O clássico do Black Sabbath que Bill Ward acha que a bateria ficou horrível
Por Bruce William
Postado em 23 de maio de 2025
Mesmo depois de décadas ouvindo os clássicos que ajudou a criar, Bill Ward ainda carrega insatisfações com detalhes técnicos. O baterista original do Black Sabbath comentou, em entrevista ao LA Radio Sessions em 2014 (via Louder), que nunca deixou de escutar os próprios registros e que certos aspectos continuam o incomodando. O principal deles envolve uma das faixas mais conhecidas da banda.
Black Sabbath - Mais Novidades
Ward citou diretamente "Iron Man", do álbum "Paranoid" (1970), como exemplo de uma música que ele gostaria de ajustar até hoje. "Ainda não estou satisfeito com o maldito som do bumbo em 'Iron Man'", disse, com franqueza. "Mas eu deixei passar. Eu deixei passar. Só que aquele som de bumbo... eu queria que fosse muito maior e melhor."
O músico contou que tem o hábito de revisar as gravações várias vezes antes de considerar um trabalho concluído. "Gosto de ter certeza de que fizemos tudo certo. Soa bem? Está tudo ali? Quando sinto que cheguei nesse ponto, não tenho problema em seguir em frente." Mas mesmo com esse critério, ele admite que certas escolhas o acompanham por anos. E embora Paranoid tenha se tornado um dos discos mais importantes da história do heavy metal, com canções como "War Pigs", "Paranoid" e "Iron Man" moldando o som do gênero, Ward ainda escuta ali o que poderia ter sido diferente.
A declaração ajuda a mostrar o grau de exigência que ele tinha com seu próprio desempenho, mesmo numa época em que a banda gravava sob forte pressão de tempo e com estrutura técnica bem mais limitada que a de hoje. O som de bumbo que incomodava Ward foi registrado nos estúdios Regent Sound e Island, em Londres, em sessões que duraram poucos dias.
A música virou um dos maiores hinos do Sabbath, mas para o baterista, aquele bumbo ainda merecia mais peso. O público pode ter aceitado sem reclamar, mas o ouvido de quem tocou continua atento até hoje.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
Irmãos Cavalera não querem participar de último show do Sepultura, segundo Andreas Kisser
O guitarrista que Jimmy Page admitiu estar fora de seu alcance: "Não consigo tocar"
O melhor baterista dos últimos 10 anos, segundo Lars Ulrich do Metallica
Robert Plant acrescenta o Rio de Janeiro à turnê brasileira em 2026
O melhor disco de Raul Seixas, apurado de acordo com votação popular
Andreas Kisser diz que não tem a "mínima vontade" de voltar a tocar com irmãos Cavalera
Monsters of Rock confirma as 7 atrações da edição de 2026 do festival
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
O Melhor Álbum de Hard Rock de Cada Ano da Década de 1980
Os cinco maiores bateristas de todos os tempos, segundo Dave Grohl
Evanescence anuncia turnê mundial para 2026
Fender lança linha de instrumentos em comemoração aos 50 anos do Iron Maiden
Robert Plant confirma show em Porto Alegre para 2026
As três bandas clássicas que Jimmy London, do Matanza Ritual, não gosta


Geezer Butler e Tony Iommi homenageiam Ozzy Osbourne, que faria 77 anos nesta quarta-feira
Cozy Powell sugeriu "Satanic Verses" como nome de álbum do Black Sabbath
Camiseta oficial de Ozzy Osbourne zoa Roger Waters por fala que irritou a todos
Tony Martin diz que foi pego de surpresa ao ser dispensado do Black Sabbath para a volta de Dio
A música do Black Sabbath que "não tinha morte o suficiente", segundo Cozy Powell
Tony Iommi escolhe o maior guitarrista de todos os tempos; "meu ídolo"
O maior frontman de todos os tempos para Ozzy Osbourne; "é Deus pra mim"
Em 2000, Ozzy Osbourne e Tony Iommi gravaram com o Wu-Tang Clan
O baterista que ameaçou encher Ronnie James Dio de porrada caso ele lhe dirigisse a palavra
Zakk Wylde: "Me converti ao catolicismo para agradecer a Deus por criar o Black Sabbath"
O riff do Deep Purple que impressionou Tony Iommi; "difícil de fazer algo melhor"


