Supergrupos: as características marcantes de Audioslave e Velvet Revolver
Por Helton Grunge
Postado em 28 de maio de 2025
Os anos 2000 chegaram cheios de surpresas. Dentre elas, o surgimento de dois grandes supergrupos do Rock: Audioslave e Velvet Revolver.
Depois da saída de Zack de la Rocha do Rage Against the Machine, os músicos remanescentes entraram em contato com Chris Cornell, que estava em hiato com o Soundgarden e seguia carreira solo. Depois de alguns ensaios, decidiram criar um novo projeto; surgia assim o Audioslave.
Trazendo aquele instrumental bem trabalhado, bem entrosado e intenso dos instrumentistas junto das boas letras, das boas melodias e do ótimo vocal de Cornell, o trabalho rendeu bons frutos. O supergrupo não durou muito tempo, mas foi o suficiente para lançarem 3 álbuns: Audioslave (2002), Out of Exyle (2005) e Revelations (2006).
A sonoridade do Audioslave uniu os bons trabalhos instrumentais com letras envolventes e melodias marcantes. A potência vocal de Cornell junto da criatividade de Morello fez com que a supergrupo fosse um sucesso desde o primeiro álbum.
Devido a problemas de relacionamento, Chris acabou deixando o projeto e tempos depois voltou com o Soundgarden; Tom Morello, Tim Commerford e Brad Wilk voltaram a tocar com Zack de la Rocha no Rage Against the Machine e depois fizeram outro projeto chamado Prophets of Rage.
Já o Velvet Revolver surgiu pouco tempo depois do surgimento do Audioslave. Tudo começou com os remanescentes do Guns N' Roses se juntando para tocarem juntos novamente. O projeto contava com Slash e Izzy Stradlin nas guitarras, Duff McKagan no baixo e Matt Sorum na bateria. Tudo fluía bem entre os músicos e Izzy e Duff se alternavam nos vocais. Porém, os músicos achavam que precisavam de um bom vocalista, um verdadeiro frontman para poder colocarem em prática o projeto; o guitarrista Izzy discordava e queria manter como estava.
Sendo assim, o guitarrista Izzy acabou deixando o projeto e em seu lugar entrou o músico Dave Kushner, guitarrista da banda Punk chamada Wasted Youth.
Com o encerramento das atividades do Stone Temple Pilots, os músicos remanescentes do Guns decidiram convidar o vocalista Scott Weiland para o projeto. De início, tudo fluiu muito bem e logo já lançaram o Contraband (2004). Porém, com o passar do tempo e os problemas que o vocalista causava com atrasos e abusos, depois do lançamento de Libertad (2006) os músicos acabaram demitindo Scott.

A sonoridade do Velvet Revolver trazia a agressividade do Hard Rock junto das boas melodias de Scott Weiland. O vocalista, além de ser bom compositor, era um músico bem performático, entregando ótimas apresentações ao vivo com sua boa presença de palco.
O projeto entrou em hiato. Por volta de 2012 eles voltaram a compor, mas não tinham definido um novo vocalista. Tempos depois, Slash e Duff acabaram voltando para o Guns N' Roses e Scott Weiland acabou falecendo; com tudo isso, aparentemente o projeto não volta mais.
O canal da Rockstage falou um pouco mais sobre esses dois grandes supergrupos do Rock. O quadro se chama Rockstage Talks e você pode conferir abaixo já! Mas, para você: qual desses dois supergrupos lhe impactou?
FONTE: Rockstage
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Corpos dos Mamonas Assassinas serão cremados para homenagem póstuma
Churrasco do Angra reúne Edu Falaschi, Rafael Bittencourt, Kiko Loureiro, Fabio Lione e mais
10 clássicos do rock que soam ótimos, até você prestar atenção na letra
Bruce Dickinson cita o Sepultura e depois lista sua banda "pula-pula" favorita
O que já mudou no Arch Enemy com a entrada de Lauren Hart, segundo Angela Gossow
Max Cavalera celebra 30 anos de "Roots" com dedicatória especial a Gloria Cavalera
Aos 94, "Capitão Kirk" anuncia álbum de metal com Zakk Wylde e Ritchie Blackmore
Slash aponta as músicas que fizeram o Guns N' Roses "rachar" em sua fase áurea
A maior canção de amor já escrita em todos os tempos, segundo Noel Gallagher
A melhor música da história do punk, segundo o Heavy Consequence
As melhores músicas de todos os tempos, segundo Dave Gahan do Depeche Mode
Humberto Gessinger e a linha tênue entre timidez e antipatia: quem está certo?
Três "verdades absolutas" do heavy metal que não fazem muito sentido
Michael Amott diz que nova vocalista do Arch Enemy marca um passo importante
10 discos de rock que saíram quase "no empurrão", e mesmo assim entraram pra história


O maior cantor de todos os tempos, segundo o saudoso Chris Cornell
O melhor álbum de 11 bandas lendárias que surgiram nos anos 2000, segundo a Loudwire
A música sobre "políticos celebridades" que inspirou Tom Morello a criar uma banda
Chris Cornell: por que morte dele era "completamente evitável", segundo filha


