Supergrupos: as características marcantes de Audioslave e Velvet Revolver
Por Helton Grunge
Postado em 28 de maio de 2025
Os anos 2000 chegaram cheios de surpresas. Dentre elas, o surgimento de dois grandes supergrupos do Rock: Audioslave e Velvet Revolver.
Depois da saída de Zack de la Rocha do Rage Against the Machine, os músicos remanescentes entraram em contato com Chris Cornell, que estava em hiato com o Soundgarden e seguia carreira solo. Depois de alguns ensaios, decidiram criar um novo projeto; surgia assim o Audioslave.
Trazendo aquele instrumental bem trabalhado, bem entrosado e intenso dos instrumentistas junto das boas letras, das boas melodias e do ótimo vocal de Cornell, o trabalho rendeu bons frutos. O supergrupo não durou muito tempo, mas foi o suficiente para lançarem 3 álbuns: Audioslave (2002), Out of Exyle (2005) e Revelations (2006).
A sonoridade do Audioslave uniu os bons trabalhos instrumentais com letras envolventes e melodias marcantes. A potência vocal de Cornell junto da criatividade de Morello fez com que a supergrupo fosse um sucesso desde o primeiro álbum.
Devido a problemas de relacionamento, Chris acabou deixando o projeto e tempos depois voltou com o Soundgarden; Tom Morello, Tim Commerford e Brad Wilk voltaram a tocar com Zack de la Rocha no Rage Against the Machine e depois fizeram outro projeto chamado Prophets of Rage.
Já o Velvet Revolver surgiu pouco tempo depois do surgimento do Audioslave. Tudo começou com os remanescentes do Guns N' Roses se juntando para tocarem juntos novamente. O projeto contava com Slash e Izzy Stradlin nas guitarras, Duff McKagan no baixo e Matt Sorum na bateria. Tudo fluía bem entre os músicos e Izzy e Duff se alternavam nos vocais. Porém, os músicos achavam que precisavam de um bom vocalista, um verdadeiro frontman para poder colocarem em prática o projeto; o guitarrista Izzy discordava e queria manter como estava.
Sendo assim, o guitarrista Izzy acabou deixando o projeto e em seu lugar entrou o músico Dave Kushner, guitarrista da banda Punk chamada Wasted Youth.
Com o encerramento das atividades do Stone Temple Pilots, os músicos remanescentes do Guns decidiram convidar o vocalista Scott Weiland para o projeto. De início, tudo fluiu muito bem e logo já lançaram o Contraband (2004). Porém, com o passar do tempo e os problemas que o vocalista causava com atrasos e abusos, depois do lançamento de Libertad (2006) os músicos acabaram demitindo Scott.

A sonoridade do Velvet Revolver trazia a agressividade do Hard Rock junto das boas melodias de Scott Weiland. O vocalista, além de ser bom compositor, era um músico bem performático, entregando ótimas apresentações ao vivo com sua boa presença de palco.
O projeto entrou em hiato. Por volta de 2012 eles voltaram a compor, mas não tinham definido um novo vocalista. Tempos depois, Slash e Duff acabaram voltando para o Guns N' Roses e Scott Weiland acabou falecendo; com tudo isso, aparentemente o projeto não volta mais.
O canal da Rockstage falou um pouco mais sobre esses dois grandes supergrupos do Rock. O quadro se chama Rockstage Talks e você pode conferir abaixo já! Mas, para você: qual desses dois supergrupos lhe impactou?
FONTE: Rockstage
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Brian May escolhe os 5 maiores bateristas e inclui um nome que poucos lembram
Disco do Pink Floyd atinge o topo das paradas do Reino Unido 50 anos após lançamento
Novo boletim de saúde revela o que realmente aconteceu com Clemente
O guitarrista que Neil Young colocou no mesmo nível de Hendrix, e citou uma música como "prova"
A farsa da falta de público: por que a indústria musical insiste em abandonar o Nordeste
Boris - casa lotada e público dos mais diversos para ver única apresentação no Brasil
Com shows marcados no Brasil em 2026, Nazareth anuncia novo vocalista
O álbum do rock nacional que Rick Bonadio se recusou a lançar - e até quebrou o CD
Atualização: 32 dos 34 citados em "Nome aos Bois", do Titãs, morreram
Anthrax grava clipe do primeiro single do novo álbum: "Um grande dia para todos nós"
A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
A banda que John Paul Jones considerava num patamar acima do Led Zeppelin
Cinco músicos brasileiros que integram bandas gringas
A música "esquecida" do Dream Theater que fala sobre pilantragem
Aquiles Priester celebra título da Copa do Brasil conquistado pelo Corinthians

Os 25 melhores álbuns de rock lançados nos últimos 25 anos, de acordo com a Loudwire
Os 25 melhores discos de rock lançados nos últimos 25 anos, segundo o Loudwire
Audioslave: Morello fala sobre mensagem enigmática de Cornell em 2002
Chester Bennington: viúva de Chris Cornell reage à morte do cantor


