O subgênero que o Pearl Jam não levou a sério e considerou uma piada completa
Por Gustavo Maiato
Postado em 23 de maio de 2025
Quando o Pearl Jam surgiu no cenário musical no início dos anos 1990, o rock alternativo ganhava fôlego após uma década dominada por cabelos exagerados, roupas colantes e solos intermináveis. Para os integrantes da banda de Seattle, o glam metal – ou "hair metal", como ficou conhecido – já soava como uma paródia de si mesmo. Segundo Stone Gossard, guitarrista do grupo, o gênero havia se tornado uma piada.
Pearl Jam - Mais Novidades
"Achávamos que o metal era praticamente uma piada naquela época", disse Gossard em entrevista resgatada pela Far Out. "Mas também sabíamos que ali estava um público que poderíamos conquistar. Headbangers Ball, revista Rip, tudo isso. Você faz o que pode para fazer a coisa andar."
Antes mesmo da formação do Pearl Jam, Gossard e o baixista Jeff Ament já brincavam com os clichês do rock em sua antiga banda, Mother Love Bone. O vocalista Andy Wood misturava carisma com sátira. "Ele gritava, ‘pra galera lá do fundo’, quando só tinha o cara da porta", lembrou o guitarrista Mike McCready. A trágica morte de Wood por overdose encerraria aquela fase, abrindo caminho para um projeto mais sério, com Eddie Vedder nos vocais.
Mas mesmo com letras densas e uma estética mais sóbria, os integrantes do Pearl Jam ainda riam das extravagâncias que o metal vinha apresentando. Gossard chegou a mencionar um clipe inédito de Even Flow como exemplo do exagero: "Foi ideia minha. Tinha muita luz, filmado num penhasco... Hoje é cômico olhar para aquilo."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A opinião de Paulo Ricardo do RPM sobre a cantora de axé Daniela Mercury
A lenda do rock cuja guitarra é inspirada em Jimmy Page e raça de cavalos rara holandesa
A banda de rock nacional dos anos 1990 cujo reconhecimento veio muito tarde
O significado do gesto de Alissa White-Gluz no vídeo do DragonForce que ninguém percebeu
A música que engloba tudo o que o Iron Maiden representa, segundo Dave Murray
Empresário do Angra comenta planos para Luis Mariutti e Ricardo Confessori
Morre o guitarrista Luiz Carlini, autor do solo de "Ovelha Negra" da Rita Lee
Testament confirma turnê latino-americana com Municipal Waste e Immolation
O disco do Black Sabbath que Ozzy Osbourne achava "repugnante"
5 discos indispensáveis para entender o rock nacional
Carl Palmer traz ao Brasil o show que revive Emerson, Lake & Palmer sem hologramas
O maior álbum de rock nacional de todos os tempos, segundo Dé do Barão Vermelho
Nevermore - O retorno da banda que nunca saiu da mente dos brasileiros
O disco do Black Sabbath que causa sensação ruim em Geezer Butler
Chamados de satânicos e cercados pelo caos: o dia em que o Kiss enfrentou Belo Horizonte em 1983
Durante entrevista, CEO do Atlético Mineiro revela apresentação do Pearl Jam em Belo Horizonte
O maior álbum grunge para muitos, e que é o preferido de Eddie Vedder
Pearl Jam gastou uma bela grana para gravar "Ten", seu primeiro disco de estúdio
Eddie Vedder: relacionando o seu Top 13 álbuns de todos os tempos
Smashing Pumpkins: a opinião de Billy Corgan sobre Pearl Jam e Foo Fighters


