solitário", que de acordo com o site Setlist.FM apareceu em cerca de 900 shows do grupo, encerra o repertório da tour que celebra os 40 anos do virtuoso conjunto.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Angra realizará primeiro show da carreira na Finlândia
Graham Bonnet Band lança "The Fifth Force Of Nature", que traz participação de Bruce Dickinson
Johnny Ramone: o guitarrista que revolucionou o rock com três acordes faria 78 anos
O que realmente significa quando um álbum é lançado em versão remasterizada?
A música de 1984 que o Metallica tocou ao vivo uma única vez
Fabio Lione debocha de fala de Felipe Andreoli: "Inventaram hiato para eu sair do Angra?"
A situação inusitada (e fedorenta) que marcou gravação de clipe de Ozzy Osbourne
Epica esgota ingressos para show com orquestra e coral em São Paulo
Ninguém tinha sobrenome na casa onde os Rolling Stones gravaram "Exile on Main St."
Duff McKagan reflete sobre o dramático fim do Velvet Revolver
Amanda Somerville se manifesta após diagnóstico de tumor cerebral agressivo
Por que é importante que artistas se posicionem politicamente
A opinião de Marcelo Barbosa sobre o Angra que chocou Andre Matos: "No Brasil, só você"
Como seria o Pink Floyd se Syd Barrett tivesse permanecido na banda?
A origem satânica de "War Pigs", clássico anti-guerra do Black Sabbath



As músicas do Dream Theater que "tocam profundamente" o vocalista James LaBrie
Os discos que James LaBrie indica para quem quer conhecer a obra do Dream Theater
10 discos de heavy metal lançados de 1970 a 1993 que são essenciais, segundo o CRH
James LaBrie não imaginou que o Dream Theater pudesse ganhar um Grammy
A opinião de James LaBrie sobre Rob Halford, o Metal God
O álbum definitivo do Dream Theater, na opinião do vocalista James LaBrie
James LaBrie, do Dream Theater, acha que Sebastian Bach tinha uma voz incrível
Mike Portnoy relembra Cliff Burton, baixista que morreu há 40 anos
Como "Leave Home", dos Ramones, mudou a vida do guitarrista Marty Friedman
Steve Morse escolhe o maior guitarrista do mundo na atualidade
A música pesada e direta do Dream Theater que é "curta" e acabou virando "hit"


