RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Outras Matérias em Destaque

O megahit de 1973 que Rod Stewart levou 25 anos para gostar: "Você deveria cantar isso"

O dia que Jim Morrison, nos anos 60, previu o surgimento da música eletrônica

O músico que merece cada elogio que recebe, segundo David Gilmour

O álbum mais bem-sucedido de Jeff Beck que o próprio guitarrista gostaria de apagar

Músicos do Judas Priest passaram uma semana em motel fuleiro para abrir shows do Led Zeppelin

O guitarrista que Brian May lamenta nunca ter conhecido e chamou de monstro elemental

A única banda dos anos 1960 que a indústria não sacaneou, segundo Paul Rodgers

Guitarrista fala sobre influência de Queen e David Bowie no Def Leppard

Tatiana Shmailyuk, do Jinjer, gosta de ouvir disco do Opeth quando vai dormir

Guitarrista explica 50 vertentes do heavy metal em 13 minutos

A opinião de Ozzy Osbourne sobre o álbum "Seventh Star", do Black Sabbath

Fear Factory lança "Roboticist", sua primeira música com Milo Silvestro nos vocais

Os álbuns do Nightwish que Tuomas Holopainen mais gosta e o que menos aprecia

A música que fez Brian May decidir como queria tocar guitarra

Brent Hinds tentou fazer o Mastodon abandonar o heavy metal


Foo Fighters

"Quem manda sou eu!": Yngwie Malmsteen explica dinâmica de sua carreira

Por
Postado em 09 de março de 2025

Yngwie Malmsteen entende ser uma figura incompreendida. Especialmente por conta de sua metodologia de trabalho, onde monopoliza todas as decisões. No entanto, o sueco garante ser o melhor. Em entrevista ao La Hora Del Vértigo By Stairway To Rock, transcrita pelo Blabbermouth, o guitarrista explicou o que o leva a seguir esse caminho. Ele disse:

Yngwie Malmsteen - Mais Novidades

Foto: Reprodução - Perpetual Flames
Foto: Reprodução - Perpetual Flames
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"Alguns de vocês entenderam mal o que eu sou, o que estou fazendo, o que realmente sou. A Suécia era um ambiente muito hostil para aspirantes a músicos. Não era considerado ter um emprego de verdade se você fosse músico, compositor ou o que quer que seja. Então, não me sentia em casa lá. De qualquer forma, muito cedo, comecei a tocar. Cresci em uma família com formação clássica, estava cercado por música clássica e jazz e tudo mais, mas queria tocar rock and roll. Ganhei meu primeiro violão quando tinha cinco anos, comecei a tocar quando tinha sete e nunca mais parei. Comecei bandas quando tinha oito, nove, dez anos. Não eram realmente bandas.

Vou dar um bom exemplo. Eu estava na terceira série e disse a uma criança na classe: 'Ei, na sexta-feira, temos um show.' 'Ah, é? O que você quer dizer?' ‘Você tem que tocar bateria.’ ‘Eu não toco bateria.’ ‘Vou te ensinar a tocar bateria.’ ‘Eu não tenho bateria.’ ‘Está tudo bem. Eu tenho bateria.’ Naquela sexta-feira, fizemos um show. Eu tinha oito anos. Toquei com um amplificador e feedback, esse garoto ficava apenas segurando a batida. Daquele dia em diante eu fui o escritor, o guitarrista principal, o vocalista principal — tudo. Tive 10 milhões de baixistas e bateristas diferentes."

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Ainda assim, as possibilidades eram diminutas onde o virtuoso morava. "Não conseguia ir a lugar nenhum na Suécia. Me ofereceram a possibilidade de mudança para os Estados Unidos. Eu entrei para uma ‘banda’ chamada Steeler. Depois formei outra ‘banda’ chamada Alcatrazz. Então, em janeiro de 1984 — eu gosto de apontar isso; em janeiro de 1984 — eu assinei um contrato de artista solo como Yngwie J Malmsteen. É isso.

Agora, todas essas pessoas que entraram e saíram dos meus projetos parecem pensar que têm algo a ver com isso. Não têm. Não têm. Não importa quem está cantando minhas músicas. Não importa quem está tocando o baixo, o teclado ou a bateria. Não importa. É como dizer que o terceiro violinista da Orquestra Filarmônica Tcheca é importante para os concertos para violino de Vivaldi. Então, gostaria de ressaltar que, desde o primeiro dia, fui um artista solo. Entrei para uma ‘banda’ por duas semanas em 1983. Formei uma banda por cerca de um ano e depois fui artista solo novamente."

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

De qualquer modo, Yngwie reconhece ser uma pessoa difícil de lidar – não que ainda precisasse. "Se você quiser, pode me chamar de maníaco por controle. Vá em frente. Me chame assim o dia todo. Assumo a culpa. Eu decido quando a máquina de fumaça dispara. Eu decido quais cores de luz estarão na estrutura frontal da iluminação. Eu decido exatamente o que será a introdução e o que não será a introdução. Eu construo o show inteiro, a coisa toda, todas as noites."

Para explicar sua visão, o instrumentista traçou paralelos com outros meios artísticos. "A música é uma forma de arte. Assim como a pintura. Assim como escrever livros. A maneira como Leonardo da Vinci e outros do gênero abordavam sua arte é mais parecida com o que eu faço. Não pinto metade e chamo alguém, 'Ei, você pode vir e me ajudar com o resto da pintura?' É assim que sou como artista, penso mais perto de um compositor clássico ou um pintor. Não tem nada a ver com o fato de não gostar de outras pessoas ou não querer estar com outras pessoas. É só que eu tenho uma ideia perfeita do que quero. Pessoal, lembrem-se: eu faço isso há quase 50 anos. Tenho uma visão do que desejo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Não estou dizendo que há algo errado com o que outras pessoas fazem. Só estou dizendo que, para mim, já tenho uma visão tão clara do que quero ter na minha cabeça... Todo mundo tem que encontrar seu próprio caminho. Como John Lennon e Paul McCartney. Vamos lá. Você sabe o que quero dizer? É lindo quando as pessoas conseguem essa conexão. Mas esse não é o meu jeito. Não estou dizendo que é ruim ou bom. É que as pessoas são diferentes e é assim que eu trabalho."

Yngwie Malmsteen lança o álbum ao vivo "Live in Tokyo" no próximo dia 25 de abril. O trabalho foi registrado durante um show na capital japonesa realizado ano passado, durante a turnê que celebrava quatro décadas de carreira solo do músico.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal
Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Stamp

publicidadeGustavo Anunciação Lenza | Roberto Luis Pertsew | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Luis Alberto Braga Rodrigues | Reginaldo Manuel Soares de Faria | Paulo Eduardo Farias | Thomas Wisiak | Rogerio Antonio dos Anjos | Miguel Angelo Leal | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre João Renato Alves

Nascido em 1983, jornalista graduado e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.
Mais matérias de João Renato Alves.

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIE NESTE SITE COM
MAIS DE 3 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS