O dia em que Paul McCartney fez Ringo Starr sair dos Beatles; "Eu era um estranho"
Por Bruce William
Postado em 28 de abril de 2025
No meio das gravações do "White Album" em 1968, o clima interno entre os Beatles estava cada vez mais difícil. As tensões entre os integrantes começaram a crescer, e um dos primeiros sinais de que o grupo não seria eterno veio quando Ringo Starr decidiu sair da banda por um breve período. O motivo principal foi uma cobrança excessiva de Paul McCartney durante a gravação da faixa "Back In The U.S.S.R.", o que fez Ringo se sentir ainda mais deslocado dentro do grupo.
Beatles - Mais Novidades
Ao longo dos anos, a banda havia evoluído de uma união quase inquebrável para um conjunto de personalidades fortes que começavam a colidir. John Lennon e Paul McCartney ainda dominavam as atenções, enquanto George Harrison começava a ganhar força como compositor. No meio disso, Ringo sentia que seu espaço estava diminuindo. "Eu deixei porque sentia duas coisas: que não estava tocando bem e que os outros três estavam realmente felizes, e eu era um estranho", explicou o baterista no livro Anthology, relata a Beatles Bible.
A sensação de isolamento ficou clara quando Ringo procurou John Lennon para explicar sua decisão de sair. Em vez de encontrar resistência, ouviu algo inesperado: "Eu pensei que eram vocês três que estavam juntos", respondeu Lennon. Ao levar o mesmo desabafo a Paul McCartney, a resposta foi idêntica: "Eu achei que eram vocês três." Essa percepção mútua de distanciamento mostrou como, mesmo sem discussões explícitas, os Beatles estavam se fragmentando internamente.
George Martin, produtor da banda, também percebeu a atmosfera pesada, pontua a Far Out. Ele comparou a situação ao desconforto de estar em uma festa onde um casal teve uma briga recente, e sugeriu que Ringo, talvez, tivesse começado a se perguntar se era o problema. A dúvida, a insegurança e a falta de comunicação refletiam o esgotamento emocional que todos pareciam enfrentar naquele momento.
Durante o período em que ficou afastado, Ringo foi para a Sardenha com a família e passou alguns dias no iate de Peter Sellers. Foi nesse ambiente, longe da pressão do estúdio e dos colegas, que ele começou a compor "Octopus's Garden", inspirado por uma conversa sobre a vida marinha. A leveza da música contrastava com o peso emocional que havia deixado para trás em Londres.
Ringo voltou aos Beatles pouco tempo depois e retomou as gravações. Apesar de conseguirem concluir o "White Album" e ainda lançarem obras marcantes como "Abbey Road", a ruptura entre os integrantes já parecia inevitável. O breve afastamento de Ringo não apenas antecipou o fim da banda, mas também simbolizou o quanto até mesmo os laços mais famosos do rock estavam começando a se desfazer.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Como a opinião de James Hetfield sobre Lars Ulrich mudou ao longo dos anos
Metallica anuncia mais 12 datas da tour M72 para 2027
As bandas que mais inspiraram o lado pesado do Queen, segundo Brian May
Baixo de James LoMenzo apresenta falha durante intro de "Peace Sells" em show do Megadeth
Dave Grohl não acreditava no potencial de "Smells Like Teen Spirit"
Os dois estilos musicais que Lemmy detestava e considerava pobres musicalmente
A banda famosa que jogou Joan Jett aos leões e provocou uma noite infernal
Falling in Reverse lança "Joseph", com Corey Taylor (Slipknot) e Serj Tankian (SOAD)
"Back to the Beginning", adeus de Ozzy e do Black Sabbath, nos cinemas em outubro
Ian Gillan responde se Ritchie Blackmore se apresentará de novo com o Deep Purple
O cantor jovem que assustava Freddie Mercury e a quem ele não tinha nada a ensinar
O cantor forte e bonitão de power metal que foi bombeiro por 20 anos
Dave Mustaine mudou de vida depois que se converteu; "Deus me enviou para o AA"
A única regravação do novo disco do Accept que superou a original, segundo Wolf

A canção e álbum dos Beatles que eram os favoritos de Kurt Cobain
A regra de vida que Mick Jagger achava que poderia ter mantido os Beatles juntos
Quando o Led Zeppelin tomou dos Beatles o posto de maior banda do mundo
O hit dos Beatles que Paul McCartney mandou um "é ruim, mas é bom"
O que levou George Harrison a lançar um álbum triplo após o fim dos Beatles
O músico incrível que quase se tornou o quinto Beatle; "Você está no grupo"
A melhor "música pop adolescente" de todos os tempos, segundo Brian May
A canção que Paul McCartney chamou de uma das mais matadoras de todos os tempos
A canção onde os Beatles "inventaram" Jimi Hendrix, de acordo com George Harrison
"A melhor coisa que já fiz"; quando John Lennon atingiu o mesmo nível dos Beatles
A banda de rock brasileira que para Humberto Gessinger era maior que os Beatles


