Felipe Machado celebra 40 anos do primeiro show do Viper
Por Mateus Ribeiro
Postado em 09 de abril de 2025
Um dos grandes nomes da história do metal brasileiro, o Viper fez o primeiro show de sua carreira em 8 de abril de 1985, no Teatro Lira Paulistana, localizado em São Paulo. Quarenta anos se passaram, e o guitarrista Felipe Machado guarda boas lembranças da histórica apresentação.
Viper - Mais Novidades
Em seu perfil no Instagram, Felipe relembrou o primeiro show da história do Viper. Na postagem, ele contou que Yves Passarell e Andre Matos (respectivamente guitarrista e vocalista da formação original da banda) encontraram o promotor do Lira Paulistana, que os convidou para uma apresentação no local.
"É curioso. Parece que foi outra vida, mas foi ontem. Parece que foi ontem, mas foi outra vida.
O primeiro show do Viper, em 8 de abril de 1985, começou numa garagem na Rua Dr. Veiga Filho, em Higienópolis. Era a casa do ‘Zé do Muro’, um cara que ganhou esse apelido porque nos deixou pichar o muro dele com o logo do Viper. Quando saía para trabalhar, ele nos deixava ensaiar na garagem. Por onde andará o Zé do Muro?
Foi ali que começamos a transformar em realidade as canções que escrevíamos no violão, a poucos prédios dali, na mesma rua. Tudo mudou quando Yves e Andre encontraram Celso Barbieri, promotor do Lira Paulistana, no Largo do Arouche. Ele nos chamou para duas apresentações, 8 e 9 de abril, abrindo para a banda Platina."
Felipe relembrou a trajetória do Viper e fez trocadilhos com os títulos de alguns discos da banda. O guitarrista também citou o baixista Pit Passarell e Andre Matos, ambos falecidos.
"40 anos depois, lembro das vitórias e derrotas ao longo dessas décadas. Glórias e tragédias. Infinitos shows. Tantas viagens, tantas risadas. Recentemente, muitas lágrimas também.
Perdemos Pit e Andre, irmãos que estão juntos no céu cantando ‘The Spreading Soul’ (e o Pit reclamando que o Andre errou a letra). Difícil seguir sem eles, mas seria pior desistir. Afinal, sem plateia, quem aplaudiria suas vidas e o legado que deixaram?
Tenho orgulho do Viper ser uma banda diferente. Há algo muito especial na obra que criamos e sinto que é minha missão manter esse sonho vivo. Há em nossa história um amor pela vida, pela arte, pela amizade, pela humanidade. Algo que transcende a música. Talvez seja mágica.
Como banda, o Viper é uma maneira de se expressar, mas não é só isso. É uma forma de se colocar diante do tempo. De crescer e de se recusar a crescer. Cantamos sobre soldados do amanhecer e o teatro do destino. Sobre a evolução, mas também sobre a raiva primitiva. O Viper faz 40 anos, mas o tempo não importa. Essa história é atemporal. Timeless. Mesmo assim, é uma surpresa descobrir que até o que é eterno passa rápido."
O Viper é uma das atrações do Bangers Open Air, que será realizado entre os dias 2 e 4 de maio, no Memorial da América Latina, em São Paulo. Atualmente, o quinteto é formado por Leandro Caçoilo (vocal), Felipe Machado (guitarra), Kiko Shred (guitarra), Daniel Matos (baixo) e Guilherme Martin (bateria).
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
A música que surgiu da frustração e se tornou um dos maiores clássicos do power metal
9 bandas de rock e heavy metal que tiraram suas músicas do Spotify em 2025
A farsa da falta de público: por que a indústria musical insiste em abandonar o Nordeste
A canção emocionante do Alice in Chains que Jerry Cantrell ainda tem dificuldade de ouvir
Nick Cave descreve show do Radiohead como uma "atividade espiritual"
Adrian Smith fala sobre teste que fez para entrar no Def Leppard
A lenda do rock nacional que não gosta de Iron Maiden; "fazem música para criança!"
A banda fenômeno do rock americano que fez história e depois todos passaram a se odiar
A dificuldade de Canisso no estúdio que acabou virando música dos Raimundos
David Ellefson explica porque perdeu o interesse em Kiss e AC/DC; "Foda-se, estou fora"
Ian Gillan nem fazia ideia da coisa do Deep Purple no Stranger Things; "Eu nem tenho TV"
Phil Collen explica porque Adrian Smith fez teste mas não entrou no Def Leppard
Os 15 melhores álbuns de metal de 2025 segundo a Rolling Stone
Cinco bandas de heavy metal que possuem líderes incontestáveis

5 discos lançados em 1989 que todo fã de heavy metal deveria ouvir ao menos uma vez na vida
A opinião de Andre Matos sobre a Legião Urbana e Renato Russo


