O clássico do Black Sabbath que Bill Ward acha que a bateria ficou horrível
Por Bruce William
Postado em 23 de maio de 2025
Mesmo depois de décadas ouvindo os clássicos que ajudou a criar, Bill Ward ainda carrega insatisfações com detalhes técnicos. O baterista original do Black Sabbath comentou, em entrevista ao LA Radio Sessions em 2014 (via Louder), que nunca deixou de escutar os próprios registros e que certos aspectos continuam o incomodando. O principal deles envolve uma das faixas mais conhecidas da banda.
Black Sabbath - Mais Novidades
Ward citou diretamente "Iron Man", do álbum "Paranoid" (1970), como exemplo de uma música que ele gostaria de ajustar até hoje. "Ainda não estou satisfeito com o maldito som do bumbo em 'Iron Man'", disse, com franqueza. "Mas eu deixei passar. Eu deixei passar. Só que aquele som de bumbo... eu queria que fosse muito maior e melhor."
O músico contou que tem o hábito de revisar as gravações várias vezes antes de considerar um trabalho concluído. "Gosto de ter certeza de que fizemos tudo certo. Soa bem? Está tudo ali? Quando sinto que cheguei nesse ponto, não tenho problema em seguir em frente." Mas mesmo com esse critério, ele admite que certas escolhas o acompanham por anos. E embora Paranoid tenha se tornado um dos discos mais importantes da história do heavy metal, com canções como "War Pigs", "Paranoid" e "Iron Man" moldando o som do gênero, Ward ainda escuta ali o que poderia ter sido diferente.
A declaração ajuda a mostrar o grau de exigência que ele tinha com seu próprio desempenho, mesmo numa época em que a banda gravava sob forte pressão de tempo e com estrutura técnica bem mais limitada que a de hoje. O som de bumbo que incomodava Ward foi registrado nos estúdios Regent Sound e Island, em Londres, em sessões que duraram poucos dias.
A música virou um dos maiores hinos do Sabbath, mas para o baterista, aquele bumbo ainda merecia mais peso. O público pode ter aceitado sem reclamar, mas o ouvido de quem tocou continua atento até hoje.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Resurrection Fest anuncia primeiras 72 atrações para edição 2027
Os três melhores discos do Black Sabbath, de acordo com a Classic Rock
Cinco shows imperdíveis que rolarão no Bangers Open Air 2027, por Mateus Ribeiro
Com 110 atrações já confirmadas, Graspop Metal Meeting atualiza cast para 2027
De Black Sabbath a Gojira, 10 músicas que começam com riffs de guitarra inesquecíveis
A música do Guns N' Roses que é híbrido entre Steven Adler e Matt Sorum, segundo Frank Ferrer
A banda que Max Cavalera considerava a "versão brasileira do Iron Maiden"
O único ex-colega do Deep Purple que David Coverdale considera um irmão
Joe Satriani não acreditava ser o guitarrista ideal para tributo a Eddie Van Halen
O hábito que custou o lugar de Clive Burr no Iron Maiden, segundo Regis Tadeu
Marty Friedman toca "Scenes" na íntegra e revisita clássicos do Megadeth em show no Manifesto
O riff pesado do Queen que muitos atribuem a Brian May, mas foi criado por Freddie Mercury
O membro do Iron Maiden que "não aguenta mais e quer sair", segundo Regis Tadeu
Como James Hetfield lida com uma gafe no palco do Metallica: "Vem essa onda de vergonha"


3 músicas dos anos 50 que já tinham elementos do heavy metal muito antes do Black Sabbath
Geezer Butler não dava muita atenção à carreira solo de Ozzy Osbourne
O que pode ter arruinado passagem de Dio pelo Black Sabbath, segundo Geezer Butler
As músicas de "Mob Rules" que Geezer Butler coloca entre as melhores do Black Sabbath
O disco do Black Sabbath que todas as faixas são "mágicas", segundo Rob Halford
O momento em que Tony Iommi percebeu que Ozzy Osbourne tinha que sair do Black Sabbath
Quando Tony Iommi mentiu sobre o som do Black Sabbath e isso trouxe reclamações
O álbum que Ozzy Osbourne queria gravar antes de morrer, segundo Zakk Wylde
O Rockstar que Ozzy descobriu ser mais louco do que ele; "O que há de errado com o cara?"
A capa rejeitada pelo Black Sabbath que foi parar em um álbum do Rainbow


