James LaBrie fala sobre a importância de "Pull Me Under" na trajetória do Dream Theater
Por Mateus Ribeiro
Postado em 11 de março de 2025
Maior representante do metal progressivo, o Dream Theater tem uma discografia impecável, composta por álbuns que se tornaram clássicos. Dentre essas obras, "Images and Words" é o responsável por apresentar o trabalho do talentoso quinteto ao mundo.
Dream Theater - Mais Novidades
Lançado em julho de 1992, "Images and Words" é o segundo disco de estúdio do Dream Theater, o primeiro deles gravado pelo vocalista James LaBrie (escolhido como substituto de Charlie Dominici). O grande destaque do álbum é sua faixa de abertura, a colossal "Pull Me Under".
Música mais popular do Dream Theater, "Pull Me Under" é o único hit radiofônico da banda fundada por John Petrucci (guitarra), Mike Portnoy (bateria) e John Myung (baixo). Essa canção, vital para a carreira do grupo, foi tema de recente entrevista que James LaBrie concedeu à radialista Full Metal Jackie (via Loudwire).

Ao ser perguntado qual registro do Dream Theater lhe traz as melhores lembranças, James escolheu o "play" que marca sua estreia. O frontman afirmou:
"Nós nos divertimos muito. Éramos muito jovens. Cada um de nós era extremamente jovem e estávamos nos divertindo muito, fazendo shows com ingressos esgotados em todos os lugares, aparecendo na MuchMusic no Canadá e na MTV nos Estados Unidos. Era surreal, mas, ao mesmo tempo, era uma experiência tão libertadora e emocionante para cada um de nós, porque nunca havíamos experimentado viajar pelo mundo e se apresentar para milhares de pessoas todas as noites.
Então, sem dúvida, isso me tocou porque foi o catalisador que criou tudo o que viria a seguir. Se não fosse pelo ‘Images…’, bem, digamos, e vamos ser ainda mais diretos, que se não fosse pelo sucesso de ‘Pull Me Under’, com certeza você e eu não estaríamos discutindo hoje."
Adiante, LaBrie comentou a importância de "Pull Me Under" na trajetória do Dream Theater. Ele reconhece que se a música não tivesse feito sucesso, a história poderia ser bem diferente.
"De repente, estávamos tocando em todos os lugares. Ainda me lembro de um show em Nova Orleans, no outono de 92, e fizemos um show para cinco pessoas, quatro delas da banda Bad Company. Então, pense nisso. De repente, em novembro, ‘Pull Me Under’ começou a estourar nas rádios universitárias, o que, por sua vez, se traduziu muito bem e com muita força nas rádios nacionais. Então, explodiu nas rádios nacionais e chegou ao primeiro lugar [das paradas] (...).
Tudo foi irreal a partir daquele momento. Agora, se ‘Pull Me Under’ não tivesse sido tão bem recebida como foi, eu não sei. Acho que talvez tivéssemos tentado nos empenhar e ir para a estrada e para lugares que nos aceitassem. Mas não tenho certeza do quanto isso poderia ser bem-sucedido."
Trinta e três anos após seu lançamento, "Pull Me Under" é a música que o Dream Theater mais tocou ao vivo. O "hit solitário", que de acordo com o site Setlist.FM apareceu em cerca de 900 shows do grupo, encerra o repertório da tour que celebra os 40 anos do virtuoso conjunto.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico absoluto do Metallica cuja introdução foi inspirada em uma música do Venom
Metallica volta a tocar música que estava fora dos seus shows desde 2008
A música de 1968 dos Beatles que é a pior de todos os tempos, segundo Regis Tadeu
Charlie Benante fica de fora de mais um show do Anthrax
10 discos de heavy metal lançados de 1970 a 1993 que são essenciais, segundo o CRH
Álbum do Sepultura é citado como um dos melhores discos do thrash metal em lista da Kerrang!
Os melhores álbuns de metal lançados em 1986, segundo Gastão Moreira
Fernanda Lira revela que irmã é jogadora profissional de futebol e já foi pra Seleção
Causa da morte de Phil Campbell, guitarrista do Motörhead, é revelada
Nicko McBrain destruiu camarim por ter se decepcionado com atuação de Blaze em show do Maiden
A banda de rock nacional dos anos 1980 que Lobão comparou com o Palhaço Carequinha
A música do U2 em que Bono precisou esconder que praticamente não conseguia cantar
O erro que James Hetfield admite ter cometido com Jason Newsted no Metallica
Mantas relembra Metallica abrindo shows do Venom e conta o que disse ao James Hetfield
O erro de avaliação de David Gilmour sobre o "Dark Side of the Moon"
James LaBrie não imaginou que o Dream Theater pudesse ganhar um Grammy
A opinião de James LaBrie sobre Rob Halford, o Metal God
O álbum definitivo do Dream Theater, na opinião do vocalista James LaBrie
James LaBrie, do Dream Theater, acha que Sebastian Bach tinha uma voz incrível
Mike Portnoy relembra Cliff Burton, baixista que morreu há 40 anos
A respeitosa opinião de James LaBrie sobre George Michael
Como "Leave Home", dos Ramones, mudou a vida do guitarrista Marty Friedman
Como John Petrucci tenta manter a rotina de treinos durante as turnês do Dream Theater
Existe uma banda de metal para cada tipo de chefe e você vai reconhecer o seu
Mike Portnoy, do Dream Theater, elege os seus cinco bateristas preferidos


